Estamos à beira do final do ano e aqui estão os filmes que mais dinheiro geraram no mercado do cinema mundial. Olhando para a lista podemos identificar que os super-heróis foram… heróis a cativar o público mundial. Quem não viu títulos como The Amazing Spider-Man, The Dark Knight Rises e The Avengers?
Se não são super-heróis, são personagens em situações especiais para deslumbrar o público, como é o caso de James Bond, Twilight, Hunger Games e os Homens de Negro.
Para fechar o lote do top 10, há filmes de animação em 3D, que continuam a agradar a miúdos e graúdos. É o caso de Ice Age, Brave e Madagáscar.
Numa perspetiva social, podemos deduzir que as massas procuram peças de entretenimento feel good, que remontem a um universo imaginário, que lhes permita experimentar uma realidade diferente do mundo real. Filmes como Silver Linings Playbook, Prometheus e Argo conseguiram um rendimento interessante, mas 2012 foi indiscutivelmente o ano dos homens das capa
ToP 10 Box-Office 2012
1 º Lugar, e em 3º lugar no top mundial de todos os tempos: The Avengers.
Não foi de modas a grande congregação de super-heróis da Marvel, toda a gente quis ver Thor, Hulk, Homem-de-Ferro e Capitão América a defender o planeta de uma invasão extraterrestre. São 1,511.8M de dólares no box-office de todo o mundo. Não é de estranhar que estejam já prometidos uma sequela dos Vingadores e um filme para dar continuidade aos 5 segundos finais com a aparição de Thanos, para ser mais preciso, irá surgir novamente em The Guardians of The Galaxy.
2 º Lugar, e em 7º Lugar no top mundial de todos os tempos. The Dark Knight Rises.
Christopher Nolan fecha a trilogia de Batman com um filme com contornos épicos. Um vilão carismático (Bane, interpretado por Tom Hardy) e um herói que sacrifica-se por todos nós: The Dark Knight Rises está a léguas de distância do impacto e profundidade filosófica do antecessor, mas as cenas do estádio a ruir e da ponte em chamas, ficaram na retina (será que foi Bruce Wayne que esteve a borrifar a ponte com gasolina durante horas?). De todos os Batman é o mais rentável com 1,081.0M mo box-office a nível mundial.
3 º Lugar, e em 16º lugar no top mundial de todos os tempos: Skyfall.
Tivesse sido em 3D e talvez fosse o filme mais rentável do ano. O último filme de James Bond ainda está em exibição e já somou 974.3M. Falta estrear na China. O filme realizado por Sam Mendes, com Daniel Craig a desempenhar o papel do espião britânico, tornou-se o filme com maior receita de sempre no Reino Unido, e é o filme de James Bond com maior receita da história da série. Será que o 24º e 25º Bond irão manter a bitola?
4 º Lugar, e em 29º Lugar no top mundial de todos os tempos: Ice Age: Continental Drift.
O quarto filme do franchise da Dreamworks continua a cativar os fãs, que aparentemente não ficam cansados das aventuras de Manfred, Diego, Sid e Scrat. Efectivamente Ice Age 4 é uma barrigada de riso, então dobrado em Português é hilariante. Ice Age somou 875.1M em todo o mundo.
5 º Lugar, e em 41º lugar no top mundial de todos os tempos: The Twilight Saga: Breaking Dawn Part 2.
Ainda está em exibição e já acumulou 794.8M de dólares em todo o mundo. O último capítulo da saga do romance impossível entre uma adolescente e um vampiro com mais de 100 anos, que por algum motivo as pessoas com o duplo cromossoma “X” consideram romântico, revelou-se numa das séries mais rentáveis da história do cinema.
6 º Lugar, e em 46º lugar no top mundial de todos os tempos: The Amazing Spider-Man.
O reboot do aracnídeo conquistou o espaço deixado por Sam Raimi e conseguiu arrecadar 752.2M em todo o mundo. Andrew Garfield convenceu como Peter Parker, e Emma Stone participou no primeiro blockbuster da carreira. Esperemos que Mark Webb mantenha a performance na sequela que começa a gravar no princípio de 2013.
7 º Lugar, e em 49º lugar no top mundial de todos os tempos: Madagáscar 3: Europe’s Most Wanted.
Os divertidos animais selvagens da Dreamworks continuam a merecer a atenção dos estúdios e a agradar ao público. Ao terceiro filme conseguem uma receita de742.1.
8 º Lugar, e em 56º lugar no top mundial de todos os tempos: The Hunger Games.
Um caso estranho o fenómeno Hunger Games, com Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson e Elizabeth Banks, quase metade da receita foi conseguida nos Estados Unidos, o que quer dizer que o resto do mundo passou ao lado desta longa-metragem. Para todos os efeitos, acumulou 686.5M em todo o mundo, e já está em produção a sequela.
9 º Lugar, e em 67º lugar no top mundial de todos os tempos: MIB 3.
Os Homens de Negro regressaram em 3D, com Tommy Lee Jones, Will Smith e Josh Brolin nos principais papéis. São 624.0M acumulados em todo o mundo para a organização mais secreta do mundo, da qual nem o próprio James Bond sabe da existência.
10 º Lugar, e em 93º lugar no top mundial de todos os tempos: Brave.
O filme da Pixar que conta a história da princesa Merida, alcançou 535.3M no box-office mundial e ainda está em exibição em alguns países.
- Análise – Star Wars: O Despertar da Força / Star Wars: The Force Awakens - Dezembro 18, 2015
- Análise – SPECTRE - Novembro 6, 2015
- Análise – Quarteto Fantástico / Fantastic Four - Agosto 12, 2015