A Sony revelou o novo controlador para a Playstation 5, o DualSense, largando assim o DualShock. Este novo comando, segundo a marca, está focado na imersão do utilizador, pegando em funções introduzidas pelo DualShock 4 e melhorando-as.
O DualSense, para além da vibração, introduz também heptic feedback, ou seja, pequenas vibrações que ajudam o utilizador a sentir os movimentos e acções que está a fazer, como “ao conduzir um carro em lama” e adiciona ainda adaptive triggers aos botões L2 e R2, para o utilizador sentir a tensão de acções como “puxar a corda de um arco”.
Para incorporar esta última característica, e de forma a não tornar o comando muito pesado ou grande na mão, o controlador precisou de um redesign, tentando manter a base que os utilizador já bem conhecem. Com esse redesign, veio também um novo esquema de cor, deixando a cor única para trás, e adoptando dois tons. A barra de luz passou também da parte superior do comando para as laterais do touch pad.
O botão Share foi também alterado, passando a chamar-se Create e, segundo a Sony, é “uma forma pioneira de criar conteúdo de gameplay e partilhá-lo com o mundo, ou desfrutar sozinho.” Mais pormenores serão revelados com o aproximar do lançamento da consola.
Por último, o novo DualSense tem ainda um microfone embutido, para o utilizador poder entrar em conversa sempre que quiser, mas é aconselhado um headset para conversas extensas.
A PS5 continua ainda sem data oficial de lançamento.
- Xbox Series S com data de lançamento revelada - Setembro 9, 2020
- Animal Crossing: New Horizons recebe segunda parte do update de verão - Julho 28, 2020
- Chilling Adventures of Sabrina Cancelado pela Netflix - Julho 13, 2020