Shin Megami Tensei 5 dá valor à evolução de pesonagens

Nos últimos anos o termo RPG tem sido usado cada vez mais de forma ligeira e sem grande preocupação. Qualquer jogo com experiência ou níveis de evolução pode ser apelidado de RPG e estas mecânicas surgem em vários tipos de jogos, até mesmo coisas como futebol ou puzzle.

Muito se tem debatido sobre o que é um RPG e onde acaba e começa. É cada vez mais um termo solto, mas que é interessante ver onde se enquadra nos temos usados pela maoria

Acontece que nem todos conseguem fazer tão bem o RPG como os restantes e se há algo que um bom RPG deve fazer, é com que o jogador sinta que está a evoluir. Essa satisfação e melhoria têm de ser vistos e sentidos para que possam fazer sentido e resultem em algo palpável.

Pois bem, Shin Megami Tensei 5 tem dessa coisa de RPG e não é pouco, pois é um dos jogos do género que melhor transforma a evolução das personagens em algo que faz diferença e faz com que o esforço seja recompensado. Aqui, ver a experiência a subir e melhor cada personagem não só a faz melhor, como nos faz sentir como verdadeiros mestres estrategas.

Shin Megami Tensei 5 tem experiência, tem barras de nível, tem evolução, tem habilidades e tem uma mão cheia de ferramentas como os milagres e as fusões que nos fazem sentir que estamos a melhorar constantemente e isso tem efeitos práticos. Começando pela personagem principal que podemos mudar todas as afinidades e dar quase todas as habilidades dos diversos demónios, o Nahobino é aquilo que realmente queremos fazer dele. Até o facto de termos um ponto extra que podemos alocar ao evoluir para colocar numa das estatísticas é um diferenciador brutal, o que fez do meu um verdadeiro mago com a magia no máximo.

Quanto mais conhecemos as funções do jogo, mais coisas são possíveis de fazer. Um bom exemplo disso são as fusões, onde à medida que desbloqueamos milagres, os demónios vão ganhando mais experiência, mais habilidades e mais espaço para as colocar, ficando ainda mais fortes e com muito mais características capazes de responder a mais situações adversas. Aliás, até podemos aproveitar habilidades passadas entre demónios nossos para que um que tem fraqueza a um elemento até possa ser forte contra ele.

Encontrar um boss em Shin Megami Tensei 5 não é pera fácil e já se falou várias vezes de como é um jogo exigente. Normalmente os combates mais complicados costumam acabar numa derrota estonteante para a nossa equipa. Mudar as forças e habilidades da nossa equipa ou criar um certo demónio faz com que a situação mude de figura e passar de uma derrota esmagadora para uma vitória sem espinhas faz-nos mesmo crer que somos um dos melhores generais em existência a ver o nosso plano dar frutos.

É isto que um verdadeiro RPG precisa de ser, uma experiência pela evolução, onde a nossa personagem cresce, aprende e fica cada vez mais forte para responder às adversidades que encontra pelo caminho. Shin Megami Tensei 5 é tão bom neste departamento que estes sistemas conseguem levar o jogo ao colo. Está bem construído, permite personalizar como queremos e é altamente recompensador. Não é à toa que ganhou prémio como meu jogo do ano no ano passado.

Podem ler ou reler a minha análise de Shin Megami Tensei 5 aqui:
Análise – Shin Megami Tensei 5

Daniel Silvestre
Latest posts by Daniel Silvestre (see all)
Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram