Enquanto questionava o que poderia fazer para este novo artigo decidi olhar para as minhas cábulas e ver o que tinha para aqui apontado, deparando-me com a palavra “downloads“. Penso que downloads pode até ser um tema interessante mas acabo por perguntar o que tinha cabeça quando escrevi isto. Falo exactamente sobre o quê? Download de jogos, velocidade da internet, o facto de haver sempre um update de cada vez que quero jogar um jogo? Não sei bem ao certo qual era a ideia mas acho que a razão era bastante simples:
Queria reclamar da minha internet.
O que é que eu tenho a dizer? Neste momento se fizer um teste de velocidade o que recebo é “0.50Mb/s”. Embora no outro dia enquanto estava a fazer download de um jogo através da Microsoft Store até que cheguei a alcançar 1MB, o que me deixou contente (inicialmente o download começou como 500GB/s e fiquei incrédulo durante uns segundos enquanto via a velocidade a descer e descer até chegar ao número “normal”).
Isto não é um problema que devia ter pois os senhores que vinham instalar a fibra ainda não apareceram, e isto foi já há dois ou três meses atrás, por isso penso que eles tenham-se perdido pelo caminho ou então estão numa aventura épica que irão contar aos netos quando algum dia regressarem à civilização. Espero pelo menos que eles possuam comida e água suficiente para sobreviverem.
De cada vez que penso na semana em que estive em casa do Daniel Silvestre e a sua internet miraculosa que fazia download de 20GB em menos de 5 minutos (literalmente) e depois olho para a minha que necessita de mais de uma hora e meia para sacar um simples jogo de 2GB não posso deixar de imaginar como seria possuir uma internet com a mesma velocidade.
É chato ter que esperar que um jogo termine de fazer download, mas não é nada que não seja resolvido ao deixar a consola ou computador ligado durante a noite. Acaba por chatear sim quando tento ver algo através de streaming ou vod e a qualidade do vídeo descer ou não o poder ter maior que 480 porque caso contrário entrará num buffering eterno. Mas pior de tudo é de cada vez que ligo uma consola ou abro a Steam e lá tenho novamente um jogo com uma nova actualização, todas as semanas, todas. Uma pessoa quer simplesmente jogar um jogo mas todas as semanas existem pelo menos 5 updates diferentes de múltiplos jogos e eu não posso fazer nada para além de olhar e esperar.
Com a maneira em como os jogos continuam a ficar ainda maiores e a quantidade de actualizações que são lançadas todas as semanas, torna-se impossível continuar com serviços desta qualidade e a Stadia é um bom exemplo disso. Imagino que daqui a 10 anos pelo menos a maioria do mundo já possua fibra, mas a pergunta é se por essa altura a fibra seja suficiente para o resto da tecnologia que certamente também evoluiu entretanto.
Vejam aqui os cinco artigos anteriores:
5 – Jogos que queria jogar em 2019
4 – Xbox Series X
3 – Personagens realistas em videojogos
2 – The Game Awards
1 – Introdução
- Utawarerumono Mask of Deception e Mask of Truth removidos da PlayStation Store - Janeiro 26, 2021
- Apex Legends com trailer para a 8ª temporada - Janeiro 22, 2021
- Princess Connect! Re:Dive já está disponível no Ocidente - Janeiro 20, 2021