Rumor: Sony patenteia tecnologia anti jogos usados

Os rumores que apontam para que as companhias queiram eliminar os jogos usados continuam a dar que falar.

Desta vez, surgiu através do site NeoGaf uma descrição de patente feita pela Sony para uma tecnologia capaz de bloquear a utilização de jogos usados.

Segue o texto em inglês:

“According to the present embodiment, realized is the electronic content processing system that reliably restricts the use of electronic content dealt in the second-hand markets. As a result, the dealing of electronic content in the second-hand markets is suppressed, which in turn supports the redistribution of part of proceeds from sales of the electronic content to the developers.

“Though in the following description a game application (AP) is exemplified as the electronic content, the present embodiment is similarly applicable to various kinds of electronic content such as an office suite, images, and music content.”

“By employing the game playing system 1000 according to the present embodiment, the use permission tag 220 together with the game disk 210 is supplied to the user, and the use permission tag 220 actively determines the use permit/rejection of electronic content.

“Thereby, the use of game AP stored in the game disk 210 can be restricted as appropriate according to the attribute of a reproduction device. Consider, for example, a case where used is a game package 200 distributed in the second-hand market.

“Then the ID of reproduction device for the game disk 210 differs from the legitimate use device ID stored in the use permission tag 220, so that the game disk can be reproduced in a mode which is predetermined for those bought and sold in the second-hand market.

“Also, for example, a content key may be supplied to the reproduction device 130 and the encrypted game AP may be decrypted using the content key only if the reproduction device ID matches a legitimate use device ID. Hence, use of game APs bought and sold in the second-hand market can be eliminated.”

Resumindo de uma forma prática, a aplicação desta tecnologia vai permitir que os jogos inseridos na consola recebam um número de código, o qual vai ficar guardado no disco. Daí em diante, esse mesmo disco só poderá ser usado na consola em que correu originalmente.

Logicamente, este sistema ainda terá de ser pensado pois envolve vários problemas de hardware como avarias, assim como a possível violação de alguns dos direitos do consumidor.

Por agora tudo isto não passa de um rumor, mas caso aconteça, acham que a Sony está a proceder bem? Qual a vossa opinião?

139678685940

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
19 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Silver4000

Pensava que o jogo ficaria associado à conta e nao à consola.
Tipo steam…

Cerberus Batista

isso não faz sentido por exemplo se eu quiser ir para casa de um amigo meu e levar um game ele nem funciona? e as próprias lojas de jogos apoiam esse sistema como a game que tem a secção de jogos usados, mas to me a lixar para isso, é estúpido a cena de ter um codigo só para uma ps3 emprestar jogos ou jogar na casa de um amigo, sem contar que a minha pala muita gente ja compro vários jogos com por exemplo eu emprestar o assassin creed 2 e comprarem a sequela por terem gostado do jogo mas pronto a sony as vezes não pensa como aquela actualização de mais ninguém poder processa-los e mais erros parecidos.

_GM_

oh porreiro.. então e se a consola avariar? sou obrigado a comprar um jogo novo para uma nova consola?

Yah pois isso imprime dinheiro..

onshowon

Isto pode é ser um enorme tiro no pé para a sony e para quem acolher esta estratégia…

Esta certo que o mercado de jogos usados afecta as vendas dos jogos em primeira mão, mas esta estratégia é muito limitativa. Basicamente acaba o mercado de revenda (seja em lojas ou entao pelos olx’s), se estragar a consola tens que comprar uma nova e todos os jogos que colocas-te dentro da consola estragada, não podes emprestar jogos, não podes levar jogos para jogar em casa dos amigos… etc etc.

Proíbam a venda em segunda mão de carros e motas e vejam bem o que vai acontecer… as vendas em primeira mão de carros baixam e passamos todos a andar de patins, bicicletas e trenós (para quem vive na serra…

LFO

Sony i am dissapoint..

Nirvanes

…ed. 😛

LFO

nirvanes please, here have some “meme” knowledge 😉

http://knowyourmeme.com/memes/son-i-am-disappoint

Nirvanes

Lol realmente estou quase completamente fora desse mundo xD

tylarth

Olha que isto, quanto muito que fica-se associado há conta, ou então mais um dakeles onlinepass mas desta vez para o jogo em si, agora ficar associado há consola…

LOLKing

deve ficar associado a conta psn ou assim, preparem se que a microsoft vai fazer o mesmo, a gamestop vai se fud… a grande com isto, esses sim são uns chulos que ganham balúrdios a pala dos jogos usados.

Arez

Ganham balúrdios porque as pessoas são parvas e compram jogos usado que valem apenas menos 5 ou 10€ que um jogo novo.
Eu só compro jogos usado a baixo de 15€.

Nirvanes

Não é a violação de alguns direitos, mas sim de muitos direitos do consumidor. Eu compro o jogo, o jogo é meu e eu faço o que quiser com ele… ponto final. Lá porque são a propriedade intelectual da empresa não quer dizer que tenham o direito de me obrigar a usa-lo como querem.
Isto é um atentado à liberdade do consumidor.

Arez

Se isto for realmente acontecer passo pela primeira vez para o PC Gaming.

Agora a Steam até já tem um modo exclusivo para jogar jogos com comando, por isso ñ me vi fazer mta diferença…

flyergd

Digam o que disserem eu apoio a ideia da acabar com a politica dos jogos usados. Isto porque o mercado de revendas de jogos não dá lucro nenhum aos criadores dos mesmos. E isto só leva a que os jogos sejam vendidos a um preço mais alto. Já li vários rumores em relação à próxima consola da sony e embora à primeira vista uns deles pareçam menos satisfatórios para os consumidores. A maioria deles parece-me ter como objectivo levar a que os jogos sejam comercializados a um preço mais reduzido. Esta politica da sony de levar o consumidor a jogar mais e a rentabilizar mais a consola até me parece bastante plausível especialmente se analisarem a evolução do serviço plus nos últimos anos…
Cumps.

Nirvanes

Da mesma forma que o mercado de revenda de carros não dá lucro nenhum às empresas que os fazem… E porquê? Porque não têm de dar. Porque o carro já foi comprado antes, a primeira vez, e essa primeira vez já resultou em lucro para a empresa… depois o que o cliente faz com o carro não tem a ver com eles. Tudo funciona assim, porque é que os jogos hão de ser diferentes?
A mim não me faz muita diferença porque raramente compro um usado. Compro fora novo e mais barato… mas caso queira emprestar um jogo, qual é o direito deles de me o proibirem?
E duvido muito em relação aos preços. Os preços lá fora (em inglaterra por exemplo) já são razoáveis… compram-se jogos a um preço máximo de 50 euros no lançamento. Muitas vezes 40.
Aqui os preços nada mudariam com isto, por causa da taxação do IVA nos jogos e de um selo rídiculo da IGAC que faz com que os distriubuidores tenham custos maiores e depois apliquem um preço enorme para os compradores.

FoxRS

Se sai uma Lei que infringe a Constituição, o que se faz? Simples: altera-se a Constituição.

É o mundo em que vivemos. -.-”

Marcos Nogueira

Quando isto acontecer simplesmente mudo para outra consola que me deixe correr jogos usados. Se todas mudarem passo a jogar jogos antigos e Excelente jogos retro não faltam por aí.
A Sony conseguiu uma boa legião de fãs com as suas consolas, mas se for avante vai perder muita gente!
Volta SEGA estás perdoada e bem precisamos de ti.

Francisco Gonçalves

O problema aqui trata-se simplesmente, de se a minha ps3 se avariar, e comprar outra, nao poderei usar os jogos que comprei na consola nova,

flyergd

obvio que o sistema nao poderá ser exatamente como foi descrito. E sim é um bocado chato de já nao poder emprestar jogos aos amigos e tal. Por isso é que eu estou a dizer que caso eles sigam este sistema o mais provavel é que o preço dos jogos baixar… o que no fim de contas é um ganho bem grande.

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
19
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x