A Milestone, conhecida pela sua dedicação aos desportos motorizados virtuais, regressa com a mais recente iteração da sua aclamada série de motociclismo: MotoGP 25. Este novo título não é apenas uma atualização de lista de pilotos e pistas, mas uma promessa de uma experiência mais imersiva, autêntica e desafiadora, aproveitando ao máximo as capacidades das plataformas da atual geração (embora ainda encontrem nas das gerações anteriores). Com um foco renovado no realismo, na estratégia de carreira e em modos de jogo diversificados, MotoGP 25 tenta cimentar a sua posição como o simulador definitivo do Campeonato Mundial de MotoGP e chega bem próximo.
Desde a “grelha de partida”, MotoGP 25 procura envolver-vos na atmosfera do campeonato do mundo. O jogo apresenta a temporada oficial de 2025 na íntegra, incluindo todos os pilotos, equipas e pistas das categorias MotoGP, Moto2 e Moto3. A autenticidade é um pilar, e isso é imediatamente visível com a inclusão de duas novas pistas no calendário: o lendário circuito de Brno, de regresso após cinco anos, e a estreante pista de Balaton Park na Hungria. Esta adição não só refresca a experiência, como oferece algo diferente aos veteranos para deitar mãos à obra.
Um dos aspetos mais notáveis para a imersão é a utilização do Unreal Engine 5. Esta transição tecnológica permite visuais mais detalhados, iluminação mais realista e efeitos climáticos dinâmicos que realmente impactam a jogabilidade. O design de som foi completamente renovado, com sons de motor gravados diretamente nas motos oficiais em pista. Este pormenor, muitas vezes deixado de lado, eleva a sensação de velocidade e o impacto da corrida, tornando cada aceleração e travagem mais reais através do áudio. Sente-se a potência e o rugido das máquinas de forma eficaz e dentro das expetativas dos entusiastas.
A Milestone tem trabalhado nos últimos anos para equilibrar o realismo com a acessibilidade, e MotoGP 25 oferece agora duas experiências distintas: a Arcade Experience e a Pro Experience. A Arcade Experience é ideal para quem quer saltar para a ação de imediato, oferecendo diversão instantânea e adrenalina sem a complexidade total da simulação. É uma boa porta de entrada para novos jogadores ou para sessões mais casuais. Por outro lado, a Pro Experience é totalmente virado para a simulação, permitindo que tentem dominar cada detalhe da pista, desde o consumo de combustível e a gestão da eletrónica até às afinações da moto. Esta opção oferece o realismo mais autêntico do MotoGP, com cada escolha de afinação a ter um impacto perceptível no desempenho. Confesso que a início fiquei dividido entre as duas, mas como sou jogador mais arcade, acabei por passar mais tempo neste estilo.
Falando da condução, o controlo da moto foi refinado, e o Modo de Dificuldade Adaptativa melhorado, juntamente com o Sistema de Ajuda Neural e um novo Tutorial, permitem que jogadores de todos os níveis de perícia possam encontrar o nível de desafio ideal e aprender as nuances da condução de alta velocidade. O “feedback” do comando DualSense na PS5 é fundamental aqui, com a vibração e os gatilhos adaptativos a transmitirem a aderência dos pneus, a potência do motor e a intensidade das travagens, contribuindo imenso para a sensação de controlo e imersão.
O modo Carreira em MotoGP 25 foi significativamente melhorado, permitindo aos jogadores criar o seu próprio legado nas pistas e também fora delas. O novo sistema de “Turning Points” (Pontos de Viragem) introduz escolhas importantes ao longo da temporada, que podem influenciar a evolução da moto, as relações com a equipa e rivais (sim, podem fazer amigos ou inimigos), e até a progressão social fora das pistas. A comunicação com a equipa é agora ainda mais fundamental, pois a moto será modificada com base no vosso feedback, aproximando a experiência virtual da realidade.
O Mercado de Transferências de Pilotos também está de regresso, dando hipótese para que os jogadores superem a concorrência e atraiam as melhores equipas, assinando contratos com equipas maiores e garantindo um lugar entre os grandes do MotoGP. A dinâmica do mercado é mais fluida e reativa, o que faz com que cada temporada seja única. Além disso, o regresso dos Comissários FIM MotoGP garante uma competição justa, com penalidades que simulam as situações da vida real. O jogo também reforça o seu compromisso com a personalização. Os jogadores podem criar equipamentos personalizados exclusivos e exibir o seu estilo com um conjunto completo de editores gráficos no jogo. A possibilidade de partilhar estas criações entre plataformas (com exceção da Nintendo Switch) é um incentivo à criatividade da comunidade.
Para além do Campeonato oficial, MotoGP 25 introduz as novas modalidades Race Off, disponíveis nos modos Carreira e Rápido. Nestas sessões de treino, os jogadores podem pilotar motos de Motard, Flat Track e Minibikes em quatro pistas dedicadas, localizadas em dois ambientes originais. Estes desafios, como corridas de eliminação e de estafetas, servem para melhorar a forma física do piloto, desbloquear acessórios e aperfeiçoar as habilidades de condução, o que se reflete diretamente no desempenho em pista. É uma adição bem-vinda para quem procura aprimorar as suas capacidades de forma mais variada e com um pouco mais de diversidade.
A componente multijogador de MotoGP 25 é robusta, com corridas competitivas e cross-play (excluindo a Nintendo Switch), dando a possibilidade de desafiar amigos e adversários de nível semelhante independentemente da plataforma em que jogam. O modo de ecrã dividido local também está presente, ideal para aquelas picardias lá decasa e para duelos entre amigos no mesmo sofá. A Milestone tem tradicionalmente oferecido uma experiência online sólida e isso também se sente em MotoGP 25, com servidores estáveis e um sistema de matchmaking eficaz.
Na PS5 (versão que nos chegou para análise), o jogo tem uma prestação positiva, embora com muitas lacunas. Para além dos gráficos melhorados e dos tempos de loading quase inexistentes, o suporte para as funcionalidades do comando DualSense é um diferencial são sentidas. Os gatilhos adaptativos simulam a resistência do acelerador e do travão, enquanto o feedback háptico permite sentir cada vibração da moto, a textura do asfalto e a resposta dos pneus. Esta integração tecnológica aprimora drasticamente a imersão e o feedback tátil, tornando a experiência de pilotagem ainda mais gratificante e realista.
Em termos gráficos, MotoGP 25 é muito forte no que toca ao que está dentro da pista, especialmente nas pistas oficiais. Seja as motas ou pilotos e até mesmo os traçados, tudo tem um visual bastante realista e fiel. Tudo o que vá muito além disso, já começa a sofrer um pouco. NPCs continuam a ter texturas da geração anterior, público e bancadas não parecem ter grande vida e já vi deformações nas pistas feitas muito melhor na PS3 (ainda se lembram de Motorstorm?). Quanto a fidelidade sonora, como já foi dito, tudo o que envolva a pista é soberbo, já os comentários e outros elementos, vão entre repetitivos a suficientes.
MotoGP 25 é um passo significativo para a série da Milestone. Com a transição para o Unreal Engine 5, a introdução de novas pistas, um sistema de carreira mais profundo e modos de treino bem feitos, o jogo oferece uma experiência abrangente e apelativa tanto para os fãs hardcore de simulação como para os que procuram uma diversão mais arcade.
A atenção aos detalhes na autenticidade da temporada de 2025, o design de som renovado e a implementação das funcionalidades da PS5 contribuem para uma imersão bastante forte. Embora a série MotoGP possa ser exigente para os recém-chegados, a Milestone provou que está disposta a adaptar-se e a oferecer opções para todos os tipos de jogadores. MotoGP 25 é, em suma, uma boa representação do desporto motorizado de duas rodas, e uma experiência que posso recomendar para os grandes fãs das provas.
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