Quando foi lançado, Returnal foi muito bem recebido por ser um verdadeiro jogo roguelike feito com orçamento e equipa de alto orçamento.
No entanto, o facto de tentar ser tão fiel ao estilo, acabou por despertar a questão do que é a acessibilidade neste estilo de jogos e a obrigação de manter a consola ligada para não se perder uma campanha a meio.
Pois bem, com o patch 2.0, agora já podem suspender Returnal em qualquer fase do jogo, desde que não esteja a a decorrer uma cinemática, combate contra inimigos ou bosses.
Além desta novidade, foi também adicionado o já clássico Photo Mode que parece cada vez mais fazer parte de todos os jogos que estão a ser lançados nesta geração.
Como joguei Returnal para análise, percebo a ideia de criar sessões de jogo que sejam intensas e levem o jogador desde o início ao fim da sessão, mantendo o risco e recompensa, no entanto, não é de todo o melhor processo.
Como a suspensão da campanha passa a ser criada para um único ponto e desaparece quando retomam (ao contrário de um save file), existem menos risco de haver problemas com quebras de luz, actualizações obrigatórias ou até um familiar querer usar a consola.
Este estilo de acessibilidade é bem-vindo e vai fazer com que o jogador possa fazer sessões mais curtas de Returnal e ter coragem de jogar mais vezes.
Podem relembrar a nossa análise de Returnal aqui:
Análise – Returnal
- PS Plus recebe lista de jogos de Março para escalões mais altos - Março 14, 2025
- PS5 vai ter novos bundles com Astro Bot - Março 11, 2025
- Dualsense The Last of Us de Edição Limitada chega em Abril - Março 7, 2025