Andam a circular rumores pelas internets de que a Take Two poderá estar a desenvolver três Remakes de cada um dos GTA lançados na era das 128 Bits. Caso não os conheçam, estou a falar de Grand Theft Auto III, Grand Theft Auto: Vice City e Grand Theft Auto: San Andreas.
Para quem conhece cada um destes jogos, sabem que estamos a falar de uma trilogia dourada e que cada um deles marcou várias gerações de jogadores não só devido ao seu estilo desrruptivo, mas também a sua qualidade.
No entanto, segundo o que aponta o Kotaku e corroborado por outras fontes, estes não vão ser simples remasters, são jogos retratados com elementos visuais clássicos mas com uma qualidade gráfica superior, animações e etc.
Os remasteres estarão a cargo da Rockstar Dundee e deverão estar prontos apenas no próximo ano, o que comprova que o trabalho já estará a ser feito há algum tempo.
No entanto, o que me chamou mais a atenção no meio de todos os rumores, foi a parte onde o site Gematsu ouviu dizer que iriam ser feitas “alterações a algum conteúdo para ir de encontro a audiências mais modernas.” Algo que poderá fazer sentido em termos de algumas missões e funções, mas algo que pode ser bem pior que isso.
Já lá vão vários anos desde que estes GTA foram lançados e nos anos 2000, o mundo era bem diferente do que é agora. Mesmo que os conteúdos de cada um destes GTA fossem mais “quentes” porque a época o permita, já deram que falar e muita imprensa atacou os videojogos com base nos conteúdos de cada GTA.
A verdade é que estamos em 2021 e tudo o que seja politicamente correcto, mesmo que usado em nome do humor e sátira, pode ser alvo de ataque e cancelamento pelas brigadas woke dos bons costumes. Se estas alterações estiverem ligadas a mudanças em conteúdos de história ou relacionados com personagens, ao mudar estes elementos a Rockstar estaria exactamente a caminhar pelo caminho inverso ao que já tinha realizado durante tantos anos.
Se o conteúdo for alterado para não ferir susceptibilidades e ir de encontro ao que é aceitável, vai perder muito da sua identidade, vai ser alvo de censura e por muito que alguns possam gritar no Twitter que é a melhor forma de agir, não deixa de ser o retalhar de algo que representa uma época e a sátira da mesma.
Censura nunca é algo que deve ser apoiado e é cada vez mais difícil levar algo ao limite quando o limite é cada vez mais curto e existe sempre alguém pronto a se ofender, seja por ele ou pelos outros.
GTA sempre foi disruptivo, ofensivo e por isso mesmo, hilariante. Será que devia ser censurado? Claro que nã0. Até pode nem ser isso mesmo que vai acontecer, mas se for, está na altura de voltarmos a saber rir com aquilo que é feito para isso mesmo.
Caso venha a ser real, esta trilogia vai ser lançado na Nintendo Switch, PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e Mobile.
- ICO: HEAL – Uma música no meio da tempestade - Agosto 21, 2024
- Nintendo Switch Tour vai rumar ao Algrave este Verão - Agosto 13, 2024
- Dragon Ball Z the Legend ainda é dos melhores jogos da série - Agosto 10, 2024