Qual será o objectivo de Rebuild of Evangelion 3.0+1.0: Thrice Upon a Time?

O filme final de Rebuild of Evangelion está prestes a sair, caso não tenha um adiamento de última hora novamente devido ao COVID-19 tal como aconteceu no ano passado, já que o Japão está novamente a entrar num estado de alerta em certas zonas do país.

Não fosse eu ter escrito isto na semana passada, e assim ter previsto o futuro. Mas enquanto que Evangelion 3.0+1.0: Thrice Upon a Time foi adiado, fiquemos na mesma com um artigo sobre o que o filme poderá entregar.

Tendo já analisado os três primeiros filmes e olhando para trás na série original, incluindo o filme que termina essa mesma série e que era intitulado “The End of Evangelion“, decidi ponderar o que poderia estar para vir em Evangelion 3.0+1.0: Thrice Upon a Time. Este sendo o defacto final de Evangelion, tal como Shinji indica no final do mais recente trailer com a frase “Bye-bye, all of Evangelion“.

Para começar, existe uma teoria de que esta série de filmes é na realidade uma sequela de Neon Genesis Evangelion. Pessoalmente senti isso em certos momentos, enquanto estava a ver os remakes pela primeira vez. Mas antes de entrar pela zona dos spoilers (irei avisar antes de o fazer), vamos explorar um pouco as ligações que Neon Genesis Evangelion tem com Rebuild of Evangelion.

 

Tal como afirmei na minha análise, Rebuild of Evangelion 1.0: You Are (Not) Alone é praticamente um remake quase 100% igual aos seis primeiros episódios do anime, havendo certas diferenças ligeiras, mas com o foco a ser maioritariamente a relação entre Shinij e Rei. Rebuild of Evangelion 2.0: You Can (Not) Advance apresenta os restantes 20 episódios do anime mas adaptados de uma forma bastante diferente, que torna este filme em algo completamente novo até porque vários eventos que decorrem neste filme nunca aconteceram no anime.

Rebuild of Evangelion 3.0 You Can (Not) Redo é onde o filme começa a chegar ao ponto importante destes remakes, e curiosamente na minha opinião é um pseudo-reboot de The End of Evangelion. Outra curiosidade é o facto de todos os títulos terem (Not) pelo meio, e a maneira em como estes estão ligados ao estado mental de Shinji.

Acreditem que para tirar um maior proveito de Rebuild é necessário ter conhecimento do Eva original. E que uma peça importante que dá ainda mais peso à teoria de Rebuild ser uma sequela é o walkman de Shinji, que na série original estava sempre a tocar as faixas 25 e 26 (episódios 25 e 26), e no segundo filme avança para a faixa 27 a partir do momento em que tudo começa a ser diferente, alcançando por fim a faixa 28 no terceiro filme.

Passando agora para a ordem dos spoilers, vamos falar da razão a qual a minha interpretação de Rebuild of Evangelion é igual à de muitos outros.

 

No final do primeiro filme, Kaworu Nagisa, uma personagem que apenas apareceu em dois episódios do anime original, tem um breve cameo onde fala em poder ver Shinji em breve (ou algo semelhante a isso). Esta personagem sempre foi estranha e nunca foi bem explorada, mas esta frase pareceu um pouco estranha e ficou comigo durante o resto dos filmes.

O segundo filme não tem nada de estranho para além de ser bastante diferente da “timeline original”, e é o terceiro filme que começa a chegar ao motivo de estes remakes (Rebuilds) foram feitos e da teoria que tem andado a circular.

O terceiro filme apresenta uma mudança enorme na história e um óbvio desvio da série original, chegando ao ponto onde a ideia de “mudar o que aconteceu” e “desfazer todas as desgraças” é apresentada a Shinji, daí o seu título “You Can (Not) Redo“. Isto oferece ainda mais a ideia de os remakes serem sequelas, pois o primeiro filme “Rebuild” of Evangelion é já uma mudança da timeline original.

 

Feita por quem não se sabe, mas muito provavelmente Shinji devido aos eventos de The End of Evangelion. E o título para o quarto filme “Thrice Upon a Time“, bem como o póster que apresenta uma linha férrea que possui duas faixas que desviam-se do caminho principal, enquanto que Shinji está no fundo, na fixa principal que é continua e segue em frente, dá a ideia disso mesmo.

As duas faixas que desviam-se podem significar o primeiro anime (mais em específico The End of Evangelion), e os três primeiros remakes (mais em específico, Rebuild of Evangelion 3.0: You Can Not Redo), com a faixa contínua a significar a nova timeline que Shinji quer alcançar, uma onde todos estão vivos e contentes. O mais estranho é o nome do filme “3.0 + 1.0”, podendo estar a referir ao primeiro e terceiro filme, mas não explicando muito a razão por detrás do mesmo e também o porquê de estar a “saltar” o segundo filme.

Outras “pistas” que podem pegar é o facto de neste remake o mar estar vermelho, algo que apenas aconteceu no final de The End of Evangelion. O mais interessante é que o mais recente key visual apresenta as personagens numa praia com o Oceano limpo. Significando que algo foi mudado, quer seja o presente ou o estado do mundo após os eventos deste filme.

Por muito que Shinji tenha passado no anime original, ele sempre acabou por encontrar pessoas que queriam fazer parte da sua vida “You Are (Not) Alone“. Novamente, por muito que ele tenha passado na sua luta contra os Anjos, ele sempre continuou a entrar no Eva e seguir em frente “You Can (Not) Advance. E finalmente, após The End of Evangelion e a sua tentativa em mudar o mundo em “You Can (Not) Redo“, Shinji avança mais uma vez em frente para o último filme, “Thrice Upon a Time“, ou se quisermos colocar isto à Portuguesa “À terceira é de vez“.

Curiosamente, “Thrice Upon a Time” é o nome de um livro que explora as ramificações em mandar ou receber mensagens para o passado e futuro. Talvez seja algo interessante de pegar antes de verem o filme.

Evangelion 3.0+1.0: Thrice Upon A Time irá estrear numa data ainda por definir, uma vez que foi adiado devido ao estado de emergência que o Japão inseriu devido ao COVID-19.

 

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x