Quais são os vossos filmes favoritos de 2016?

Nos últimos dias a redação do PróximoNível tem andado ocupada com as suas listas para os jogos do ano. Contudo, não nos podemos esquecer que o site também engloba mais temas para além de videojogos, e neste caso particular, quero falar de cinema.

Inicialmente, estava a planear num artigo mais elaborado a falar dos filmes de 2016 em geral, ou até mesmo um Top 10 dos meus filmes favoritos do ano, mas a preguiça bateu mais forte e acabamos por ter este artigo mais simples. Não se preocupem que prometeu ter algo mais interessante em breve sobre os filmes do próximo ano.

Portanto como foram os filmes de 2016? Apesar de não haver nenhum em particular que me tenha marcado como no ano passado, houve vários filmes bons que eu gostei de ver. Os filmes de super-heróis tiveram uma presença forte, com Deadpool e Captain America: Civil War a serem os favoritos de muitos. No meu caso, acho que vou dar preferência ao Batman v Superman: Dawn of Justice. O filme teve uma recepção tão bipolar, e como foi tantas vezes debatido e esmiuçado, acabei por ganhar uma melhor apreciação ao mesmo, e não acho que mereça tanto ódio. Quanto ao Suicide SquadX-Men: Apocalypse, esses mereciam um pouco mais.

Algo que tivemos em abundância também foram filmes com animais falantes. A sério, foram mesmo muitos. O Livro da Selva, Finding Dory, Zootrópolis, Panda do Kong Fu 3, A Vida Secreta dos Nossos Bichos, A Idade do Gelo: O Big Bang, Tartarugas Ninjas blá-blá-blá-este-título-é-demasiado-comprido, e ainda um filme do Angry Birds.

E por falar nesse filme, este ano também não foi muito famoso para filmes baseados em videojogos. Kingsglaive: Final Fantasy XV até não foi mau, mas não fiquei muito agradado com Ratchet & Clank e Warcraft, e segundo as críticas que tenho visto, o filme do Assassin’s Creed pode seguir pelo mesmo caminho. Aquele que me surpreendeu mais pela positiva foi Dofus – O Filme, baseado numa franquia de videojogos de um estúdio francês. Infelizmente, duvido que muita gente tenha sequer ouvido falar do filme.

Quanto a filmes portugueses, gostava de ter prestado mais atenção, uma vez que tinha curiosidade em ver Cartas da Guerra e aquele filme estranho de amor escrito pelo Nuno Markl com uma dinossaura cor-de-rosa. Depois houve certos filmes que não tiveram estreia em Portugal este ano, como Swiss Army ManPopstar: Never Stop Never Stopping, e Shin Godzilla. Com alguma sorte, terei a chance de os ver numa sala de cinema em 2017.

Acho que já estou a escrever um pouco demasiado para algo que eram suposto ser um artigo simples, portanto faço apenas uma menção honrosa a outros filmes de 2016 que apreciei: The Hateful Eight10 Cloverfield LaneThe Boy and the BeastHardcore HenryThe LobsterStar Trek BeyondArrival. Para quem notou, não mencionei Rogue One neste artigo porque quero guardar as minhas opiniões quanto ao filme numa futura análise. Algo que será tratado assim que tiver menos preguiça para a escrever.

Agora é a vossa vez. Digam-nos nos comentários quais foram os vossos filmes favoritos de 2016.

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram