PróximoNível ao Domingo T5 – Artigo 12 por _GM_

Depois de um PróximoNível ao Domingo doce, regresso ao PND após…. 1 ano? Menos? Enfim, já não fazia um PND há algum tempo. Bem, hoje vou levar-vos ao passado, a um tempo onde ouvia-se na rádio Michael Jackson, Queen, Madonna, AC/DC, entre outros, onde se usava o famoso Walkman, onde os filmes vinham em cassetes VHS, um tempo em que as máquinas arcada estavam por todo o lado, numa época em que a Nintendo lançou a sua primeira consola doméstica, a NES… vocês já sabem de que época estou a falar. Os anos 80! É das épocas que gostava de ter vivido, mas nasci nos anos 90. Felizmente, arte, se bem aplicada, pode nos levar a tempos já distantes, e nos dar a sensação de estarmos lá presentes. E neste PND vocês vão fazer uma viajem aos anos 80, através de jogos, músicas, e um filme. Formas de arte que, na minha opinião, foram bem aplicadas e nos dão aquela sensação que já vos falei. Vocês vão gostar. Aliás, este PND vai ser… artístico.

Para_Lembrar

Quando alguém fala de videojogos que façam lembrar os anos 80, eu acho que é seguro dizer que o jogo que vem logo à mente é o GTA Vice City. É o GTA que mais gosto. Mas o jogo até não é nada do outro mundo. Se pensarmos bem, o Vice City tecnicamente não trouxe muitas novidades em relação ao seu antecessor, GTA III. Nesse aspecto, o maior pulo foi em relação ao Vice City para o San Andreas. Mas há algo no Vice City que na minha opinião nenhum outro GTA conseguiu fazer tão bem. Vice City consegue colocar o jogador dentro do jogo, como que se o jogador estivesse a “viver” a experiência dos anos 80. Claro que não me refiro a matar polícias, dar murros em prostitutas, assaltar bancos, etc… Nada disso. Refiro-me às músicas que ouvimos, enquanto estamos num belo carro descapotável, a conduzir nas ruas de Miami (basicamente é Miami), com as palmeiras e o pôr-do-sol ou, de noite, as ruas iluminadas com as típicas cores daquele tempo. É quase como se estivéssemos a viver naquela época. E quantos de vocês nunca ligaram o Vice City, apenas para entrar num carro e deixar a música a tocar, enquanto faziam trabalhos de casa, ou limpezas ou outras tarefas. A música, claro, contribuí e muito nesse aspeto.

proximonivel-ao-domingo-gm-t7-pn-n_00005

Mas não olho para o Vice City como o melhor GTA apenas por causa da música, ou dessa sensação de estar lá presente. A história está muito boa. E o protagonista também é, para mim, o melhor protagonista de todos os GTAs (ainda não joguei o GTA V). Ele é inteligente, tem carisma, e nos momentos de maior tensão consegue manter a cabeça fria. Sabe quando esperar e quando atacar. E tem a melhor camisa de sempre num GTA. Mais tinha eu para falar do jogo, mas o sumo está praticamente aqui. É um grande jogo que ainda hoje muitos fãs de GTA pedem à Rockstar que façam um remake HD ou que o próximo GTA seja outra vez em Vice City.

proximonivel-ao-domingo-gm-t7-pn-n_00004

Existe mais um GTA que se passa em Vice City. O Vice City Stories, da PSP e PS2. Joguei numa PSP a uns anos atrás e até gostei. Passa-se antes do Vice City e tem como protagonista o irmão do Lance Vance “Dance”. Também é um jogo com uma banda sonora espetacular, apesar do Vice City ter uma banda sonora melhor. Mas há algo no VCS que é único. Phil Collins. Ele fez papel de si mesmo no VCS, bem como colocaram um “concerto” dele no jogo. O VCS pode não ter um jogo ao mesmo nível que o Vice City, mas para aqueles que queriam mais Vice City do que o Vice City, valeu a pena.

Para_Jogar

proximonivel-ao-domingo-gm-t7-pn-n_00007

Basta olhar para a cover para ver que o jogo respira jogos e filmes dos anos 80. Tem lasers, dinossauros, cyborgs, neons, e muito mais. Só que tenho que confessar algo. Este campo Para Jogar serve de recomendação de jogos para vocês jogarem. Só que eu ainda não joguei FarCry Blood Dragon. Portanto vou fazer algo diferente e pedir que deixem na zona de comentários razões para alguém jogar FarCry Blood Dragon.

proximonivel-ao-domingo-gm-t7-pn-n_00002

No entanto, Hotline Miami já joguei. Aliás, foi neste ano. Eu não sabia muito sobre ele. Até pensava que era um open-world, ao estilo de GTA e GTA 2. Mas é um jogo dividido por níveis, cada nível tendo que “limpar o cebo” a todos, de qualquer maneira, usando o que vier a mão. Venha bastão, venha frigideira, venha faca, arma ou até os próprios punhos. No jogo podemos equipar uma máscara, que nos dá uma habilidade especial. As máscaras são de animais, desde um galo, porco, morcego, camaleão, etc, e dão-nos habilidades como andar mais rápido, ou ter mais munição, ou ao abrir uma porta, a porta ser letal, e a lista continua. É um jogo divertido, com uma banda sonora brutal. E o jogo passa-se em Miami, nos anos 80. Já agora, se forem jogar, recomendo usarem a máscara “Jake”. Basicamente ao atirar um objecto não-letal a um inimigo, ele morre. Ou então sempre podem fazer com o Silver e usarem a máscara “Phil”.

proximonivel-ao-domingo-gm-t7-pn-n_00008

Para_Ver

proximonivel-ao-domingo-gm-t7-pn-n_00009

Este filme vi semana passada. Eu não conhecia. Estava eu vendo uma reacção dum Youtuber ao trailer do Batman v Superman Dawn of Justice quando olhei para a t-shirt dele e vi a imagem acima. Nisto, fui pesquisar pela t-shirt no Google, para tentar saber se era baseado em algum filme, ou música. E foi aí que descobri o filme Drive.

proximonivel-ao-domingo-gm-t7-pn-n_00001

Eu confesso que não tenho olho crítico, no que toca a filmes. Gosto de ver um filme para relaxar, algo que tenha acção ou comédia. Nem sempre dou grande importância aos detalhes, pormenores. Mas este filme é algo de especial. A música está espectacular e a história está muito boa. Os visuais estão belos, e os momentos de acção estão brutais. Mas o mais engraçado é que, enquanto eu via o filme, encontrava várias semelhanças com o Hotline Miami. Até acho seguro dizer que este filme serviu de inspiração para o Hotline Miami. Para quem já viu o filme sabe do que estou a falar. Para quem não viu, vejam que vale a pena.

Para_Ouvir

Eh. Aqui é fácil. Vou partilhar as músicas dos jogos e do filme que já escrevi. Tenham em conta que no GTA Vice City e Vice City Stories, existem muitas músicas. E nas listas de reprodução só estão as minhas favoritas. E em relação à OST do Drive, existem algumas músicas que não se encontram no YouTube, mas a maioria delas são apenas música ambiente. O “essencial” está na playlist.

GTA Vice City

GTA Vice City Stories

FarCry Blood Dragon

Hotline Miami

Drive 2011

Pela_Internet-pnd

Este vídeo é para aqueles que já viram o filme Drive e jogaram Hotline Miami. O vídeo é a introdução do filme, mas com música do Hotline Miami. Assenta que nem uma luva.

https://www.youtube.com/watch?v=uNyvgM7kTAA

Este vídeo contém temas de vários jogos lançados quer nos anos 80, quer nos anos 90. Todos os temas, numa música só. Está muito bom.

Por último, queria partilhar convosco um descobrimento. Sabem que o Silver participou no GTA Vice City? Foi numa missão, onde ele deu a voz a um criminoso e a um polícia. Apesar de ter sido por breves momentos, acho que ele fez um excelente trabalho. Não acham?

https://youtu.be/LyC9PQRO05c?t=1m53s

Espero que tenham gostado desta viajem aos anos 80. Metam nos comentários algum jogo, ou música, ou filme que vos leva aos anos 80. Ou se por acaso vocês viveram nessa geração, contem as vossas experiências mais memoráveis dessa época. Este foi o meu PróximoNível ao Domingo. Hasta la vista, e por mais tempo que demore a fazer um novo PND, podem ter a certeza de uma coisa…

proximonivel-ao-domingo-gm-t7-pn-n_00006

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Daniel Silvestre

Grande PND _GM_

Tendo em conta que falaste do Vice City, não podia deixar de dizer alguma coisa. Para mim, é dos jogos que melhor conseguiu se aproximar de retratar algo em certa época. O estilo, ambiente, música, cor, personagens e afins, está tudo muito bom e credível. Foi dos GTA que mais joguei e não me aborreci antes de acabar.
Nostalgia da grande!

E esses separadores, parece que vão aparecer mais vezes no futuro : D

_GM_

Many thanks 😉

Deu-me algum trabalho em fazer esses separadores. Também as minhas skills no Photshop não são grande coisa.

O Vice City foi o primeiro GTA que joguei. E realmente é como dizes. Ao jogarmos Vice City respiramos Miami nos anos 80. Eu gostava muito dum remake ou que a Rockstar fizesse GTA VI em Miami, mesmo que fosse nos tempos actuais.

Mas mais uma vez lanço recomendação para o filme Drive. Está muito bom o filme e tem várias semelhanças com o Hotline Miami. Como o filme saiu em 2011 e o Hotline Maimi foi em 2012, acho seguro dizer que o filme serviu de inspiração para fazer o jogo. Aliás, no Hotline Miami existe um easter egg do filme Drive.

tylarth

Bem apesar de não achar muita piada às décadas de 60 a 80 está aí uma bela colecção.
O momento do silver foi muito bom.
E agora quanto ao vice city, não é de todo o GTA que mais joguei, mas é com certeza aquele que mais vi. Normalmente em casa de amigos estavam sempre a jogar esse GTA enquanto eu normalmente estava a prestar mais atenção ao pokémon silver. O GTA da ps2 que mais gostei foi o liberty city stories.
O que mais me lembro em vice city é que havia uma missão com um helicóptero telecomandado para explodir um edifício, e dada a natureza dos controlos e mais algumas variáveis, era costume passar parte da tarde a passar o comando a cada tentativa falhada, de notar que nunca vi os créditos de vice city pois estava ocupado a dar uma tareia ao RED.

_GM_

essa missão fez-me desistir do Vice City uma vez. Tempos mais tarde quando voltei a jogar, lá passei a missão. É uma das coisas que mais detesto dos jogos de GTA. São as missões de helicóptero.

Silver4000

GTA VIce City best GTA ever.
Blood Dragon merece ser jogado devido a várias paródias aos anos 80/90 e até mesmo a jogos (só a secção de tutorial bate tudo).
Infelizmente é pequeno, mas quando já exploraste quase tudo começa a ficar um pouco repetitivo, por isso até faz bem ser pequeno.

Screw Phil.

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
5
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x