PróximoNível ao Domingo T2 – Artigo 10 por FoxRS

Boas a todos e sejam muito bem-vindos a um novo PróximoNível ao Domingo! Esta semana temos mais um PND temático e altamente inspirado. O FoxRS prometeu algo em grande e cumpriu. Preparados para uma dose industrial de nostalgia Disney?

O que? Mas então o Fox não é carros e coisas relacionadas com carros? Não se preocupem, existem carros e até espaço para menção honrosa a Just Cause 2.

PróximoNível ao Domingo T2 – Artigo 10

Por: FoxRS

pnd-foxrs-pn_00004

Para recordar:

Imagino que estejam a ler isto no vosso computador, sentadinhos numa cadeira confortável, neste calmo Domingo de Janeiro. Então reparem no cantinho inferior direito (se for Windows, não discriminando, claro). Já repararam na data? Qualquer coisa… de Janeiro de… 2014!? Sabem o que isso significa? Pois, é mesmo isso! O Rei Leão faz 20 anos! Aaaaaaaah! (cabeça inclinada, mão na testa, enquanto me questiono sobre como será isto possível).

pnd-foxrs-pn_00002

* “O quê!? 20 anos!?”

“O Rei Leão“, que surgiu no longínquo ano de 1994, ano em que iniciei a minha formação profissional e altamente qualificada… da Primeira Classe, foi o primeiro filme da Disney a sair em português de Portugal e, como todas as coisas que são feitas à primeira, esta saiu mesmo bem. Arrisco a dizer que ficou ainda melhor que o original, ao contrário do que nos diz o galo dos Corn Flakes. Como sabem, quem não arrisca, não petisca, e começo a ficar com alguma fomeca. Bom, é capaz de ter tido influência o facto de a primeira vez que o vi (e a segunda. E a terceira. E a décima. E a quadragésima sétima) ter sido em português, o que faz dela, teoricamente, a versão original. Mas são pormenores que não quero discutir, já que eu acabaria sempre por ter razão e vocês ficariam tristes e com o teclado mais gasto.

Este grandioso filme, como qualquer obra da Disney que se preze, teve uma enorme atenção em termos de merchandising, uma palavra que na altura desconhecia e, portanto, não evitava. Para tudo o que olhávamos era Rei Leão, os cadernos eram Rei Leão, os bonecos eram Rei Leão. Até as cadernetas de cromos eram Rei Leão e o mais incrível era que os próprios cromos eram Rei Leão, o que significava que se podiam colar na caderneta respectiva. Imaginem a catástrofe que seria colar cromos dos Moto-Ratos de Marte na caderneta do Rei Leão? Éramos logo banidos (de onde? Não sei. Mas éramos, e tínhamos de ter cuidado!). Foi, aliás, a primeira – e talvez única – caderneta de cromos que terminei e que tenho orgulhosamente exposta atrás de mim (conseguem ver? Não, mais para a esque… sim, exacto, aí mesmo). Foi um acontecimento tão grande que, com “Rei” no título, não houve mais nenhum filme da Disney até então. “A Princesa e o Sapo” foi o que mais se aproximou, mas só numa possível sequela é que saberemos. “A Rainha e o Sapo”? Fica a ideia.

pnd-foxrs-pn_00001

* “O tronco mágico”, como lhe chamávamos, que fez com que o Simba crescesse só por atravessá-lo.

Vocês agora devem estar a pensar algo entre o “epá, detesto este filme. Agora o Fox vai obrigar-me a ler isto até ao fim. Quando o apanhar na rua é que vão ser elas. Finalmente vou dar uso àquelas pistolas de plástico das edições de coleccionador” e o “Fox, estou contigo, este filme é o melhor do mundo! Só por isto já me deu vontade de o ver outra vez. E assim que o acabar de ver, vou rebobinar o bolo-ray e ver de novo, como nos bons velhos tempos”. Se estão a pensar a segunda hipótese, é possível que ainda estejam a ler este texto e, sendo assim, vou continuar também a escrevê-lo.

Para jogar:

Como estamos num site de jogos, o que é sempre uma coisa boa, se calhar é melhor começar a falar deles. E sabem o que havia de Rei Leão, para além dos cadernos, dos bonecos, das cadernetas e dos cromos? Não, pá, não era nada disso. Eram jogos, ora. Há com cada um… Jogos não faltavam na altura e um deles era o do nosso amigo Simba. Não sei bem precisar todas as plataformas que tinham o jogo, mas sei que, pelo menos, havia no PC (que era onde jogava na altura) e na MegaDrive (que era onde o ia jogar quando, anos depois, e já com o aparecimento de uma cena estranha chamada internet, tinha saudades e não o encontrava para o computador).

Era um jogo e pêras! Se vocês não gostavam daquilo eram tontos. Mas, claro, podiam sempre escolher outra fruta. Falando agora do jogo, era bastante bom. Não só acompanhava a história do jogo, através de níveis todos coloridos, animados e com a música do filme, mas também quando se rosnava com o Simba, os ouriços ficavam virados ao contrário, saltando imediatamente para cima deles para os matar (sim, eles morriam. Se o Mufasa [SPOILER] morreu, também conseguíamos lidar com a morte dos ouriços. Os Pokémon desmaiam, por exemplo. Um ultraje!). “Oh Fox, acho que te enganaste, deste aí um salto estranho no texto. Estavas a falar dos níveis e depois foste para os ouriços e…” Eu sei, eu sei. Não se preocupem. É que com o YouTube aqui tão perto, não vale a pena estar a descrever-vos o jogo. Vão aqui abaixo e vêem.

* “Podia ser o Peter Pan…”

“Oh Fox, Isto é o Just Cause 2!” Epá, que má onda da minha parte. Têm razão. Eu queria recomendar o jogo do Rei Leão, mas depois só me saía JC2. Tentei evitar. Não consegui. Tentei disfarçar. Também não consegui. Como é que eu vou sair desta… Ah, exacto: no Just Cause 2 há uma zona que é meio no deserto e, se imaginarem com força, quase que parece uma savana. Até se consegue ver ali a “debandada no desfiladeiro! E o Simba está lá!”

Pronto, pronto, eu recomendo o jogo do Rei Leão. Chatos, pá… Não sei é onde vão arranjá-lo. Eu tenho em disquete. Vocês lá terão de ir à net. É para aprenderem!

* “rugido fatal ao minuto 1:25.”

Assim já posso escrever menos e concentrar-me noutra coisa mais concreta: vocês sabem aquela fruta esquisita que parece um coco, é o Rafiki que a tem e, quando a abre, está lá uma gosma estranha que ele usa, não só para comer, como para pôr na testa do Simba quando ele nasce? Epá, eu sempre quis provar aquilo… Alguém me sabe dizer o que é? Deve andar na família do Kunami ou Funini, mas para melhor.

pnd-foxrs-pn_00003

*“Ok, não me posso enganar. O da direita é para comer e o da esquerda é para barrar no Simba.”

Para ler:

Entretanto estive a dar uma espreitadela aos outros PND e todos seguem um esquema mais ou menos específico. Mas a verdade é que eu não ando a ler muita coisa, ou por falta de tempo, ou por falta de paciência. Uma delas, ou talvez as duas. No entanto, agora que passei a trabalhar em Lisboa City, ando muito mais vezes de comboio, como nos tempos da faculdade, e leio bastante duas revistas de que gosto muito, recomendo e é de leitura obrigatória: AutoFoco e AutoHoje. São de carros, saem ambas à 5ª fª e encontram-se em qualquer papelaria ou quiosque. “O que tem a ver com Rei Leão, Fox?” Nada. Mas achei que vos podia interessar.

Para ver:

A sério que me vão perguntar o que devem ver? Malta… Estamos a falar do melhor filme do século XX! E recentemente também passou a ser o melhor filme do século XXI. Há coisa de 2 anos, “O Rei Leão” saiu no cinema, 18 anos depois do original (eu fiz as contas, 20 menos 2 dá mesmo 18). Claro que tive de ir vê-lo… Saiu em 3D, que é uma tecnologia que abomino, mas, naquele caso, e felizmente, mal se notou. O que notei é que estava no cinema a ver o filme da minha vida e nunca me vou esquecer!

* “Já sabem, vai sair em vídeo no fim do Verão. Possivelmente em VHS.”

Para ouvir:

Outra vez…? Olhem, oiçam Death Metal, sei lá… Ando eu aqui a esforçar-me que nem um porco (“Pumba, tu és um porco”) a escrever sobre este acontecimento raro e nunca visto e agora queriam que recomendasse o quê para ouvir? As Pombinhas da Catrina? O que hei-de fazer com vocês, digam-me…? Olhem, já sei! Não oiçam Death Metal e deixem as pombinhas em paz. Vão ali à Amazon e procurem pelo álbum do filme. Não chega a 10 aéreos e ficam com músicas brilhantes do Hans Zimmer, que é um gajo porreiro. Uma vez encontrei-o na rua e disse olá, mas ele não respondeu. Acredito, todavia, que se ele respondesse teria sido um gajo porreiro. Eu às vezes falo baixinho, também pode ser disso. O álbum está é em inglês. Não sei onde se encontra o álbum em português, mas sei que existe. Se encontrarem, digam-me!

* “eu mal posso esperar para acabar de ler isto tudo. Fox, desta vez abusaste…”

Ora bolas, já está a chegar ao fim o meu Próximo Nível ao Domingo. É curioso, gostava de escrever sobre mais coisas, mas, para bem do vosso Domingo (e do meu Sábado), não vou maçar-vos com mais nada. Quem sabe, numa próxima vez… Mas então digam-me lá o que aprenderam hoje comigo? “Que O Rei Leão é o melhor filme de sempre, Fox.” Muito bem, muito bem. E gostaram do que escrevi? Sim, não, mais ou menos? “Fox, não escrevas por nós. Deixa-nos comentar na zona aqui em baixo, vá lá.” Ah, é? Vocês são assim? Depois de tudo o que escrevi por vocês? “Fox…” Ok, vou tentar. “…”

PND da próxima semana por: Sanchez

Latest posts by Daniel Silvestre (see all)
Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
34 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Silver4000

Definitivamente o PND Nº1 da comunidade!
Eu tinha mais o Hércules, Toy Story e Vida de Insecto como favoritos, mas também só tinha a VHS do Rei Leão 2, e vi esse mais vezes que o primeiro. É uma boa obra da Disney (podiam era ter esclarecido uns acontecimentos entre o 1º e o 2º filme, para aqueles leões exilados…).

E naqueles tempos a dobragem Portuguesa era de ouro. É sempre muito bom voltar a rever o filme.

FoxRS

Muito, muito obrigado pelo elogio. Fico muito contente! =D

E se és fã do Rei Leão, mas sentes que ficou algo por explicar, então recomendo-te o terceiro filme da saga, que é, na verdade, o “um e meio”. Não estou a gozar:

http://www.youtube.com/watch?v=d4W2bxWlPn4

Explica muita coisa. Recomendo! 😀

Silver4000

Sim já o vi, mas só explica acontecimentos durante o 1º filme.
E não entre o 1º e o 2º.

Tipo o porquê da Zira e do Kobu/Kovu e os outros leões terem sido banidos (eram apoiantes do Scar aparentemente, mas no 1º filme tinham todos passado para o lado do Simba, quer dizer, as Ienas é que ajudavam o Scar, e não outros leões).

PS: O “para ler” não é necessário, é invenção minha que decidiram copiar 😛

FoxRS

Ah, ok. Eu como só vi o 2º filme uma vez (e não fique grande fã), pensei que também explicasse algumas coisas de lá.

PS: Ah pronto. x) Credit where credit is due, foi uma boa invenção. E assim, calhou bem, aproveitei para fazer uma coisa engraçada e passar a publicidade a estas duas revistas fantásticas. ^^

Silver4000

Pois, comigo é o contrário no que toca aos filmes x)
Vi mais vezes o 2º, e práí umas 5 o 1º

No que toca o “para ler” estou a brincar quando digo que o copiaram claro ^^

Bruno Roxas

O Rei Leão é o meu filme favorito da Disney mas também adorei o Hércules, sendo esse e a Mulan os meus ”segundos” favoritos”. A uma vida de insecto é brutal e Toy Story dispensa apresentações. A Pixar também é brilhante no que faz. 😀

_GM_

lool fã Nº1 de Rei Leão.. não sabia que o Fox gostava tanto do Rei Leão xD

Excelente PN 😉 Boa sorte ao Sanchez 😉

FoxRS

Como dizia o Descartes, numa versão menos conhecida: “Penso, logo Rei Leão.” 😉 Obrigado!

“Dá-le”, Sanchez!

_GM_

Agora este teu PN fez-me lembrar duma coisa..

Já disse algumas vezes que prefiro que as crianças vejam filmes de animação em inglês com legendas em PT-PT do que ver com dublagem em PT-PT porque assim as crianças aprendem indirectamente o inglês. Pelo menos eu penso assim.

Mas este filme.. eu vi em dublagem em PT-PT. E não consigo vê-lo de outra forma 😛 Bah esta é a única excepção. Todos os outros devem ser vistos em inglês! Mas realmente.. acho que de todos os filmes de animação dublados em PT-PT, este é o melhor.

FoxRS

Sem dúvida! Lá está o tal síndrome do “o original é sempre o melhor”. Como foi o primeiro filme da Disney em português, e foi dos melhores filmes Disney de sempre (é um facto xD), sendo, portanto, um dos mais marcantes, é bastante difícil de acompanhar a expectativa criada. Possivelmente haverá versões dobradas ao mesmo nível de qualidade (a Pocahontas, por exemplo, lembro-me que estava bastante jeitosa – a versão e a Pocahontas xD), mas nunca será – para nós – melhor que esta (ou se o nosso filme favorito fosse outro, não seria melhor que essa).

As crianças devem ter um pouco de tudo. Quando era pequeno, o que mais me irritava era ver dobragens em português dos Looney Toons. Qualquer dia estamos como os espanhóis e franceses, que até os filmes para adultos de Hollywood dobram.

Drakath

Rei Leão é o melhor filme de SEMPRE em todo o UNIVERSO!! Nunca vai haver um que seja melhor! xD

Excelente PND Fox e boa sorte para o Sanchez.

FoxRS

YEEEAAAH! =D

Melhor filme de sempre! Já somos dois a dizer o mesmo. Então tem que ser verdade!

alpha

a espada era a lei esse é o melhor :p

FoxRS

http://www.youtube.com/watch?v=m7crHprND2A

Não encontrei no nosso português, mas fica a intenção, eheheheh. =D

alpha

lol quando eu supostamente chamei « burro » ao Edgar coisa qu não chamei lixara-me logo , este atrasado mental chama-me idiota por pensar que a espada era a lei é um ganda filme .. enfim

FoxRS

Epá, não é para levar a sério. Estou a brincar. É com dranquilidade, 😉

alpha

ok lol dranquilo esquece la isso fica bem

Marco Correia

yey fui eu que disse que chamas-te burro ao edgar!

alpha

é um facto lol e ??

FoxRS

Atirem as costas para trás do passado. 😉

Hakuna Matata!

alpha

vá fica la com o teu rei leão , o resto é merda..lol

Kanudo

The amount of Lion King in this PND is too damn high!

FoxRS

A tua mãe é que está high. =D

Kanudo

Eish que desagradável. Más influências do Rei Leão é o que eu acho!

FoxRS

=D

Guilhathorn

Grande PND Fox. O Rei Leão foi o primeiro filme que vi na vida no cinema e umas centenas de vezes em VHS. Mesmo tendo 20 anos parece mais novo…
Os jogos deste filme que acabei por jogar são aqueles de Jungle Games e afins, eram engraçados para fazer highscores e imprimir um diploma de melhor Bug Catcher ou Jungle Dancer 😛

Lfo

Very nice Mr. Fox.

Sempre gostei muito do Rei Leão. Sendo que o II é do meus filmes favoritos de sempre.
KovuXKiara foram “os RomeuXJulieta” da minha infância.
E a banda sonora deixou-nos grandes pérolas, versão nacional ou internacional 😀
Circle of life grande hit! E esta claro.
http://www.youtube.com/watch?v=lmNdwjzQcgM

Não me lembro de nenhum Sanchez por estes lados, but who ever he is, desejo-lhe boa sorte e que faça um bom trabalho 😉

Sanchez

Hello.

FoxRS

Thank you!

Vendo este vídeo, não me lembro de nada mesmo do filme. Vou ter que revê-lo para ter uma nova opinião. Só me lembro de que não gostei muito, mas já foi há tantos anos, que de certeza que vou ter outras ideias sobre ele. =)

É o Sanchez! =D De certeza que já o viste numas Mesas Redondas no MyGames, ele aparecia muito. É um porreiro!

Bruno Roxas

Adoro o Rei Leão II mas o primeiro marcou-me muito mais. Essa música é épica e cantada pelo grande Henrique Feist (dobrador que faz a voz do Son Goku em português). 😀

Bino

Adorei a overdose de rei leão.Muito engraçado o texto. Parabéns,tens estilo de escrita de blogger:)

Bruno Roxas

Simplesmente brilhante Fox! Adorei o PND e estás de parabéns.
O Rei Leão é o melhor filme de todos os tempos. Aquele que mais marcou a minha infância e provavelmente a minha vida. Este foi o filme que mais vi ao longo dos meus 23 anos. Acabava o filme, rebobinava e via de novo, vezes e vezes seguidas. Rotina diária durante tempos da minha infância. Marcar-me mais que o Rei Leão durante a infância? Só provavelmente Dragon Ball e mesmo assim não sei não. Anda lá perto. :p Rei Leão é um clássico intemporal para passar de geração em geração, uma obra que merece ser recordada eternamente.

Tenho o jogo original para a Mega Drive e não sai da minha prateleira de jogos da Mega Drive por nada deste mundo! (Só para tirar o cartucho para ir jogar). :p

O Rei Leão fez 20 anos… Estou mesmo a ficar velho… O tempo voa e para recordar os momentos mágicos que passei a ver o Rei Leão aí vou eu fazer directa esta noite a ver mais uma vez esta obra da Disney. E se entretanto o sono não chegar, será a vez da Mega Drive ser ligada. Jogar o quê? É desnecessário dizer. :p

A_B_O_91

Excelente PND. Passei montes de tardes a ver O Rei Leão e Toy Story e apesar de já não ter leitor de VHS ainda tenho os filmes guardados. São obras primas que toda a gente deve ver pelo menos 1 vez na vida.

Guilhathorn

The Lion King remastered XD
http://www.youtube.com/watch?v=9aSaGN2qd0U

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
34
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x