PróximoNível ao Domingo – 9

Sejam bem-vindos a mais um PróximoNível ao Domingo, a magazine semanal que fala de tudo um pouco que seja relacionado com o “Veneno” que são os videojogos e não só.

Esta semana vamos fazer uma viagem ao passado para relembrar os RPG à moda antiga, resgatar do baú um clássico para jogar nestes dias de Verão, assim como algumas sugestões de vídeo.

Sem mais demoras, está na hora de falar de RPG…outra vez!

Para recordar:

Como sabem, eu adoro RPG, mas tenho uma fraqueza ainda maior por todos os RPG à moda antiga. Aqueles com vista aérea com combates por turnos.

Esta semana foi rica em jogos, tanto antigos como do presente, pois chegou Mario & Luigi: Dream Team Bros. para a Nintendo 3DS e comecei a jogar (finalmente) Chrono Trigger para a Nintendo DS.

Apesar de vários anos que os separam, tanto um como o outro conseguem manter o espirito e mecânicas daquilo que faz dos RPG clássicos alguns dos mais apetecíveis. Não quero com isto dizer que Mario & Luigi: Dream Team Bros. seja um clássico como Chrono Trigger, essa informação vou deixar para a análise.

O importante a reter aqui, é que após tantos anos, dois jogos altamente diferentes, feitos por companhias diferentes e com temas totalmente distintos, conseguem ser tão próximos. É uma amostra que nem todos precisam de mudar as fundações de um clássico para evoluir apenas porque sim, Chrono Trigger para a sua altura era inovador com os seus combates e Cross-Arts e Mario & Luigi: Dream Team Bros. também consegue adicionar elementos, sendo uma homenagem aos clássicos.

Enfim, uma semana cheia de bons momentos de RPG com sabor à moda antiga, com ou sem o rotulo de clássico, mesmo 17 anos depois de o ser.

Para jogar:

Esta semana não é complicado saber qual é o jogo que vou recomendar. Como ainda não temos análise a Mario & Luigi: Dream Team Bros., vou recomendar a todos Chrono Trigger.

Ando a jogar a versão Nintendo DS e esta é realmente boa, com a utilização dos dois ecrãs, mas existem muito mais plataformas onde o podem jogar, seja Super Nintendo, iOS e uma série de formas pelas quais não me vou alongar.

Chrono Trigger é para muitos um dos melhores RPG de sempre e com pouco mais de uma meia dúzia de horas de jogo, é fácil perceber porque, afinal foi um trabalho levado a cabo Yoshinori Kitase (Final Fantasy), Nobuo Uematso (compositor de Final Fantasy) e Akira Toriyama (criador de Dragon Ball).

Preparem-se para uma aventura épica à moda antiga que ainda consegue ser actual nos dias que correm.

Para ver:

Gostam de Pokémon? Querem saber e ver mais coisas sobre Pokémon, então desta vez vou destacar o canal de YouTube da Hermy. O Hermylution é um canal com vários vídeos dedicados às notícias e guias de jogos de Pokémon.

O melhor do canal é que a Hermy tenta sempre aplicar um pouco de humor a cada vídeo, por isso até os não fãs de Pokémon podem ser entretidos. Fiquem com um exemplo e visitem o canal caso gostem:

Além da Hermylution, tenho andando a ver os vídeos lançados pelo Boggie2988, o eterno Francis, o qual faz vídeos bastante bons e divertidos sobre vários temas.

Deixo-vos com um dos mais recentes onde este abre uma caixa de boosters de M14, a nova expansão de Magic The Gathering, fazendo comentários satíricos sobre a maioria das cartas.

Por fim e por sugestão do membro GM, quero deixar aqui também um vídeo do Extra Credit sobre a posição dos pais em relação aos videojogos. É  algo bom de ver numa semana em que um certo psicólogo resolveu atacar o nosso hobby.

E assim termina mais um PróximoNivel ao Domingo. Para a semana regresso com mais sugestões e uma viagem pelo mundo dos videojogos e não só.

Latest posts by Daniel Silvestre (see all)
Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
33 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
_GM_

Chrono Trigger é um jogo que nunca joguei. Mas sempre ouvi falar bem dele.. tenho que ver se lhe dou uma chance.

E obrigado Daniel por teres colocado o vídeo do Extra Credits. Já tinha visto um ou dois vídeos feitos por eles e acho que são vídeos muito bons e que vale a pena ver os seus argumentos sobre vários temas relacionados com videojogos.

Daniel Silvestre

Força com essa chance. Se gostas de RPG e ainda por cima clássicos, vais gostar certamente.

Eu vi a tua sugestão na Shoutbox, vi e fiquei realmente interessado. Bom post 😀

Chrono_98

Se gostas de RPG tens definitivamente de experimentar. Eu nem era grande fã de RPGs até o ter jogado (acho que não tinha paciência para os outros) e depois fiquei completamente viciado no género. Na minha opinião é a melhor jogabilidade que se encontrar em RPGs, e apesar da história ser simples pode tomar diversos rumos diferentes dependendo das tuas decisões, pelo que se torna uns dos jogos que mais incentiva a jogar de novo. Para além disso, apesar dos gráficos já serem da era 16-bits, a arte de Toryama-sensei confere ao jogo um visual único.

Nirvanes

Ontem experimentei o Dream Team e fiquei mesmo muito agradado!

Majinalex

Joguei Chrono Trigger na Znes e em PT
É um grande RPG

golden guy

finalmente alguem que gosta de usar emuladores 🙂

Daniel Silvestre

Não é uma questão de gostar ou não, se é que me entendes 😉

Cumprimentos!

Chrono_98

Acho que às vezes nem é uma questão de dinheiro, como no meu caso, mas sim de não conseguir obter o jogo. Não me importava de dar uma boa quantia pelo jogo, mas considerando que não se encontra à venda nas lojas portuguesas não tenho essa oportunidade.

Nirvanes

Estou a falar do Mario e Luigi xD

Majinalex

Desculpa, queria fazer post sozinho sem resposta e acabou por ficar numa resposta tua por distração minha

Daniel Silvestre

Realmente estou a gostar, a ver se a análise entra em breve 🙂

Nirvanes

E um passatempozinho também podia entrar em breve! Pode ser que a Nintendo Portugal seja boazinha!!

Daniel Silvestre

Vamos ver se é possível 🙂

Nirvanes

Se souberes de alguma coisa não te esqueças de nos avisar! Eu gostava muito de ter o jogo mas não me apetecia nada gastar dinheiro quando já gaste com o Last Window e o Ghost Trick que estão a chegar amanhã 🙂

LFO

Chrono Trigger, o tal jogo que nunca mais aparace na store portuguesa :/
Eu gosto de dizer que ele é um “spinoff” (sem o ser) da série Dragon Quest.
Dragon Quest: The Chrono Trigger xD

Engraçado que gosto mais do trabalho do Toriyama-sensei nos jogos em que ele trabalhou do que nas suas mangas.

Daniel Silvestre

Bem verdade, Toriyama é sempre o mesmo desenho, mas não deixa de ser awesome xD

jonest7

YES!!! Recomendas-te a HERMY! Adoro-a! Por falar nela (xD) o Remedy já não trabalha no site?

Daniel Silvestre

(QUASE) Tudo o que seja Pokémon é bom, e a Hermy faz um bom trabalho 😀

O Remedy continua a colaborar connosco mas numa parceria mais low-profile 🙂

Hermy Blake

Meu Deus… Esse vídeo que partilhaste no fim… Such perfect timing and arguments!! É que é mesmo isso, sem tirar nem por! Um problema é que muitos gamers ainda putos também não facilitam a vida aos pais e este video também é para eles, para que nunca venhas a dar razão a outros Aires que haja por esse mundo fora.

E… Daniel… *.* Sinto-me tão lisonjeada pelo teu destaque ao meu canal! Nem sei como te agradecer nem expressar o quanto isso significa para mim. =’) Eu sei, estou a ser lamecha, mas tinha mesmo que agradecer o teu apoio; o de um verdadeiro fã e expert de Pokémon. Thanks!!!

Daniel Silvestre

Os “putos” também não facilitam a vida aos pais se agarrarem nas chaves do carro e forem conduzir sem ter carta. Porque não acontece, porque para isso existem consequências graves que a criança sabe que vai sofrer. Com os jogos, como parecem inofensivos, ninguém quer saber.

Ora essa, fazes um bom trabalho que merece destaque. E quanto mais gente souber do teu trabalho melhor 🙂 Quero mais vídeos!!! 😀

Nirvanes

Bem vinda Hermy! Aparece mais vezes. E aproveita e obriga o teu namorado a passar por aqui também que ele tem andado muito desaparecido, a comunidade não merece!

Lisandro Mrt

Pokémon fã é sempre mais que bem vindo 😀 e bom work gostei 😉

marceloo447

Ouço falar muito bem do Chrono Trigger e adoro a arte do jogo, criada pelo artista de Dragon Ball só podia ser algo de genial! Onde é que o posso comprar para a DS?

Nirvanes

Só no ebay e afins. É carissimo porque é raro!

marceloo447

Só podia, fogo estou a ver que vou ter que jogá-lo no pc :C

Nirvanes

Se tiveres Android é possivel comprar no GooglePlay!

marceloo447

Eu agora estava para comprar um telemóvel novo e estava indeciso entre Android e Windows phone acho que vou comprar Android!

Silver4000

Chrono Cross, experimentei uma vez por emulador, mas joguei so mesmo o inicio, no entanto pareceu-me um RPG bom e um pouco diferente. E pelo que parece teve uma equipa de génios por detràs dele.
E quanto ao Mario and Luigi, estou mesmo ansioso para o jogar 😛

Chrono_98

Silver, há muito poucas semelhanças entre os dois jogos pelo que joguei. Do Chrono Cross só joguei umas 4 horas, mas tanto a história como a jogabilidade são completamente diferentes. Comparado com a do Trigger, a jogabilidade do Cross é bastante complexa e contrasta completamente com a simplicidade do Trigger.

Silver4000

Pensava que tinha escrito “o 1°”, porque não sei qual é, foi num emulador da PS1, cheguei a um castelo onde tinha de salvar alguém, e depois acho que ia viajar para o passado.
De qualquer das maneiras, até gostei, mas não tive a paciência para um RPG na altura 😛

Lisandro Mrt

o ultimo video mais que certo +1

Alistair

Muito bons argumentos no último vídeo. Há muita gente que devia vê-lo.

Fiquei interessado em jogar Chrono Trigger. Qual é a melhor plataforma para o jogar?

Daniel Silvestre

Todas, mas acho que a verão Nintendo DS sai beneficiada pelo ecrã duplo.

Cumprimentos!

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
33
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x