PróximoNível ao Domingo – 2

Sejam bem-vindos ao segundo PróximoNível ao Domingo, um espaço dedicado a tudo e mais alguma coisa sobre os videojogos e não só.

Tal como no primeiro “fascículo”, vou dar-vos algumas coisas em que pensar sobre o passado, presente e caso não tenham muito que fazer, algumas coisas para explorar.

Sem mais demoras, vamos então puxar pela memória!

Para recordar:
Sega Saturn (ou qualquer consola antiga da vossa infância)

Estamos quase a entrar numa nova geração de consolas! Como é costume, quase toda a indústria está mais interessada no que vamos ter nas novas consolas do que será possível fazer nas mesmas. Sim, lá vamos nós falar novamente dos gráficos, mas desta vez vou recuar no tempo para outras eras e provar que tanto os gráficos como a jogabilidade são importantes.

Lembram-se da Sega Saturn? Que grande consola. Na altura queria lá eu saber da Playstation, eu era fanboy do Sonic. Quando abri a minha Sega Saturn pelo Natal ia tendo um pequeno colapso e outro logo de seguida quando a liguei e iniciei o Virtua Fighter. A frase que me lembro de ter dito e com a qual gozo imenso foi “É impossível ficar melhor que isto.”

Impossível? Hoje quando me lembro do primeiro Virtua Fighter até dá vontade de rir, com aquela jogabilidade lenta e rija como as pastilhas Gorila e uns polígonos tão grandes que até arranhavam a iris dos olhos. Hoje em dia pode ser digno de piadas, mas na altura, era um sonho tornado real.

A verdade é que precisamos tanto de gráficos, como de jogabilidade e inovação para que a indústria avance e continue a surpreender. Seja a meter mais 1.000 soldados no ecrã ao mesmo tempo ou a possibilitar a melhor interacção com o cenário para criar o melhor puzzle.

Esta semana quero que se recordem todas as vezes que ligaram uma consola pela primeira vez ou instalaram um jogo novo no vosso PC e pensaram “Não pode ficar melhor que isto!”. Acham que os que os jogos vão ficar por aqui.

Para jogar:
Telltale Games, Seasons e Ages

Estarei eu a ficar demasiado entusiasmado com a vida alternativa que é jogar em PC? Nada disso, eu não me deixo convencer ou apanhar por coisas tão simples como promoções e jogos praticamente grátis e…oh oh oh, mas o que é isto? A Telltale Colection no Humble Bundle com direito ao The Walking Dead por menos de 5 Euros?

Ok, eu queria evitar repetir um conteúdo, mas é verdade, os jogos da Telltale estão todos incluídos num Humble Bundle do site com o mesmo nome e quase todos sem DRM (com a excepção do The Walking Dead.

São várias aventuras ao bom estilo clássico da Telltale com vedetas como Back to the Future, Sam e Max e Wallace and Gormit. Por menos de 5 Euros? Estão à espera do que?

Para quem não gosta de jogos de aventura e Point and Click recomendo também os clássicos The Legend of Zelda Oracle of Ages e Seasons que foram lançados na Nintendo 3DS. São jogos que envelheceram muito bem e merecem o vosso tempo, por isso vão à e-Shop e façam uma viagem ao passado.

Para ver:
Feminismo, Psychos e coisas cá do site

Já viram a nossa entrevista com Arne Meyer da Naughty Dog sobre The Last of Us? E o Unboxing da Patrícia à Saber no quarto Otakubox? Se ainda não o fizeram, que melhor altura do que agora?

Coisas que estejam a criar furor lá fora? Que tal o segundo vídeo da feminista Anita Sarkeesian que volta à carga para provar que as mulheres são umas pobres coitadas no universo dos videojogos?

Por fim, deixo-vos ainda com aquele que foi para mim um dos trailers da semana. O trailer de história de Psycho Krieg de Borderlands 2. Good stuff!

E assim chegamos ao fim de mais um PróximoNível ao Domingo. Para a semana há mais! Até looooogo!

24167383793

Latest posts by Daniel Silvestre (see all)
Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
14 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Silver4000

Na parte das consolas “antigas”, tive uma SNES com o Super Mario, Duck Hunt, um jogo de puzzle e plantaforma de um miudo que criava blocos de gelo, e um de guerra.
Também tive uma SEGA qualquer, com o Sonic 1, um de futebol (onde eu adorava meter os tipos mancos, jogava so para isso XD), um de corrida de motas e outro tipo Bejeweld.

Os gràficos nunca me interessaram, queria mesmo era divertir-me, e na altura era o que fazia (sim, meter tipos mancos era bastante divertido), com a PS1 e PS2 também foi o mesmo, claro que para além dos gràficos, houve a capacidade de mais, o que tornou os jogos excelentes, e agora, para além da diversão, era a jogabilidade e historia que contavam. E hoje ainda é assim comigo, e pelo menos, hà produtoras que ainda sabem disso.

–“–
O Pack da Telltale so me interessa mesmo pelo Walking Dead e o Poker Night. Sam & Max não me agrada muito e os outros não conheço.

Sorbe o Zelda… eu tive o Oracle of Ages e o jogo ficou todo bugado o que se tornou impossivel a proeza de poder jogar…

–“–
Os 2 videos do site jà vi e jà deixei pelo menos a minha opinião num.
O trailler do Psycho ainda não tinha visto, adorei, “turn around pretty lady”. Melhor melhor foi o Gameplay do Tiny Tinas Dungeon Assault 😛

Sobre a feminista, estou a ver, e…. blàblàblàblà… screw her.

LFO

Eu lembro-me bem da minha SS.

1ra consola que tive. Menosprezeia-a demais acho. Naquela altura não queria saber de consolas, queria mais era estar na rua a brincar e a jogar à bola com os meus amigos. Contudo ainda joguei qualquer coisita nela. Não passei nenhum (com 5/6 anos era pior que nabo xD), mas lembro-me bem do Panzer Dragoon II, Tomb Raider, Daytona, Sega Rally, Die Hard, Virtua Fighter…Mas sinceramente gostava mais de ter tido uma Playstation. Teria-me iniciado muito mais cedo no mundo dos FFs, e teria talvez jogado pérolas como Legend of the Dragoon, Chrono Cross e Trigger, GrandiaDragon Quest e claro todos os FINAL FANTASY. Mas lá no fundo sempre fiquei um pouco resentido de não ter dado mais atenção à consola. Well wtv 😀

mart88

bla bla bla depois de muito chorar e culpar, fica aqui a sugestão para o God of War rescrito por ela.
a mulher e filha saem de casa devido a kratos ser violento, kratos vai ao Psiquiatra resolver o seu problema
Peach vai de férias, Mario vai jogar a bola como DK e Bowser.
Ela é um bocadinho parva em criticar um gênero utilizado na literatura, cinema e jogos muito popular e responsabilizar a violencia domestica nesses. Embora este até esteve muito melhor que o 1º

Daniel Silvestre

É como disse no A Pau com os Ursos onde falei do primeiro vídeo. Que devem os homens fazer? Deixar que o vilão rapte a donzela e ignorar a situação, do gênero, ela que se desenrasque? Por muito que ela diga que é um objecto de desejo, é lisonjeante o herói passar por inúmeros perigos para que ela não seja aprisionada, morta, violada, etc.

Nope, os videojogos são maus por utilizarem um modelo clássico mais velho que nós. Tomb Raider? Remeber Me? Nah!

Majinalex

So lhe faltou dizer que as personagens desses jogos foram desenvolvidas com objetivo de atração sexual …pode ter sido verdade…mas n importa…Ai Nariko k tu és tão boa…

_GM_

Eu nunca tive uma Sega Saturn.. mas eu joguei numa quando tinha 10 anos e estava na casa de um primo de férias. Eu joguei Virtua Fighter, NiGHTS into Dream Christmas demo, Sega Saturn Bug demo e Clockwork Knight demo e Courier Crisis apenas primeiro nível pois o disco estava riscado. Foram poucas semanas que usei a consola mas foram muito boas.

Em relação ao vídeo da feminista.. quem bloqueia comentários e opção de gostar/desgostar do seu vídeo é porque só quer transmitir sua opinião para o povo e não quer saber da opinião dos outros. Portanto eu ignoro a gaja.

LFO

Aqueles hula-hoops nas orelhas não lhe devem fazer nada bem a cachimónia.

Daniel Silvestre

Só bons jogo 🙂 Tenho todos menos o Christmas Nights que só tenho o original.

Ela bloqueia os comentários porque sabe que vai haver flame, a melhor comparação são aquelas pessoas que tapam os ouvidos e cantam enquanto tentas debater coisas serias com elas…enfim.

Kronos

Daniel, o que tu sentiste pela sega foi o que eu senti pela sega quando a recebi tb xD first game? virtua fighter 2 ^^ e a minha tb foi no natal xD

Nirvanes

Daniel não incentives o pessoal a dar cliques a essa anormaloide xD

Daniel Silvestre

Eu percebo o que queres dizer, mas acho que os nossos utilizadores sabem pensar por si para não se deixar levar pelo lado negativo e tendencioso deste vídeo 🙂

Kanudo

Há muita gente que vai logo a extremos quanto à importância dos gráficos num jogo. Não devemos julgar um jogo apenas pelos gráficos, afinal se o conceito for suficientemente interessante até podemos pôr esse aspecto de lado (o Tokyo Jungle é um bom exemplo disso) mas a apresentação também pode ser um ponto fulcral para experiência de jogo. Nesta próxima geração as evolução dos gráficos em geral não vai criar tanto impacto como em gerações anteriores mas os pequenos detalhes é que vão fazer toda a diferença

Quando aos vídeos dos Tropes, parece que a maioria parte logo para a crítica e para o exagero, não dando propriamente atenção ao que ela está dizer só pelo facto de ser feminista. Ela não está a atacar os jogos, apenas está a destacar certas tendências que estão presentes nas histórias de vários jogos. E é por aí que acho interessante os vídeos dela, chama à atenção alguns aspecto que podem passar despercebidos e que nos deixam a pensar.

Guilhathorn

Tive o meu primeiro PC aos 3 anos e a minha primeira consola só aos 9 anos (PS2)
Já não me recordo da reacção ao receber o PC, aliás nas minhas memórias parece que o tive desde que nasci, a presença dele na minha infância foi constante. Quanto à PS2 o dia em que a recebi foi dos melhores da minha vida, foi uma espécie de Renascimento na minha História pessoal xD

Quanto a jogos baratinhos, se não estiverem na minha lista de procurados, esqueço a ideia de os comprar porque já tenho bastantes ainda para jogar e como o meu tempo livre está lentamente a escassear, não vejo necessidade de adquirir nada para além do essencial,(se forem grátis “safoda” xD) porque ainda ando à procura de certos clássicos que na altura do seu lançamento e presença no mercado não me lembrei de procurar e esses sim quero ver na minha prateleira um dia destes….

Já não posso ver essa gaja à frente!!! Ganda bitch! (Não é a Patricia é a Anita! xD)

Abraço!

Leonsuper

Bom artigo!

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
14
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x