Pokémon GO merece ser boicotado pela comunidade

Caso não joguem Pokémon GO e não liguem propriamente a notícias, não devem saber que de momento a Niantic e o Pokémon GO estão a ser alvo de um ataque generalizado dos jogadores.

Esta situação surgiu depois da Niantic ter adicionado uma série de alterações benéficas ao jogo que ajudavam a colmatar alguns dos problemas e limitações criados pelo Covid-19. Entre algumas destas modificações temos coisas como aumento da quantidade de presentes que podemos abrir,

O grande problema foi a introdução da melhor melhoria que a Niantic podia ter feito durante a pandemia e que resultou de forma perfeita e brilhante, o aumento do alcance das Pokéstops e ginásios. Em vez de podermos interagir no raio de alcance da personagem, esse raio foi duplicado, o que trouxe uma série de vantagens.

Desde ontem, a Niantic removeu várias das modificações e se a maioria não interessa assim tanto, todos os jogadores ficaram supreendidos e furiosos com a remoção do dobro do alcance. Na minha opinião, uma atitude por parte da Niantic que não faz sentido e que merece toda a indignação por parte dos jogadores.

Antes de mais, vamos já eliminar a questão dos jogadores serem uns meninos e meninas mimadas que querem é estar sentados em casa a rodar stops. Isso pode acontecer claro, mas será uma adição positiva uma má coisa para quem?

Com o aumento da distância das Pokéstops e ginásios ficou bem mais prático, mas também vastamente mais seguro para todos os jogadores. Seja um jogador regular ou um jogador hardcore, o sentimento geral é que esta mudança não só fez todos terem mais diversão com o jogo, como ainda se sentiram mais motivados a jogar, explorar e fazer coisas como raids e afins.

Para começar, temos sempre de pensar no grande elefante de sempre, o Covid-19 que ainda continua a atormentar a vida de muitos, especialmente em países que não conseguem recuperar e continuam a ter números maiores do que aqueles com os quais conseguem lidar. Com estas alterações, era possível reunir em volta de um ginásio sem estar exactamente deixo dele ou ir para zonas com mais jogadores.

Além disso, embora o Pokémon GO seja um jogo mais dirigido à comunidade, também é jogado por pessoas que não são fãs de interagir, como tal, preferem nem ter de jogar perto de outras pessoas que estejam a fazer o mesmo. É pena que escolham fazer assim, mas é a sua escolha. A isto adicionamos ainda algumas situações muito más onde foram feitas emboscadas a jogadores o que resultaram em assaltos.

Depois entramos nas questões mais lógicas antes de entrarmos na mais “negra”. Sendo a mais lógica a acessibilidade de todos os jogadores. Começando pelo mais óbvio, temos as pessoas com problemas motores ou similares que estavam a aproveitar o facto de conseguirem aceder a zonas mais distantes, muitas delas sem facilidade de acesso para elas.

Depois temos a questão de localizações fechadas durante a noite que assim podiam ser acedidas sem entrar à socapa o que é até é reprovável pelo jogo e punível por lei. Além disso, temos o caso de ginásios e Pokéstops localizados na parte oposta de ruas movimentadas e afins que passavam assim a ser facilmente acedidos sem por em risco a vida de ninguém.

Fará assim tanto sentido por em risco a vida de pessoas ou dificultar a jogabilidade e diversão das pessoas que jogam Pokémon GO? Se elas jogarem mais tempo não há a hipótese até de poderem receber mais dinheiro?

Por fim, temos a pior razão e aquela que enfureceu mais pessoas. O facto desta mudança ter sido feita mesmo com tantos jogadores contra e a Niantic ter alterado as distâncias sem responder ou comunicar com os fãs, ou mostrar sequer que estava a perceber o motivo pelo qual estava literalmente a ser bombardeada com jogadores a queixar e pedir para manter tudo como estava.

O facto de termos uma companhia que decide fazer algo que não ajuda ninguém e até torna o jogo “menos jogável” é dantesco e simplesmente estúpido nos dias que correm. O Pokémon GO é um jogo feito e jogado pela comunidade e o facto de uma companhia não ouvir ou responder a feedback é ridículo nos tempos que correm. Como se uma coisa já não fosse má, é fazer algo mau ainda muito pior.

É triste e enfurecedor que a Niantic tenha levado estas mudanças inofensivas adiante. Quem ganha com isto? Certamente não os jogadores e com a quantidade de feedback negativo e até boicotes anunciados, certamente nem a Niantic.

Por isso mesmo, a Niantic merece todo o feedback negativo que estão a receber e espero que exista força suficiente para os fazer perceber que quem paga as contas é a comunidade e por muito que tenham vindo a arranjar publicidade e patrocínios para o jogo, no final do dia, o dinheiro que fazem é que importa.

Com esta atitude, percebo perfeitamente que muitos queiram sair ou já desinstalaram o Pokémon GO e não acho que estejam a fazer algo errado. Eu também não quero fazer parte de um jogo onde quem o cria toma as decisões mais anti consumidor possíveis e ignora totalmente o feeback positivo da comunidade. Isso pode acontecer caso a Europa também siga o mesmo caminho de outras regiões.

Parabéns Niantic, estão no bom caminho para serem uma das piores companhias do ano. A Team Rocket ficaria orgulhosa!

Latest posts by Daniel Silvestre (see all)
Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x