Opinião – A minha primeira experiência com JRPGs

Por esta altura já joguei vários JRPGs, mas não tantos como a coleção do Daniel (vais morrer antes de teres a oportunidade de os abrir e eu vou ficar a rir, se não me for primeiro). Por bem ou por mal, não experimentei todos os JRPGs que queria, tanto por falta de tempo, de jogo ou dinheiro, existem uns quantos que queria mesmo meter as mãos mas que até hoje ainda não tive a oportunidade de experimentar.

No entanto ainda me lembro da maioria dos que joguei, incluindo a minha primeira experiência com o género, que foi o jogo de uma franchise já mundialmente conhecida, Final Fantasy VIII. Recebi o jogo na altura em que o meu pai comprou a PSOne a um primo meu, e apesar de estar tudo numa lingua estrangeira, passei bons momentos com o jogo.

O FMV que serve como abertura do jogo provavelmente deve ter sido a primeira cutscene que vi, e tenho a dizer que continua com bom aspecto nos dias de hoje. E o jogo no geral… bem… nunca tive oportunidade de o terminar uma vez que o CD1 se partiu de certa forma (não sei o que aconteceu), e quando tentei jogar via emulador o computador avariou quando cheguei ao CD2… mas lembro-me de vários momentos no jogo, a caverna com Ifrit, a missão do comboio, aquele T-Rex que nos matava logo no início porque decidimos explorar a escola… a sério, quem tem o raio de um T-Rex na escola?

Mas o mais importante de tudo, lembro de conduzir um carro! Ok estava a brincar, Triple Triad! Nunca esperei encontrar um jogo dentro de um jogo (na altura o conceito de minijogo era uma incógnita para mim), e Triple Triad era bastante bom, embora os adversários tivessem melhores cartas do que eu. Mas quando o oposto acontecia a sensação era a mesma de uma personagem a nível 99 lutar contra inimigos a nível 1.

Ao todo, a experiência foi interessante o suficiente para me deixar curioso nos outros jogos da franchise, bem como em outros jogos do género. E ainda hoje planeio em regressar a Final Fantasy VIII, apensar queria um remake ou versão HD em modos na PSN (embora também esteja a considerar comprar a versão original, quando estiver em promoção), uma vez que quero terminar o jogo de vez.

E vocês, qual foi a vossa primeira experiência com um JRPG? Partilhem na zona de comentários!

Mathias Marques
Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram