Estamos novamente na época da Tokyo Game Show, e mais uma vez vem uma torrente de novidades, trailers, e livestreams. É claro que a TGS é um dos eventos de videojogos mais esperado todos os anos por vários jogadores, contando sempre com mais novidades sobre jogos que estamos à espera, e por vezes uma pequena surpresa que acabou por não ser revelada na E3 ou Gamescon, mas principalmente E3.
Mas isso é tudo só coisas boas não é? Até é, o problema é mesmo estar a par com a informação toda. Os trailers que vão saindo aqui e ali fora das conferências ainda se conseguem encontrar, o mesmo para os que são apresentados dentro de conferências, esses são ainda mais fáceis. No que toca a novidades, a maior parte é sempre entrega em conferências, por isso não existe problema, certo? Como assim está tudo em Japonês? Mas um terço das pessoas a ver não percebem. Hm? Ir procurar a sites de notícias que tenham pessoas que saibam Japonês? Ok…
E finalmente o grande problema que eu tenho com a Tokyo Game Show, as livestreams, sendo que a razão é bastante simples. Diga-mos que no primeiro dia não existe nada, ou pelo menos a horas decentes para quem vive na Europa, e por isso acaba por haver uma livestream de uma companhia conhecida ou coisa do género. Mas antes disso, onde ver a stream? Normalmente está sempre tudo disponível no Nico Nico Douga, os mais curiosos apenas tem que se inscrever neste “Youtube Japonês”, mas em algumas conferências de certas companhias a livestream acaba por ter uma versão Youtube e até Twitch.
Dito isto, o que acaba por ser mesmo o meu problema? Excluindo o facto de algumas conferências não terem livestreams (que também acontece na E3), o primeiro ponto será o facto de alguns sites de videojogos não indicarem as livestreams das “coisas mais Japonesas”, o segundo e mais importante ponto deve-se à maior parte das livestreams terem a duração de 5 a 7 horas. Sim, não importa muito se a stream da Dengeki Bunko e da Famitsu dura quase meio dia, o problema é de isso tudo dar ao mesmo tempo.
Se for a dar um exemplo mais recente então terei que falar da Tokyo Game Show do ano passado, onde ao acordar às 7 ou 8 da manhã, haviam 3 streams a dar ao mesmo tempo, Dengeki, Famitsu e Capcom com um especial de Dragons Dogma. Logo tive 3 janelas abertas e distribuídas pelo único ecrã do meu computador a tentar ver as novidades mais importantes, enquanto ia mudando o volume entre streams, metendo a mais interessante com um volume mais alto, e à procura de mais notícias que tivesse perdido durante a noite, tanto para minha informação como para o site.
A duração destas conferência acaba por ser um exagero, tendo em conta que existe mais do que uma a dar ao mesmo tempo. Felizmente sai sempre uma lista do que está programado para estas streams e TGS em geral, sendo que então apenas basta ver o nome dos jogos presentes e os planos para os mesmos, como trailers, nova informação, etc. E o resto do trabalho acaba por ser pescar pelas notícias aqui e ali, acabando finalmente por me informar sobre a maioria das novidades que este evento oferece.
Tudo isto para explicar a razão de pelo menos não haver um artigo geral sobre a TGS por minha parte, já que não é possível estar a acompanhar tudo para meter tudo actualizado, o que não quer dizer que não tenha uma lista preparada com as mais recentes novidades para as notícias do dia.
- Trails in the Sky é apenas o prólogo de uma grande aventura - Junho 24, 2024
- Sayonara - Abril 1, 2021
- Próximo jogo de David Cage irá contar com Tommy Wiseau, Hideo Kojima e mais - Abril 1, 2021