Uma vez mais, os estudos académicos comprovam que o consumo de conteúdo violento não equivale a violência.
Num estudo levado a cabo pelo psicólogo americano Chirstopher Ferguson e publicado pelo Independent, foram agregadas várias informações sobre períodos históricos e ocorrência de actos violentos, o que criou resultados bastante interessantes.
Ao contrário do que os mais negativistas apontam, seja entre filmes ou jogos, à medida que a violência aumentou e ficou mais explicita, foram registados cada vez menos casos de violência no mundo real.
A pesquisa apreciou o periodo entre 1920 e 2005 e existe um decrescimo de actos violentos, mesmo com o aumento e presença de conteúdo audiovisual mais violento.
Fergurson acrescentou ainda que utilizar algo como os videojogos e filmes como bode-espiatório, apenas distrai o público de pressões sociais, como é o caso da pobreza que poderá estar no centro dos actos mais violentos.
Uma vez mais, parece que estamos seguros dos monstros que tantos apregoam.
- State of Play terá nova transmissão esta noite - Fevereiro 12, 2025
- Nintendo Switch recebe campanha “Sempre em Jogo” - Fevereiro 11, 2025
- Dragon Ball Z the Legend ainda é dos melhores jogos da série - Fevereiro 6, 2025