Modding Zone: The Second – Artigo 8: All aboard the Hype Ark!

MZ8

Boas pessoal, sejam bem-vindos a um novo MZ. Esta semana não temos História Interactiva, ÓHHHH, porquê? Porque depois da revelação da semana passada não queremos criar hype… No entanto vão poder contar com mais um Modding Time, a rubrica stand alone do Silver e a arca atrasada do membro da comunidade, Raizor.

Estão com hype para outro MZ?

 

 Modding Time

Lembram-se do hype? Aquela coisa que já vos destruiu o entusiasmo pelo jogo que tanto esperavam? Ou filme? Série? Anime?

Do que é criado o hype? Hoje em dia é essencialmente por trailers, no caso de jogos, trailers cinematográficos em vez de gameplay. Pois é essa a estratégia das empresas.

Lembram-se de Final Fantasy XV? Que foi apresentado na altura como Versus XIII com um trailer cinematográfico? Posso dizer que só esse trailer me causou enorme hype, fazendo imensas pessoas comprarem uma PS3 logo no dia de lançamento, o que não foi o meu caso.

Lembram-se do Half Life 3? Algo que não saiu nem está confirmado mas um enorme hype e ansiedade já anda à volta do mesmo, apos todos estes anos.

ffxv-mz-pn

Vamos discutir estes dois casos, o FFXV foi algo que levou a compra imediata de uma consola para poder jogar o jogo, que nem chegou a sair na mesma, e após todos estes anos o hype ainda se mantém e ainda consegue crescer a cada nova informação, mas com isto tudo já deu tempo para as pessoas avaliarem e reavaliarem o mesmo, pelo menos comigo, e aperceberem-se do tipo de jogo que é, controlando assim o hype para no fim não se desiludirem.

Falando do Half Life 3, este é um hype que tem sido criado por um ‘jogo fantasma’, criando até memes, algo que o FF XV também criou já agora, sendo até agora negado pela Valve, a meu ver, esta negação deve-se ao facto do hype, pois o mundo dos FPS’s cresceu e evoluiu, e criar um Half Life nesta nova geração de FPS’s mantendo a essência dos seus antecessores é algo que daria trabalho, pois os fãs iriam desejar algo igual aos anteriores, mas poderiam achar a nova jogabilidade arcaica, matando assim o jogo ainda antes de ele ser lançado.

hafl-life-mz-pn

Acho que podemos então dividir o hype em duas categorias, o hype cego e o hype ‘não cego’, ou verdadeiro. O hype cego é aquele que se origina com os tais vídeos cinemáticos, ou vídeos ‘isca’, se os quiserem chamar assim.

Podemos ter como exemplo o FF XV quando foi anunciado que, tal como já disse, um único vídeo deve ter sido a razão para imensas vendas da PS3, sendo que desiludiu quem esperava o jogo, pois o mesmo ainda nem saiu, sendo que já nem vai sair na mesma consola.

Agora falemos do hype verdadeiro, pensemos em sequelas, por exemplo o Super Smash Bros que saiu recentemente, análise aqui, os fãs à espera desta ‘sequela’ viram as novidades introduzidas e em como o jogo se tornou ainda melhor do que os anteriores, sendo então que o hype foi cumprido e não desiludiu.

ssb-mz-pn

Mas, ainda existe uma outra facção, as do anti-hype. Devo dizer que me encontro um pouco virado para esse lado, porque na maior parte das vezes quando vejo imensa gente a falar de X jogo a dizer que é o melhor de sempre, fico sem vontade nenhuma de experimentar o jogo por imenso tempo, e se alguma vez o experimento, não o acabo por não achar tão bom como o dizem, embora claro tenha excepções, Mass Effect foi uma delas.

No entanto existe o pior lado da facção anti-hype, os trolls/haters que vêem dizer mal do jogo por tudo e por nada, sem razão nenhuma, e muitas vezes comparando a outros jogos (não venham dizer que foi o mesmo que fiz ao Destiny, o jogo é claramente um Halo online, dá para ver pelas mecânicas do jogo, até os movimentos das personagens são iguais, dai o meu interesse não ser nenhum, se me fiz entender mal em alguma noticia relacionada ao jogo, está aqui a minha desculpa).

mass-effect-mz-pn

Ao longo destes anos, algo que me tenha criado hype passou logo a despercebido nas semanas seguintes, sendo que o único momento em que me entusiasmo é quando vejo conteúdo desse mesmo jogo, posso dar o exemplo do Final Fantasy XV, que após todos os anos em espera tinha decidido largar o jogo. Mas o trailer da E3 do ano passado, ou foi o da apresentação da PS4, uma das duas, voltou a trazer o meu entusiasmo pelo jogo ao de cima. Sendo que de cada vez que existe informação nova, quero saber, e fico impressionado com as novidades, mas ao mesmo tempo consigo avaliar o jogo tal como ele é, sendo que o meu entusiasmo fica moderado.

Fazendo com que eu não seja uma pessoa que irá a correr para as lojas para comprar uma PS4 no dia em que o jogo for lançado, mas uma que decidiu comprar uma PS4 um dia mais tarde, quando estiver barata, com este mesmo jogo na lista de prioridades.

E vocês? Quais os jogos que vos criaram hype? Responderam à expectativa?

 

A Arca

Semana 12 – Após 4 semanas parece que voltamos a encontrar o rumo, desta feita encontra-mos o Raizor a flutuar nas águas deste mundo desconhecido. Vamos ver o que ele traz na bagagem.

Bom, mais uma vez estou presente numa rubrica do PN, desta vez na Modding Zone. Depois de algumas semanas a ser torturado pelo senhor Tylarth (sim, porque a “minha” arca já devia ter saído à uns tempos atrás) lá consegui terminar isto. Bem, vamos lá aos 5 escolhidos:

1º-Assassins Creed IV
assassins-creed-4-black-flag-season-pass-pn-n_00006

Eu sou fã de Assassins Creed . Eu sei que toda a gente já sabe mas gosto sempre de lembrar xD. AC4 é o meu jogo preferido da franquia a par do AC2. Escolhi o 4 porque é o jogo que tem mais “conteúdo”…posso andar de barco pelos mares, afundar barcos, caçar animais, pescar, matar piratas, destruir fortes, encontrar tesouros… até bêbado posso ficar. Em relação à história, poderia ser melhor… mas todo o conteúdo que referi acaba por compensar isso.

2º-FIFA 12

É obrigatório levar um jogo de futebol. Normalmente faço sempre uma a duas partidas por dia só mesmo para descomprimir. Eu sei que não é o FIFA mais recente/ atualizado mas para mim ainda é o melhor FIFA até à data, apesar de ainda não ter jogado o FIFA 15. Só mudarei quando achar que o jogo teve uma evolução significativa.

3º-Dirt 3

Um jogo de corridas também é obrigatório. Sempre gostei de jogos de rally desde pequeno (Sega Rally , Colin Mcrae… bons tempos ) e Dirt 3 é muito provavelmente o melhor jogo de rally que saiu nos últimos anos e como tal tinha que fazer parte da lista. Aliás… Codemasters, já está na altura de saírem novidades sobre o Dirt 4.

4º-Grand Theft Auto V

gta-online-beach-bum-update-4-pn

Foi a escolha mais difícil dos 5 porque ainda não o joguei… “ Escolheste um jogo sem o ter jogado ainda ?! “ … escolhi porque é um jogo que “conheço”. Eu gosto de GTA, já joguei alguns anteriores e sei como é que GTA funciona. Não é o meu jogo preferido mas gosto daquele mundo… roubar um carro e explorar o mapa de uma ponta à outra e fazer só disparates. Gosto da liberdade que o jogo nos proporciona. GTA V é o jogo mais recente e por tudo o que já li e vi é dos melhores lançados até hoje. Ainda não o joguei mas vou tentar colmatar essa falha em breve.

5º-Pokemon X e Y
pokemon-x-y-ana-pn-n_00006

Quando li que tinha escolher apenas 5 jogos para a arca, o primeiro jogo que me veio logo à cabeça foi Pokemon. Pensei no SoulSilver e HeartGold mas como já tinham sido escolhidos a minha escolha recaiu no Pokemon X/Y. É o jogo mais recente da franquia e aquele que me fez regressar à serie passados uns bons anos (fez-me comprar uma 3DS). Eu “abandonei” Pokemon na 3ºGeração devido ao facto de não ter um Game Boy Advance… sim, eu sei que existiam outras “formas” de voltar a Pokemon mas, na minha opinião, é um jogo que deve ser jogado numa consola portátil e não de outra forma. Pokemon X e Y foi, provavelmente, o jogo que trouxe mais novidades até hoje: totalmente em 3D, Supertraining, Pokémon Amie, Mega-Evoluções…o jogo só peca pelo pouco “conteúdo” que tem depois de vencermos a Liga Pokemon mas tirando isso não tenho nada a apontar. Absolutamente obrigatório.

E pronto ficam aqui as minhas escolhas. Não foi fácil escolher mas escolhi aqueles que me dão mais “segurança” e conheço melhor. Com estes cinco já me divertia durante uns bons tempos na ilha. Até à próxima

 

E por aqui fica mais um Modding Zone, voltem para a semana para mais uma entrada desta rubrica semanal.

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram