Metroid faz hoje 30 anos

metroid-prime-3-corruption-pn

No dia 6 de Agosto de 1986, a Nintendo lançou o primeiro título da série Metroid para a Famicom no Japão. Desenvolvido pela divisão R&D1 da Nintendo e pela Intelligent Systems, Metroid segue a história da caçadora de prémios Samus Aran que enfrenta os Space Pirates para impedi-los de usarem organismos parasitas chamados Metroid como armas biológicas.

Apesar da jogabilidade partilhar semelhanças com Super Mario e Legend of Zelda, o estilo de jogo de Metroid tem um tom mais tenebroso e isolado num contexto de ficção cientifica, com grandes influências do filme Alien de Ridley Scott. Metroid também iria influenciar muitos outros jogos com o seu foco na exploração e a obtenção de power-ups para aceder novas áreas.

Dependendo do tempo em que terminavam o jogo, o final que recebiam variava, o que incentivava a fazer speedrun. Se conseguissem concluir o jogo em menos de 5 horas, era revelado que Samus Aran era na verdade uma mulher, o que apanhou muita gente de surpresa na altura. Isto tornou Metroid num dos primeiros videojogos com uma protagonista feminina, e certamente, uma das mais populares.

A minha introdução às missões perigosas de Samus Aran começou com Metroid Prime Trilogy para a Nintendo Wii, que incluí os 3 jogos criados pela Retro Studios. Ainda não experimentei os jogos 2D, como Super Metroid e Metroid Fusion, portanto estou mais familiarizado com a fase 3D de Metroid. Também joguei Metroid: Other M da Team Ninja lançado em 2010, e desde então, os fãs estão à espera de um novo título da série. É verdade que vamos ter Metroid Prime: Federation Force para a 3DS no próximo mês, mas ainda não sei bem o que pensar sobre o jogo.

São fãs das aventuras de Samus Aran? Não se esqueçam de comentar e dizer-nos quais são os vossos jogos favoritos da série Metroid.

Sérgio Batista
Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram