Depois da desilusão para muitos de Batman & Robin, os filmes do Homem-Morcego iriam percorrer uma nova fase nas mãos de Christopher Nolan e tornar-se no que é hoje conhecida como a trilogia The Dark Knight. Desta vez vou fazer um pouco de batota e vamos falar dos 3 filmes num só artigo, uma vez que este vai ser o penúltimo artigo da maratona e o Batman v Superman: Dawn of Justice vai estrear já amanhã, portanto não temos tempo para falar de mais coisas.
O primeiro filme, Batman Begins, surgiu em 2005 numa altura em que os filmes de super-heróis tinham uma boa chance de sair porcaria – relembro que tivemos Constantine, Elektra e Fantastic Four nesse mesmo ano. Fomos introduzidos a Christian Bale no papel de Bruce Wayne e à sua voz de laringite como Batman. O filme apresentou um tom mais sério e realista à personagem onde ficamos a conhecer melhor a história de Bruce Wayne desde a morte dos seus pais até à origem do Cavaleiro das Trevas.
Com a história de origem fora do caminho, seguimos para 2008 com The Dark Knight, um filme visto por muitos como o melhor filme de Batman de sempre, e ironicamente, o principal responsável não é tanto pelo próprio Batman mas antes pela prestação de Heath Ledger como Joker. Apesar de ter falecido alguns meses antes da estreia do filme, Ledger foi galardoado com o Óscar para melhor actor secundário pelo seu papel no filme.
A trilogia ficou concluída com The Dark Knight Rises em 2012. Apesar de ter dado bastante lucro (mas mesmo bastante), o filme deixou um bocado a desejar para muitos. Não é de todo um mau filme, mas parece que sempre vejo algo sobre ele, descubro uma inconsistência nova, sem esquecer que tem uma das “melhores” cenas de morte de sempre. Apenas não é o meu filme favorito da trilogia.
Como podem ter notado, não falei assim muito ao pormenor sobre cada um dos 3 filmes neste artigo. Isso é porque na verdade eu queria dar-vos a chance, à comunidade, de darem as vossas opinões sobre esta versão de Christopher Nolan do Cavaleiro das Trevas. Qual é o vosso filme favorito da trilogia? Preferem filmes de super-heróis assim ou menos sérios? Digam-nos nos comentários abaixo.
- Análise – Ford v Ferrari / Le Mans ’66: O Duelo (por Rui Santos) - Novembro 26, 2019
- PróximoNível: Jogos do Ano 2018 – As escolhas do Sérgio Batista - Dezembro 31, 2018
- Hellboy – Primeiro trailer oficial - Dezembro 19, 2018