Hoje em dia, Journey é visto como um dos maiores sucessos de sempre da indústria digital dos videojogos, mas o percurso não foi tão glorioso como o resultado.
Segundo contou Jenova Chen durante o DICE Summit 2013, a thatgamecompany chegou ao ponto de falência perto do final da criação do jogo.
Após dois anos de desenvolvimento, a Sony aceitou financiar um terceiro ano, o qual foi excedido. Após alguns meses de trabalho no zero e sem forma de pagar aos funcionários. Uma sessão de testes final mostrou que o jogo estava pronto para mexer com os sentimentos dos jogadores.
Uma história de sacrifício e luta que quem jogou Jorney irá certamente reconhecer. Correcto?
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Não estou muito surpreendido com o que aconteceu há thatgamecompany, as deadlines têm que ser cumpridas por alguma razão ainda por cima numa companhia pequena com poucos produtos que a sustentassem isto não podia ir muito além de um ano de produção para ser altamente lucrativo. E se não fosse a sony já tinha falido há mais tempo e não havia jorney para ninguém.
“…aconteceu *à* thatgamecompany…”
Não concordo com o teu ponto de vista, porque a Sony apostou forte neste jogo, como depois deu para ver nas vendas que teve e nos prémios que recebeu. A Sony tem mais que dinheiro para sustentar uma empresa destas até que um jogo saia para o mercado, ainda para mais em algo que eles apostaram bastante.
A sony TEVE que apostar forte…é algo que n acontece todos os dias quando um subcontratado falha com as suas obrigações…é o mesmo que se passa com o sporting, o Bes tá com a fezada toda, mas aí o retorno já é mt duvidoso
Mas como deu para ver, essa aposta valeu o esforço devido ao que vendeu e aos prémios que recebeu.
Já o Sporting, apostar nele dá sempre um tiro furado xD
Assim como no mundo dos videojogos à apostas que n se revelam lucrativas para os investirdores…VERSUS XIII cough cough
“…há apostas…”
Eu acho que o título da notícia deveria ser “Journey quase levou a thatgamecompany a falência”…
e btw, existe alguém que se chama Jenova? looool
Yap, o quase faz lá falta 😉
Sim, eu cheguei cá à notícia e vi que fui completamente “enganado”. Felizmente para os gajos do Journey, lol.
Isto é uma caracteristica do marketing xD
Também vi uma vez uma noticia que dizia que um actor tinha sida e depois li a noticia e era a personagem que ele tava a fazer que tinha lol
Estamos a falar num caso de falência técnica. A partir do momento em que não há dinheiro e existe dívida (neste caso perante os funcionários que estavam a trabalhar no jogo) então é falência pois não existe dinheiro para cobrir dívidas. É como o caso da THQ, já estavam em falência, a diferença é que foi declarada. A thatgamecompany não declarou pois conseguiu pagar as dívidas com o retorno da venda do jogo.
Cumprimentos!
Então mas isto só se soube agora?
Sim, foi revelado no tal painel da DICE.
Jenova, só conheço mesmo no VII ;D
Então espero que o retorno tenha sido muito bom nem que seja para compensar a coragem de correrem tal risco. Deviam estar altamente confiantes, ainda bem!
Ao ler o titulo fiquei logo “WTF?”.
Bem, nao é erro, a empresa foi para a falencia porque jà nao podia suportar o jogo, foi a Sony que teve de dar a sua contribuiçao. Fez bem e và là que ganhou bem.
Uau! Respeito……muito respeito! É sem dúvida, uma história que deve servir de exemplo para muita gente.