GTA 5 – Mais do mesmo nunca é demais?

Quando o primeiro Grand Theft Auto foi lançado, a sua visão área, a sua simplicidade e limitações técnicas não faziam antever o futuro que podemos ver agora nos trailers de GTA 5.

Apesar de algum sucesso criado em redor dos originais como dois de mutos jogos de culto, foi a partir de GTA 3 que a coisa começou a aquecer e a partir de GTA Vice City já não havia como parar o comboio a alto movimento que é GTA.

A passagem para o mundo 3D e a crianção de mundos cada vez maiores e com mais para fazer permitiram à Rockstar trazer mais conteúdo do mundo real para cada jogo, começando com pequenos mini-jogos relacionados com desportos ou passatempos reais e culminando em inúmeras actividades sociais.

Mas se formos a ver, desde GTA 3 que o conceito de GTA é praticamente o mesmo. Viver numa cidade que podemos explorar à nossa vontade, enquanto fazemos missões, roubamos carros e matamos quem bem nos apetecer pelo caminho.

Se GTA é sempre a mesma coisa independentemente do ano em que decorre e o modelo vai continuar a ser o mesmo em GTA 5, porque razão é que cada novo jogo continua a fazer-nos contar os dias até ao seu lançamento? A resposta é simples, mais do mesmo nem sempre é demais.

GTA foi criado com uma estrutura de missões que avançam a história e embora esse seja o padrão principal, os mundos concebidos pela Rockstar são um dos principais apelos. Quem fez mais que duas ou três missões seguidas sem explorar a zona em redor para apanhar qualquer coisa ou simplesmente descobrir novas áreas? Não é só por curiosidade, mas sim porque podemos, e a não ser que tenham uma ilha ainda bloqueada, somos sempre convidados a explorar o mundo, como um chamamento mudo que nos puxa constantemente.

Isto está ligado à liberdade, uma das palavras de ordem de GTA. A realidade de que podem fazer o que quiserem da forma que quiserem sem terem de se preocupar com as missões que estão à vossa espera. Querem jogar às setas, explorar a zona rural, fazer missões alternativas de Rampage ou simplesmente passear a bordo do vosso carro enquanto tentam respeitar o código de estrada? Podem fazer tudo isso, seja sozinhos ou a rodar o comando entre amigos e ver quem sobrevive mais tempo com todas as estrelas de procurado.

O facto de sermos penalizados pelo jogo pelos crimes que cometemos, mas nunca julgados pelos mesmos é uma boa forma de encontrar um desafio à altura enquanto a consola ou PC e desligamos durante uns minutos a nossa cabeça da realidade do dia a dia onde existe o trabalho ou a escola. Esse desafio aliado à liberdade do jogo faz com que qualquer um se sinta incentivado a jogar e puxar pelos limites do mesmo ao seu gosto, criando sessões de jogo caóticas ou bastante calmas dependendo do jogar e do seu estado de espírito.

Tudo isto passa por uma questão de escolha, pois embora o esquema de jogo seja sempre o mesmo, a forma como o abordam e aquilo que resolvem fazer depende de vocês. São vocês que resolvem iniciar uma missão ou atender o telemóvel à melga do vosso primo que quer ir novamente a um bar de “meninas”. São decisões que podem tomar ou ignorar no jogo e mesmo que possam ser penalizados, nunca serão julgados por isso.

Ao olhar para GTA 5, queremos fazer tudo o que nos mostram e visitar cada canto desta nova Los Santos. Pois sabemos à partida que a Rockstar misturou novamente todos os bons ingredientes que nos fazem adorar GTA e adicionou muito mais conteúdo a algo que já era enorme. Mesmo que acabemos por nem terminar a história do jogo ou fazer metade de todas as actividades disponíveis, sabemos que nos vamos divertir enquanto GTA estiver dentro da nossa consola e cada vez que o jogamos, entramos num mundo que aceita as nossas prioridades e que avança tão depressa como nós quisermos.

Apesar de todas as novidades apresentadas em cada trailer e imagem, a verdade é que tudo aquilo que os outros já tinham, estará sempre de regresso, e por muito que seja mais do mesmo, vai acabar por nunca ser demais.

GTA 5 chega às lojas no dia 17 deste mês para a PS3 e Xbox 360. Vão comprar no dia de lançamento? Estão entusiasmados com este regresso? Deixem os vossos comentários e opiniões em baixo.

 

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram