Farming Simulator 22 e o caso Battlefield 2042

Lembram-se de quando todos os anos, por altura do Natal começavam a sair os clássicos anuais de videojogos? Lembram-se de os FIFAs, PES e Call of Duty a dominar as preferências?

Pois bem, o mundo é um lugar estranho e em constante mutação e alguns dados partilhados recentemente pelo SteamDB (via Kotaku) são bastante supreendentes e um “tanto ou quanto” inesperados.

Battlefield que sempre foi o rei e senhor no PC e um dos maiores exemplos do género dos FPS teve o lançamento de Battlefield 2042 este Novembro e apesar de ser um jogo típico de PC, foi dominado e teve menos vendas que outro jogo bastante distinto.

Segundo o SteamDB, não só Farming Simulator 22 foi o jogo mais vendido desta semana como acabou por ser muito mais jogado que Battlefield 2042, tanto em termos de jogadores Online como de jogadores no maior espaço de tempo.

Claro que esta é uma comparação bastante limitada, pois muitos jogadores compraram Battlefield no PC através do Origin da EA e existe muita gente a jogar também nas consolas. Mas fazendo uma comparação directa e não esquecendo que Farming Simulator 22 também está nas consolas, é giro ver como algumas coisas mudam.

Se para a maioria, Farming Simulator 22 é um jogo aborrecido e que nunca iriam jogar, a verdade é que foi sendo construída uma grande legião de fãs em redor da franquia e o resultado está a vista depois de tantos anos de “insistência”. Eu próprio já joguei edições passadas para análise e embora não seja o meu estilo favorito de jogos, teria de ser cego para não reconhecer a qualidade crescente.

Claro que este Battlefield 2024 começou com vários problemas e temos a questão de estar em outras plataformas, mas é interessante ver que durante um certo espaço de tempo, as pessoas estiveram mais interessadas em criar uma quinta virtual em formato Triple AAA (vamos esquecer o Farmville okay?) Do que a jogar um FPS Mega Blockbuster.

 

Será isto um reflexo dos tempos e de como o facto de coisas como o Covid-19 e estar fechado em casa ajudou a que muitos quisessem este estilo de escapes mais tranquilos?

A indústria dos videojogos tem muitas coisas más e ainda muito que resolver em termos más práticas e discriminação, mas são estes momentos que ainda nos conseguem apanhar de supresa pela positiva.

A nossa análise de Farming Simulator 22 ainda não está online, mas podem ler a de Battlefield 2042 aqui:
Análise – Battlefield 2042

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram