Este fim de semana vai ser realizado o Ganbatte, um evento de cultura japonesa/ocidental ao estilo School Festival.
Para saber melhor qual o enquadramento, falámos com a equipa do evento para vos dar a conhecer o tema e as inspirações.
“O que é o Ganbatte!?”
O Ganbatte! é o realizar de um objectivo, tentar recriar o espirito de um Festival Escolar Japonês (Bunkasai: 文化祭 ) em Portugal. Será assim o primeiro evento não apenas dedicado à cultura pop Japonesa, mas também onde se dará especial importância a aspectos da vida quotidiana dos Japoneses, em particular a vida escolar.
“Como surgiu a ideia de criar um evento neste formato e quais as inspirações?”
Bem…vai ser uma longa resposta. Antes do Ganbatte! ser o Ganbatte! foi muita coisa nas nossas cabeças. A ideia inicial do evento surgiu de uma conversa no supermercado entre dois dos membros fundadores, sim…uma conversa no supermercado. A partir desse momento o evento foi ganhando forma, havia muitas ideias mas queriamos sempre algo de novo. A equipa aumentou, juntando gente experiente em eventos, com ideias e vontade de as realizar. Houveram várias conversas e várias reuniões onde em todas elas idealizava-mos o que seria para cada um de nós o evento ideial. Com algumas dessas ideias na mesa, começamos à procura de um espaço…eis que surge a escola D. Pedro V.
Estavamos a criar um School Festival e ainda não tinhamos a noção disso…À medida que iamos negociando o espaço, fomos estabelecendo contactos com várias entidades que participam em eventos do género e de uma forma geral todas concordaram que uma escola teria as instalações e as valências necessárias para este tipo de evento.
Durante as conversas entre a equipa, a pouco e pouco foram aumentando os elementos relacionados com a escola (uniformes, salas de aula, decoração de cada sala, etc…) e também começou a surgir a ideia de um nome para o evento. Um dos primeiros concessos para o nome do evento foi “Não terá Ani” a partir desse momento cada um de nós recolheu várias ideias incluindo expressões do quotidiano japonês e ao fim de várias selecções todos concordaram com “Ganbatte!“.
Com este nome a ideia predominante para a mascote seria uma Gamba… mas decidimos todos não apostar nas piadas. Então surgiu a nossa mascote (que podem ver na imagem) e que ainda não tem nome…
Durante todo o processo de negociação, eles foram pedindo para descrever o evento e numa dessa descrição alguem escreveu “recriar um festival escolar japonês” e foi ai que tudo fez sentido e que se deu o clique. Todas as nossas ideias juntaram-se e focaram-se neste objectivo.
E foi assim que muito resumidamente surgiu o “Ganbatte! Japanese School Festival”…juntar alguns amamtes do Japão, eventos e uma boa dose de conversas e parvoíce.
“Quais os principais destaques em termos de actividades e apresentações?”
Como referido anteriormente o Ganbatte! sempre se quis destacar pela inovação. Como tal sempre tentamos procurar alternativas nunca saindo da área. Em primeiro lugar, vamos dar destaque a duas conferências que vão acontecer no Sábado e Domingo antes da abertura oficial do recinto do evento, onde vamos abordar de uma forma descontraída relações Portugal – Japão e experiências no Japão. Um dos nossos objectivos é não só mostrar a cultura Pop mas também entrar mais no quotidiano Japonês e em vários níveis de vivência, quer da experiência de lazer até aos negócios.
Em segundo lugar, a nossa oferta bastante diversificada de workshops, alguns inéditos neste tipo de eventos como o de Dobradores. A nossa oferta é bastante vasta e acho que agrada a todos.
Ainda vamos ter várias surpresas durante todo o dia, e a todos os participantes no evento, relembra-mos que a demonstração da Action Team vai ser única e memorável.
Para além disto tudo, a nossa oferta musical é bastante rica. Temos 3 bandas a actuar com estilos e interpretações diferentes, sempre num espírito mais underground para sempre relembrar que não estamos numa ambiente profissional, mas sim num ambiente escolar descontraido.
Por último, salientar a existência de uma sala para maiores de 18 anos…a qual recomendamos a visita a todos…(com mais de 18 anos)
“Que estilo de preparação recomendam para quem vá visitar o evento?”
Os visitante só precisam de uma coisa: Boa disposição!
Vão ser 2 longos dias cheios de animação, só tens de vir com os teus amigos e divertir-te, não precisas de mais nada. Quer participem nos workshops, torneios ou simplesmente andem pelo recinto o que queremos é que todos se divirtam!
- Dragon Ball Super continua a ser bom mesmo com Spoilers - Janeiro 14, 2021
- Então e os remakes de Pokémon Diamond e Pokémon Pearl? - Janeiro 13, 2021
- Killzone está morto? - Janeiro 11, 2021