Designer processa Capcom por fotos em Resident Evil e Devil May Cry

Um designer está a processar a Capcom por uso impróprio de material licenciado, relatou a Polygon. De acordo com um processo aberto na sexta-feira, a Capcom utilizou fotos não licenciadas como recursos de arte em Resident Evil 4, Devil May Cry e outros jogos.

Judy A. Juracek, autora e artista, entrou com uma ação no Tribunal Distrital dos Estados Unidos em Connecticut na sexta-feira. Em 1996, Juracek publicou  Surfaces: Visual Research For Artists, Architects, And Designers, um álbum de fotografias detalhadas focando-se principalmente em texturas de superfície e como mudam com o tempo. Além de entrevistas com um punhado de especialistas em design, o livro permite que as pessoas usem essas fotos em projetos. Mas, como afirma o processo de sexta-feira, o uso das fotos para fins comerciais exige uma taxa de licenciamento, que a Capcom supostamente não pagou.

Juracek complementou a reclamação com mais de 100 páginas de documentos de apoio, ao mostrar comparações fotográficas entre os prints dos jogos da Capcom com o seu livro. Num deles, pode-se ver claramente a fachada de uma porta a combinar com a fachada de uma porta em Resident Evil. Outra foto mostra um vidro rachado projetado que caracteriza o “4” no logotipo de Resident Evil 4.

Teoricamente, é tecnicamente possível que, ao fazer estes jogos, a Capcom tenha enviado fotógrafos a cada um dos locais citados no tomo de Juracek. Contudo, isso é altamente improvável e seria um grande obstáculo para resolver em tribunal.

O processo de sexta-feira afirma que a Capcom deve a Juracek algo entre $ 2.500$ e 25.000$ por foto, e diz que a Capcom usou ilegalmente cerca de 80 fotos no total. O processo também afirma que a Capcom pode dever a Juracek até 12 milhões de dólares por violação dos direitos de autor, além de taxas legais. Os advogados estão a procurar um julgamento com júri.

A Capcom recusou a comentar este assunto.

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram