Confesso que já não ia ao cinema de forma normal há algum tempo, mas eis que se apresentou uma oportunidade para toda a família ir até ao cinema. Lá fomos nós ver o Leão da Estrela, comprámos os bilhetes e fomos sentar-nos nos nossos lugares.
Até aqui tudo bem, tudo isto é o procedimento normal, foi então que me lembrei porque é que eu deixei de ir ao cinema regularmente. Existem mais pessoas na sala que não sabem comportar-se, e não estou a falar de crianças.
Vou aqui fazer uma lista de coisas engraçadas para se fazer numa sala de cinema.
1- Trocar mensagens / ver o estado do facebook durante o filme.
Eu sei que as redes sociais ficam completamente perdidas sem vós durante as duas horas do filme, toda a gente fica preocupada e em duas horas já têm a polícia a arrombar-vos a porta de casa e o INEM está ao virar da esquina por não darem noticias de 10 em 10 minutos, mas já que o têm de fazer coloquem o casaco por cima de vós a fazer de tenda. É que eu não só não quero saber se o Manel morreu ou se a Maria engravidou do primo Jaquim, como também quero ver o filme, algo complicado com um holofote de luz a ser projectado à minha frente.
2- Pensar que estamos num concerto de Metal/Rock.
A maioria dos cinemas tem cadeiras confortáveis com encostos ajustáveis, mas por alguma razão há quem sinta a necessidade de estremecer freneticamente para que o encosto esteja sempre em movimento. Há quem diga que até ajuda a dar mais realismo ao filme, mas da minha perspectiva, é só irritante.
2.1- Fingir que vamos marcar um penalti.
Muito parecido há situação 2 com a diferença de pontapear a cadeira da frente para que o espectador à nossa frente sinta toda a emoção de um terramoto durante a cena mais calma do filme.
3- Granada! … de milho rebentado.
Ah… as pipocas, doces ou salgadas criaturas que são vendidas como comida e utilizadas como munição. Não há nada que diga “Estive no cinema.” como um casaco todo melado da cobertura das pipocas dos espectadores que estavam sentados nas últimas filas da sala. E claro não esquecer a tradicional pipoca no cabelo.
4- SLUUUURRRRPP
Aquele momento romântico ou com uma tensão imensurável onde ninguém se atreve a fazer um som que seja e algures na sala ouve-se um SLUURRPP. O som que diz: “Acabei a bebida mas vou continuar a chupar o ar e a água do gelo que vai derretendo, pois incomodar o resto da sala é um dos meus obejctivos de vida.”.
5- Já li o livro.
Aquela besta! Aquela alminha desesperada por atenção. Aquele pacóvio… podia continuar para aqui com os nomes mas acho que esta situação devia ser considerada um crime cinematográfico punido da mesma forma que os batoteiros num casino. Normalmente um grupo de amigos vai ao cinema e algures há um dos amigos que já leu o livro e começa pelo casual: “Nos livros a irmã já tinha morrido.” e acaba algures durante o intervalo a dizer: “Nos livros a Madalena revela ser o João disfarçado de cão que na verdade é o gato da vizinha que entrou no espaço através da sanita.”
6- Os atrasados.
Há sempre quem ache que o mundo gira em torno das suas vidas, até os que não os conhecem. E como tal têm o direito e o dever de chegar atrasados, depois de escolher o lugar exactamente no meio da fila para que pelo menos metade da fila se levante na sua presença. De caminho também não fica mal pisar um ou dois espectadores para afirmar a sua posição social. E é por essa razão que tenho umas botas de biqueira de aço.
7- Comprei o bilhete 7-C mas vou-me sentar no 9-D.
Este clássico da rebeldia humana. “Pode ser que não apareçam…” Este tipo de pessoas costuma achar que tem o direito de se sentar onde quer e depois de já estarem sentados, ai de quem apareça a dizer que aquele lugar é deles. Numa nota pessoal, o primeiro filme dos Hunger Games foi visto por mim duas vezes de forma quase inédita, pois a primeira versão continha um efeito 3D tão realista que as pessoas discutiram durante 15 minutos sobre lugares de cinema, quando o vi em 2D em casa essa parte foi cortada do filme… Estes directores… sempre a modificar os seus filmes.
8- Levar a pequenada para ver um filme não recomendado para a idade.
Esta situação é muito engraçada… só não sei para quem. Normalmente os pais levam os filhos para a sala de cinema porque deixa-los em casa dos avós ou com a vizinha é completamente impossível e perder um filme +18 lá porque se concebeu um catraio há 3 anos não é impeditivo, afinal todas as pessoas da sala pagaram bilhete para ver o filme projectado na tela acompanhado da birra do nosso filho.
Resumindo, o filho fica chato, os pais ficam envergonhados e o resto da sala roga pragas.
9- Tenho que ir ao WC.
Apesar de saber que vou entrar para uma sala durante 1 hora até ao intervalo (excessivamente longo), não há nada como fazer meia fila de gente levantar-se 30 minutos depois de o filme começar, isto ao ir, porque depois tem que voltar.
10- Cabelo volumoso.
Por vezes temos o azar de nos sentar-mos atrás de uma pessoa alta, mas com o devido jeito conseguimos colocar-nos numa posição em que conseguimos ver o filme, mas como sempre, tem que existir aquela pessoa alta que faz permanentes, utiliza gel e ainda coloca um chapéu para que exista uma forma eficaz de bloquear a visão do espectador directamente atrás. Eu sei que muitas vezes não é propositado, mas caramba se não é irritante.
11- Tou! Tou no cinema, mas diz rápido.
Esta situação é um bocadinho mais rara, mas acontece. Um telemóvel a tocar no cinema? Não gosto mas normalmente é o esquecimento e a pessoa desliga a chamada, outras vezes atendem… É tão engraçado pensar que uma sala inteira se calou para que pudéssemos fingir falar baixo.
12- Vou falar “baixinho” para toda a sala ouvir.
Finalmente há sempre aquele animal que não se cala e tem de comentar tudo, mas é que é TUDO! Se a Manela cai e parte o joelho ele informa caso não estivéssemos na sala de cinema para ver, ou caso tenhamos estado ao telemóvel… Esta pessoa irrita-me profundamente pois não só não deixa os amigos desfrutar do filme, como ainda incomoda toda a sala com as suas observações dignas do famoso Capitão Óbvio.
E estas são as principais características que definem a razão pela qual eu não sou o maior fã de ir ao cinema, não é que não goste dos filmes, não gosto é de aturar má educação de pessoas alheias.
E vocês? São culpados de algum destes crimes? Acusem-se e redimam-se!
- Análise – Resident Evil Village - Maio 10, 2021
- Tenho apenas 10 Assassin’s Creed III - Março 21, 2021
- Análise – The Pathless - Fevereiro 14, 2021