Bioshock Infinite não custou 200 milhões de dólares

Ontem o New York Times publicou um artigo relacionado com Bioshock Infinite onde era possível ler que Bioshock Infinite tinha custado cerca de 100 milhões de dólares a desenvolver e outros 100 milhões nas suas campanhas de marketing.

Ao que parece, estes valores não passam de cálculos feitos por analistas que estão bem longe da realidade. Quem o confirma é o próprio Ken Levine da Irrational Games através do seu Twitter.

“200 milhões pelo Infinite? Será que alguém mandou alguns cheques para a morada errada?”

Os Tweets restantes de Levine mostram alguns exemplos do que poderia ter sido comprado com tanto dinheiro.

Caso os valores fossem estes, Bioshock Infinite tinha sido um dos jogos mais caros de sempre, lado a lado com jogos como GTA IV ou o clássico Shenmue que em 1999 recebeu um exorbitante valor de 80 milhões de dólares em orçamento.

Bioshock Infinite chega ao PC, Xbox 360 e PS3 a 26 de Março. Podem contar com a nossa análise em breve.

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Vasco Neves

Realmente, não me parece que isto tenha pés e cabeça, 200 milhões de dólares é muitíssimo para criar um jogo. Era quase como construir um estádio de futebol, o que não me parece claramente.

RaBloodWings

Preferia que gastassem 200 milhoes num jogo do que num estadio de futebol

Vasco Neves

Eu só dei o exemplo do estádio de futebol, não disse que era preferível.
Além disso, um estádio de futebol não serve apenas para se jogar futebol, além de se puderem praticar outras modalidades tens sempre o extra de serem também palcos para concertos de música.
Já num jogo, quando se gasta tanto dinheiro nele, as expectativas tendem em aumentar em muito aos fãs, e por vezes, nem todas as produtoras conseguem lidar com essas expectativas podendo o produto final ser um fracasso total. Claro que com mais dinheiro se fazem mais coisas, mas a margem de erro também diminui um pouco.

r2

200M€ para um jogo….yeah, right.Nem um filme baseado em Bioshock custaria tanto .

Rui Queirós

estás enganado, há jogos a ter custos de produção com esse valor, nomeadamente o Star Wars: The Old Republic.

A diferença é que Bioshock nunca poderia ter custado esse valor, porque nem tão pouco tem um modo multijogador. Era praticamente impensável um jogo só com uma campanha a solo sem os custos de produção associados à network ter um preço tão elevado, por muito complexo que fosse. Esta notícia era um absurdo. Mas acredito que tenha sido um jogo muito caro.

Silver4000

Bem… e o que interessaria se tivesse custado isso? Nada…

Nirvanes

Também não me acredito…

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