Análise – Wolf’s Rain

Informação Global:

  • Episódios: 26 + 4
  • Ano: 2003
  • Produtores: Studio Bones, Bandai Visual, Asatsu DK, Fuji TV, Bandai Entertainment
  • Géneros: Acção, Aventura, Mistério, Drama, Fantasia, Ficção Cientifica
  • Idades: +13
  • Linguagem: Japonesa

Deparei-me com Wolf’s Rain ao acaso há uns anos atrás e, ainda sem grandes conhecimentos na área, apercebi-me logo que não se tratava de um Anime qualquer de aventuras e acção. Um ambiente decadente, escuro e depressivo está constantemente presente desde o primeiro minuto o que me leva a achar que Wolf’s Rain não é um Anime para todos. É preciso estar num estado de espírito específico para absorver toda a sua magia. Sendo um Anime emocional, raras são as opiniões de meio-termo, ou se gosta ou se odeia, o que depende também dos gostos de cada um. No meu caso, adorei Wolf’s Rain e consigo caracteriza-lo numa só palavra: obra-prima.

A história toma lugar num futuro distante onde é senso comum de que todos os lobos estão extintos há mais de 200 anos. No entanto, os lobos não desapareceram mas sim, tomaram forma humana e vivem uma vida aparentemente normal. Kiba, um lobo solitário, vagueia pela cidade à procura do cheiro das Lunar Flowers que supostamente levam quem as seguir até ao Paradise. Quem emana o cheiro é Cheza, uma rapariga que dorme suspensa no que parece ser uma cápsula de vidro de um laboratório. Ela e os lobos são atraídos mutuamente mas quando Kiba encontra Cheza esta é raptada pelo misterioso Darcia, e a procura recomeça. Antes de deixar a cidade, Kiba depara-se com três lobos: Tsume, Hige e Toboe, todos com personalidades, ideais diferentes e muitas vezes chocando uns com os outros, decidem juntar-se numa caminhada em busca de Cheza e do Paradise.

Alguma vez viram um Anime que mexe tanto com o vosso coração que chegam a chorar em quase todos os episódios? Isto aconteceu comigo quando vi Wolf’s Rain e acreditem que foi o único que vi até hoje que mexeu comigo desta forma. A história é demorada e faz sentir o peso de passo, é intencional e é preciso ter um pouco de paciência. Não é o tipo de Anime para se fazer maratona, pelo contrário, levem o vosso tempo a ver e a sentir cada episódio porque Wolf’s Rain é o tipo de Anime que a qualidade envelhece com o tempo. Cada episódio tem a sua devida importância, não contendo fillers mas englobando episódios de compilação do enredo, trando de uma história de sobrevivência e a esperança.

Um dos casos raros e um dos pontos positivos em Wolf’s Rain passa pelo facto do Anime ter sido lançado antes da Manga não existindo termo de comparação. Em vez de nos obrigarem a ler a Manga para saber mais, conseguiram compactar tudo em 26 episódios que contém o que precisamos de saber para a compreensão do desenlace final. A história não é facilmente perceptível, mostra pouco e conta ainda menos, Wolf’s Rain obriga-nos a pensar e a apanhar alguns detalhes para compreender algumas bases, como por exemplo, o porque de os lobos serem considerados divinos ou o porque dos nobres serem diferentes dos humanos ou o que aconteceu há 200 anos atrás para o mundo estar no estado que está. O capítulo final da série foi dividido do projecto principal em formato de OVA de 4 episódios. Mais outro ponto positivo em Wolf’s Rain está ligado à resolução final que parte da interpretação de cada um. Curiosamente, à medida que vamos crescendo e ganhando novas experiências e conhecimentos na nossa vida, se formos revendo Wolf’s Rain de tempo a tempo, de todas as vezes vão acabar com uma perspectiva do final.

Outro elemento de destaque em Wolf’s Rain são sem dúvida as suas personagens. Em luta constante onde o racismo é a causa, temos duas raças distintas: os lobos e os humanos. Os lobos deparam-se com sentimentos de dúvida, desespero, confusão, solidão e medo, enquanto que os humanos travam batalhas com auto-confiança contra a rejeição, conforto e a verdade. Num ambiente sublime de sentimentos negativos, embora distintos, conseguimos notar um desenvolvimento global e individual dos quatro lobos principais.

Kiba, o nosso protagonista, é um lobo branco forte, decidido e com orgulho daquilo que é. Apenas utiliza a sua forma humana para sobrevivência e a maior parte do tempo parece perdido em pensamentos. Fiel a Cheza, Kiba é mais espiritual, idealista que os outros e procura pela razão da sua existência. Tsume é um lobo cinza com uma cicatriz no peito, tem uma personalidade forte e de respeito. Com uma experiência de luta e de líderança de grupo, Tsume não confia nem dá à confiança com excepção de Toboe. Toboe é um lobo vermelho, inocente e imaturo, sendo o lobinho criança do grupo. Este teve acolhimento de uma velhota, daí dar-se bem e dar-se a conhecer à maior parte dos humanos o que o torna bastante vulnerável. Por nunca ter passado pelo que os outros passaram, Toboe tem como objectivo ficar mais forte e mais independente. Hige é um lobo creme e o mais relaxado de todos, é um amante de meninas, come mais que o normal e deixa-se levar pelas situações a maior parte das vezes.

Na parte mais técnica, a animação é sublime mesmo sendo do ano 2003. Podemos contar com o excelente trabalho do Studio Bones (Darker than Black, Fullmetal Alchemist, Soul Eater) nos fundos detalhados, no distinto e atractivo desenho das personagens e nas batalhas épicas e dinâmicas de cortar respiração. Os tons escuros e ambientes decadentes de Wolf’s Rain, retratam um mundo bastante real e actual onde o racismo e luta entre raças acabam por resultar num Apocalipse plantado e colhido pelo Homem.

A música foi composta por Yoko Kanno, sendo este um dos seus trabalhos mais impressionantes. Com a colaboração de Steve Conte e Maaya Sakamoto e com a utilização do Inglês, a música chega a ser uma grande ajuda para cativar os fãs ocidentais. A mensagem musical não só passa a ser mais perceptível como também é uma ponte de ligação entre o Anime e o espectador no despertar emocional de cada cena. “Stray” de Steve Conte é o opening da série enquanto que “Gravity” e “Tell me What the Rain Knows” são os endings de Maaya Sakamoto.

Quanto às vozes e tendo Wolf’s Rain já alguns aninhos, os actores vocais seleccionados não são muito comuns nos dias de hoje. De todos, destaco dois grandes nomes nesta área: Miyano Mamoru como Kiba (Light de Death Note, Ling de Fullmetal Alchemist: Brotherhood e Setsuna de Mobile Suit Gundam 00) e Ogsawa Arisa como Cheza (Panty de Panty & Stocking with Garterbelt, Hisca de Tales of Vesperia: The First Strike e Soma de Mobile Suit Gundam 00).

Intensamente profundo e diferente, Wolf’s Rain ganhou o meu coração e com o passar do tempo tornou-se um dos meus favoritos de sempre . Restrito a um público específico, o Anime é puramente depressivo ao mais alto nível que atinge o patamar de obra-prima com facilidade. Para ver Wolf’s Rain aconselho que estejam num estado psicológico positivo, é preciso ter essa noção antes de começar a ver e preparem-se para ficarem em baixo ou minimamente tristes. O que aprendi com Wolf’s Rain é que no meio de tanta luta, desespero, tristeza e injustiça, a união é que faz a força e o que todos nós queremos é aconchego, amor e aceitação, porém a vida não passa de um ciclo vicioso, um paradoxo interminável, e pouco se pode fazer para combater isso. Para quem procura um Anime realista, invulgar, inteligente e mais serio, Wolf’s Rain é sem sombra de dúvida uma boa escolha da qual não se arrependerão.

Positivo:

  • História com elementos realistas e actuais
  • Emocionalmente depressivo
  • Apelo emotivo em todas as cenas
  • Não existência de Manga quando saiu o Anime
  • Exploração, desenvolvimento e animação das personagens
  • Batalhas épicas e dinâmicas
  • Utilização do Inglês na música
  • Final com interpretação individual

Negativo:

  • Alguns episódios de compilação histórica
  • Anime restrito a um público específico e estado de espírito

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
16 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
GreedIsSin

Grande análise 😀 , eu vou ser honesto , eu criei agora mesmo esta account no proximonivel para dar o meu comentário a esta análise , sim porque sou maluco por animes e mangas. Nunca vi Wolf’s Rain , mas já deparei-me com ele inúmeras vezes , especialmente em AMVs como videos recomendados no youtube , mas nunca tive grande interesse em saber mais sobre ele , no entanto esta análise deixou-me com água na boca e com grande vontade de começar a assistir , não sei , talvez por ser diferente e mais profundo do que maior parte dos animes que vi até hoje. Por ter a nota “Excelente” nesta análise ainda aumenta mais a minha ânsia de começara a assisti-lo. Obrigado e Parabéns Patricia Nunes , por esta e as pelas outras análises … ficaram 5* (:

Patricia Nunes

Obrigado! 😀 E sê bem vindo!

Eu na altura também me cruzei com ele umas quantas vezes até que acabei por ir ver. E bem, diferente sem dúvida que é! Agora lá está, não posso garantir que vás gostar mas eu acho que sim^^ Fico muito contente de conseguir incentivar os fãs de Anime a verem ainda mais Anime do bom xD

Ora essa! Obrigado eu pelo apoio e sobretudo por agora já estares entre nós ^^

João Faria

Fico contente em ver aqui uma análise a Wolf’s Rain e dou-te os meus parabéns pela análise!
Considero que capturaste bastante bem a essência deste anime e os conselhos que dás para a sua visualização são de ter em conta. Eu pessoalmente, não acabei Wolf’s Rain, não por este ser mau, mas precisamente por o meu estado de espírito não estar na altura na forma que devia para absorver aquela magnífica obra. Adorei tudo o que vi, e pretendo voltar a revê-lo e concluí-lo assim que sentir que vou retirar o máximo dele, pois ele é assim tão bom.
Cumprimentos e novamente, boa análise!

Patricia Nunes

Obrigado 🙂 Já tinha em mente fazer a análise de Wolf’s Rain, faltava-me era o estado de espírito certo para transformar tanto sentimento em palavras ^^”
Exactamente como dizes, é preciso estar em sintonia com o Anime para tirar o máximo partido dele! Espero que consigas acabar de ver em breve :3 eu gostei bastante do final e do que fizeram dele.
Obrigado mais uma vez^^

Bruno Roxas

Patrícia, pelas opiniões que tenho dado ás tuas análises já percebes-te que me consegues sempre cativar para ver os animes que analisas e que rapidamente se tornam animes que gosto bastante mas esta foi de longe a análise que mais me fez querer ver o anime em questão e rapidamente fiquei fascinado com Wolf’s Rain que parece mesmo ser uma autêntica ”obra-prima”.

Normalmente comento sempre assim que leio a análise mas desta vez só o fiz depois de ver o primeiro episódio. Digo-te isto para que tenhas noção do estado em que fiquei depois de ler a análise. Deu-me uma vontade enorme de conhecer o anime.

Não conhecia Wolf’s Rain e este parece ser um daqueles animes ”mágicos” que marcam uma vida no sentido de te absorver para dentro do mundo do anime e transmitir-te sentimentos únicos. Já o disse antes mas repito que adoro animes sentimentais, algo deprimentes, que te façam pensar e reflectir e que deixem o espectador num mar de sentimentos. O Elfen Lied é o meu segundo anime favorito muito por essa razão.

Sendo eu fã do grande Yagami Raito (sou dos poucos que não gosta do L xD) achei algo estranho e engraçado ouvir o Kiba com a voz do Light. xD

Fiquei boquiaberto com a banda sonora. Fenomenal!

Tenho muitos animes na minha lista de espera mas este entrou directamente para os que vejo actualmente. Pelo pouco que já vi e pela tua excelente análise quase que tenho a certeza que este será um dos meus animes favoritos.

Para mim esta foi a tua melhor análise, a que mais gostei de ler e a que mais me despertou vontade de ver o anime em questão. Obrigado por trazeres até nós também análises de animes mais antigos e pouco conhecidos. Graças a isso eu e todos os que acompanham o teu trabalho têm conhecido excelentes animes que de outra forma passariam despercebidos.

Continua com as excelentes análises. 😉

Patricia Nunes

Fico mesmo bastante contente com isso! Esta foi uma analise que ja queria ter feito á mais tempo só que ainda não tinha estado no estado de espirito certo para conseguir escrever tantos sentimentos e emoções… admito que foi dificil mas quando reli o que tinha escrito esbocei um sorriso e fiquei orgulhosa e vaidosa desta analise xD embora ter gostado de escrever todas as outras, tenho mesmo um carinho especial por Wolf’s Rain e considero a analise mais bonitinha de todas xD

Essa é uma boa técnica! Assim ao menos já sabes minimamente do que se trata e já percebes melhor o contexto da análise. Eu ao inicio também fiz uma maratona, queri mais e mais só que muita coisa me passou ao lado então tive de rever mais tarde e aí sim! Wolf’s Rain ficou um dos meus favoritos de sempre old school stuff que nunca vou esquecer xD

Se gostas deste género epá… vais amar mesmo Wolf’s Rain ^w^ de certeza absoluta!

É a voz do Light em epocas remotas de inicio de carreira do Mamoru xD parece mas não parece ao mesmo tempo D: E a banda sonora…… epá…….. muito bom xD também foi com Wolf’s Rain que comecei a averiguar a Maaya Sakamoto.

Decidi que quando não tenho Animes recentes para analisar, vou analisar alguns Animes antigos e bons que tenha visto portanto, nesta questão, vou fazer sempre os possiveis para variar um bocadinho^^ Obrigado eu mais uma vez pelo apoio e acompanhamento do meu trabalho 🙂 fico muito feliz e com vontade de escrever ainda mais x3

Obrigado 😀

Bruno Roxas

Enquanto seguidor do teu trabalho tenho exactamente a mesma opinião que tu e como já referi no comentário em cima considero esta a melhor análise de todas as que já fizeste. 😀

Eu fui ver o primeiro episódio antes de comentar mas não se trata de técnica. Eu fiquei foi num estado que mal acabei de ler a análise tive de ver logo um episódio, não podia esperar mais. xD

Concordo com o teu ”sistema” de análises e acho muito bem que também analises animes antigos porque esses são muitas vezes desvalorizados hoje em dia ou desconhecidos para a maior parte do pessoal que gosta de anime.

Tu ficas com mais vontade de escrever e fazer novas análises e eu, a cada nova análise que escreves, fico com mais vontade de ler as tuas futuras análises. 🙂

Patricia Nunes

Ehehe *blush*
Então e até agora, estás a gostar?
Eu estava numa onda de só fazer Animes recentes até que surgiu Wolf’s Rain e achei parvo… vou continuar a fazer de recentes e antigos! Desde que sejam bons, acho que não existe problema^^
Oh god xD tenho de me dedicar mais às analises do que às noticias 😛 Obrigado mais um a vez!

Bruno Roxas

Estou a adorar. *.*
Ainda só vou no episódio 5 mas estou a gostar cada vez mais. 😀

Apoio que faças análises a animes recentes e antigos pelas razões que já disse nos comentários acima. Se não fosse esta tua excelente análise o Wolf’s Rain tinha-me passado ao lado e estou a gostar mesmo bastante do anime. *.*

Patricia Nunes

kjngjksdnfk Awesome! x3
Ainda bem! Fico mesmo muito contente 😀 depois diz o que achas-te no final da série^^

Squall_jb

Eyyyy mais uma análise, já tava com saudades Patrícia, tou mal habituado 😛 Pois é mais uma boa análise da tua parte, e mais um grande anime que me ia passar ao lado. Se calhar não mas quase, já o tenho em disco à tanto tempo mas nunca lhe peguei, vai ser o próximo, estou a acabar bakemonogatari para depois começar com este. Pelo que disseste este parece ser mesmo o meu tipo de anime, gosto de animes que mexem com o espectador. Assim de repente ocorrem-me nomes como Air, Angel Beats, e o meu preferido de todos os tempos Clannad. São animes que testam a resistência dos teus canais lacrimais xD. Pelo que já tinha lido, este não me parecia de todo enquadrar-se neste género, e se calhar não, mas confio na tua opinião, vai ser o próximo a ver 😀 Continua o bom trabalho 😉

Patricia Nunes

xDD é… que sei que demorei um bocadito mas com a mudança de casa cortou-me um bocado o pouco tempo livre que tenho ^^”
Eheh fazes muito bem 🙂 bakemonogatari também é engraçado! ainda tens a sequela nisemonogatari para ver e agora outro que vai sair também em breve~
Angel Beats <3 só que Wolf's Rain é muito mais depressivo do que esses… então as cores e a animação não tem nada a ver mas sim, se gostas desses, vais gostar de Wolf's Rain também^^ Obrigado!

Namine

Bem antes de tudo quero dar-te os parabéns por mais uma excelente análise =D A análise cativou-me bastante para ir espreitar o anime e ainda bem que espreitei =D Ainda só vi o primeiro episódio mas fiquei logo fascinada, o inicio da história é simplesmente brutal pelo menos a mim cativou-me imenso ^^ Ainda por cima uma das personagens principais tem a voz do Light ainda melhor eheh xD Adorei o Kiba, a personalidade misteriosa dele da-me mais vontade de ver os episódios todos de uma só vez xD

Outra coisa que me fez gostar bastante deste anime foi o facto de o Kiba ser um lobo branco e eu tenho em casa um Husky branco, parece mesmo um lobo, então pronto olhava para o Kiba e via o meu cão xD e quando olhar para o meu cão vou pensar no Kiba xD

Acho que devias de fazer mais análises de animes old school =) Existem muitos animes antigos que são simplesmente brutais e a as pessoas nem se apercebem da sua existência x/ Por isso acho que devias de fazer mais análises de animes old school =D

Bem agora vou ficar a espera da tua próxima análise =D Continua com o teu excelente trabalho!! ^^

Patricia Nunes

Obrigado ^w^
Fico contente! Eu na altura lembro-me que vi porque haviam lobos e eu com os animais, principalmente cães, sou um coração mole. Fui ver sem consciência de nada e depois deparei-me com um dos melhores Animes de sempre da minha vida :3 chorei muito mas não me arrependo nadaaa!
Awww um husky º^º também queria … são tão lindos x3
Como disse ao Roxas, com esta análise apercebi-me que em fez de me limitar aos recentes vou fazer de antigos mais vezes^^
Obrigado mais uma vez 😀

sasuke12

Mis uma optima analise Patricia,muitos parabens mesmo…devo confessar que nunca vi este anime embora o conheça ja a bastante tempo e tudo o que li na analise era o que sabia/esperava dele mas tu conseguiste dar o clic da curiosidade e talvez veja( muito possivelmente vou ver xD) lembro-me que uma vez na escola vi uma moça a chorar por causa deste anime (chorava baba e “ranho” era uma coisa doida) o que sempre me despertou curiosidade do porque e por causa do teu clic talvez saiba rapidamente xD nao vale a pena dizer muito mais pois o roxas e os outros ja disseram tudo,mais uam vez muitos parabens pelas tuas grandes analises 🙂

Patricia Nunes

Obrigado 🙂 eheh o bixinho vai ficar e vais acabar por ver 😛 pensa que não te vais arrepender porque já vais ficar a saber o porque da rapariga chorar^^
E mais uma vez um grande obrigado 😀

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
16
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x