Os jogos baseados em Westerns não são o tipo de projectos mais abundantes que se fazem hoje em dia, havendo como é óbvio alguns que se destacaram dos demais como Red Dead Redemption, a série Call of Juarez entre outros menos conhecidos. Chega-nos então um novo jogo com uma vertente mais de investigação e alguma acção.
Westerado: Double Barreled é o novo jogo do estúdio Ostrich Banditos que teve uma história curiosa até ao seu lançado consumado no Steam. O jogo foi lançado num formato flash através do site Adult Swim Games pelo que o sucesso conseguiu que fosse lançado fora deste formato e catapultado para a plataforma digital.
O jogo apresenta-nos uma personagem que vê a sua vida levar um revés autêntico dado ao facto de ter perdido grande parte da sua família após a sua quinta ter sido atacada e queimada. O autor deste acto criminoso é desconhecido pela personagem dado ao facto de ele ter-se ausente quando o crime aconteceu. Isto fará com que o protagonista faça o máximo para descobrir os autores do crime.
Para isso irá navegar por toda a região à procura de pistas e a tentar recolher o máximo de informação sobre a pessoa em questão. Após algumas ajudas que iremos oferecer aos vários NPCs que existem pela região, estes irão oferecer pequenos detalhes sobre o criminoso. Para facilitar esta recolha de informações, podemos ver num menu várias possibilidades.
Assim que tivermos a certeza de quem será o autor deste crime, podemos abordar a pessoa. As conversas que temos com as pessoas também poderão ser facilmente alteradas em termos de tom com a possibilidade de podermos apontar uma arma à sua cara, podendo conseguir recolher mais informação do que seria suposto, mas também poderá iniciar duelos de armas.
Estes duelos não são daqueles que vemos nos filmes, com dois pistoleiros a cada canto e o carrasco a passar em pano de fundo, mas sim algo mais simples e por vezes um pouco desleixado. Basicamente podemos disparar apenas na horizontal no qual iremos lutar com vários inimigos ao mesmo tempo. Este tipo de combate é um pouco impreciso pelo que precisamos de apanhar o jeito para descobrir o ponto necessário para acertar nos inimigos.
Existem aspectos engraçados como o facto das nossas vidas em combate serem contabilizadas através de chapéus de cowboy, isto porque sempre que levamos um tiro vemos a personagem a sacar de um novo chapéu para continuar o combate. Para além de podermos matar os inimigos com um tiro no corpo, se conseguirmos ser ainda mais precisamos podemos acertar-lhes no chapéu, o que não só dá-nos mais uma vida mas faz com que o oponente fuja a sete pés cheio de medo.
Infelizmente o jogo peca pela sua longevidade. A localização que temos no jogo centra-se em algumas vilas, quintas e cavernas, mas a sua distância total é algo curta. Se quisermos fazer as missões extra que estão no jogo e ajudar os NPCs, então podem adicionar mais umas poucas horas ao bolo total.
No departamento da apresentação o jogo mostra-se muito forte e com um charme bem apelativo. O estúdio apostou numa apresentação retro sendo baseado em píxeis mas que mesmo assim possui uma qualidade geral bastante elevada e com cenários lindíssimos. A banda sonora encaixa muito bem nesta aventura com muitos instrumentos típicos de um western como harmonica ou o banjo.
Westerado: Double Barreled é um jogo algo curto mas concentrado no que toca ao divertimento. É sem dúvida uma boa aposta que pode ser melhorada em futuras edições do jogo e que prometemos ficar atentos.
Positivo:
- Ambiente western bem conseguido
- Várias missões extra
- Banda sonora bem trabalhada
- Liberdade para matar quem quisermos
Negativo:
- Sistema de combate um pouco desengonçado
- Longevidade
- PS5 Pro custará 799€ e chega em Novembro - Setembro 10, 2024
- Final Fantasy vs Dragon Quest, qual deles é o mais importante? - Agosto 18, 2024
- Review – Paper Mario: The Ten Thousand Year Door - Agosto 6, 2024