Análise – Ultra Street Fighter 4

ultra-street-fighter-4-analise-review-pn_00005

Hoje em dia, um jogo que tenha mais que uma variação da sua versão, já é considerado milking e uma exploração das carteiras dos fãs.

Com Street Fighter a coisa é diferente, afinal esta é a série que conseguiu fazer revisões dos seus jogos ainda antes desta moda existir. Quem não se lembra de Super Street Fighter 2 e Hyper Street Fighter 2?

ultra-street-fighter-4-analise-review-pn_00001

Esta é uma moda que a série manteve e Street Fighter também já vai na sua quarta edição, agora que chega Ultra Street Fighter 4. A pergunta que se coloca é, valerá a pena voltar a investir no mesmo jogo?

A resposta a esta pergunta não é a mesma para todos os estilos de jogadores. Gostam de jogos de luta? Gostam de Street Fighter? Já compraram um dos anteriores? São jogadores que particpam na vertente competitiva? Seja qual for o vosso escalão, Ultra Street Fighter 4 é o culminar de uma série em algo extremamente oleado e preciso.

ultra-street-fighter-4-analise-review-pn_00006

Embora pareça o mesmo jogo à primeira vista, Ultra Street Fighter 4 engloba um punhado de novidades, sendo a mais gritante e clara  as novas personagens, Poison, Rolento, Hugo, Elena e Decapre. É bom ver que a Capcom resolveu dar uma história a cada uma destas personagens e fazer o modo arcade com cada uma delas oferece cinemáticas de abertura e finais.

Cada uma destas personagens é uma boa adição, pois representam estilos de jogabilidade e fusão entre ataques já existentes que funcionam bastante bem. Para mim, Elena é provavelmente a personagem mais única e que soa realmente a novidade, mas todos os outros são boas escolhas nas suas áreas.

ultra-street-fighter-4-analise-review-pn_00003

Pondo de lado as novas personagens, Ultra Street Fighter 4 também acaba por corrigir e ajustar as personagens já existentes, numa aproximação às exigências feitas pelos fãs relativamente a golpes ou combos mais fortes, ou personagens que precisavam de levar um ou outro melhoramento.
Uma adição curiosa e bem vinda é a possibilidade de escolher a versão da personagem que usar, ou seja, é possível meter frente a frente um Sagat original contra um do Ultra ou criar um combate entre um Ryu do Arcade Edition contra um Ken do Super.

A escolha da edição de personagens é apenas um dos vários extras que foram adicionados a esta versão, o que fazem dela um produto ainda mais sólido. Podem contar com a vasta maioria dos fatos lançados por DLC para as personagens que já existiam, possibilidade de gravar partidas para partilhar no Youtube e a introdução de mecânicas de jogabilidade como Red Focus, a possibilidade de adiar a recuperação da personagem quando no chão e a possibilidade de levar os dois ultra combos para combate.

ultra-street-fighter-4-analise-review-pn_00004

Apesar de ser um motor de jogo antigo e ter visual com quase 5 anos, Ultra Street Fighter 4 ainda se aguenta bem e dá um bom espetáculo, muito por culpa do seu estilo cell-shaded que mais parece a passagem de um desenho para 3D. Quanto à música e vozes, a maioria é reaproveitada, enquanto as vozes continuam a poder ser usadas tanto em inglês como japonês.

Basicamente, Ultra Street Fighter 4 tem todos os ingredientes para ser a edição definitiva do quarto numeral (talvez daqui a uns anos exista uma Ultra HD 4K para uma consola que ainda está em produção). A adição de personagens, cenários e melhoramentos é muito bem vinda e confere algum ar fresco.

ultra-street-fighter-4-analise-review-pn_00002

Resumindo, Ultra Street Fighter 4 é totalmente recomendado para os maiores fãs de jogos de luta ou aqueles que joguem competitivamente. Se já tem um dos jogos anteriores, pensem se realmente vão querer explorar este episódio novamente. Ultra Street Fighter 4 não deixa de ser o mesmo jogo, mas agora refinado e com mais algumas novidades.

Positivo:

  • 5 novas personagens
  • Melhoramentos nos lutadores antigos
  • Posibilidade de escolher versões
  • Presença de história para as novas personagens

Negativo:

  • No fundo é o mesmo jogo de sempre
  • Aquisição não justicável para um jogador casual

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram