Análise – Towerfall Ascension

towerfall-ascension-ana-pn_00005

Quem não gosta de uma boa partida com os amigos? Quando foi a última vez que o fizeram na mesma sala e na mesma consola?

Towerfall Ascension é um desses jogos, um Indie no verdadeiro sentido da palavra, que nos remete para tempos remotos onde as 16 Bits dominavam o mercado e os jogadores tinham de se reunir para uma jogatanas em Versus.

towerfall-ascension-ana-pn_00004

Towerfall Ascension é um jogo de plataformas e acção à moda antiga, onde usam o vosso arco e flecha ou o salto na cabeça ao bom estilo de Super Mario, para derrotar os inimigos. Em cada partida tem direito a um número limitado de flechas, mas podem encontrar mais e melhores em báus, chão ou nos corpos dos inimigos.

O jogo está dividio em dois modos principais, a campanha onde vão visitar vários cenários com temáticas e inimigos diferentes e o modo multijogador para até quatro pessoas.

towerfall-ascension-ana-pn_00003

Na campanha podem alterar a dificuldade e até convidar um amigo para vos ajudar. Existe ainda um modo de tempo cronometrado, onde podem por a vossa perícia em teste. Porém, a campanha não passa quase de um modo de treino.

Tal como um Super Smash Bros., o encanto de Towerfall Ascension está no multijogador e nas partidas que podem realizar nele. As personagens que escolhem não usufruem de nenhuma vantagem, por isso todos os jogadores estão em pé de igualdade logo à partida.

towerfall-ascension-ana-pn_00002

Este é um jogo que depende muito da perícia, e aprender a distância que cada flecha percorre, ou os tempos do Dash, que podem mudar completamente o destino de um confronto, pois uma reviravolta bem feita pode terminar com um jogador sem flechas a roubar o adversário para usar essa mesma flecha em seu favor.

Os confrontos são rápidos e emocionantes, especiamente com mais jogadores. Podem alterar por completo as variantes da partida e escolher até os báus que surgem com power-ups.

towerfall-ascension-ana-pn_00001

O maior problema de Towerfall Ascension é a sua necessidade de precisar de 4 comandos para quatro jogadores. Eu sei que pode parecer redundante, mas numa altura em que a PS4 ainda está no seu ciclo inicial de vida, um jogador terá entre um e dois comandos no máximo e nem todos ainda tem a consola para poder juntar vários comandos. É uma pena, que acabe por ser um investimento tão grande.

Visualmente, não contem com um jogo esplendoroso, afinal só os que viveram na era das 16-Bits ou os retrogamers é que vão achar piada ao visual. Por seu lado, a música que mistura elementos retro com actuais é um verdadeiro espanto e merece mesmo ser ouvida até fora do jogo, não é superior à de Dustforce por exemplo, mas é boa na mesma.

Towerfall Ascension foi uma excelente surpresa. Não sabia nada do jogo, mas depois de o jogar, fiquei claramente encantado com esta aventura. O seu sabor retro e multijogador viciante são dignos de nota e é uma excelente opcção para quem gosta de juntar os amigos lá em casa. Podia (devia?) ter online, mas parece que nada é perfeito.

Positivo:

  • Visual retropn-recomendado-ana
  • Jogabilidade rápida
  • Multijogador desafiante e viciante
  • Campanha em co-op

Negativo:

  • A campanha parece mais treino que outra coisa
  • Grande investimento em comandos
  • Modo online calhava que nem ginja

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram