Análise – Totally Reliable Delivery Service

Totally Reliable Delivery Service é um jogo que tem uma ideia base interessante: E se torna-se-mos a físicas quebradas que criam tantos momentos hilariantes em jogos na mecânica base do jogo? E foi isso que a We’re Five Games fez.

No jogo, somos um distribuidor de encomendas, num mundo com físicas quebradas, e temos de entregar as encomendas com o menor dano possível, ou no menor tempo possível. E a palavra chave aqui é “possível”, pois este jogo roça a linha do impossível. Não que seja difícil, na verdade é bastante linear de entender. Nós interagimos com a máquina que nos dá a encomenda, que pode ser de menor estrago ou tempo, e muitas vezes também nos dá um veículo, colocamos a encomenda no veículo, e vamos até ao ponto de entrega. Mas, e o que talvez tornou o jogo mais difícil e frustrante para mim, os controlos, especialmente em consola, aliados à dificuldade da física, ainda ajudam menos.

Totally Reliable Delivery Service_20200413152151

Para interagir com praticamente tudo no jogo, devemos agarrar com as mãos, sendo que cada mão tem um trigger, R2 para a mão esquerda e L2 para a mão direita. De seguida, no caso de interagir com uma máquina ou veículo, utilizamos o analógico do lado da mão que usámos para agarrar para controlar o objecto. No caso das encomendas, usa-se os shoulder buttons ou – no caso da PS4 – o triângulo para levantar os braços. O problema é que o triângulo sobe ambos os braços, e nem sempre é isso que queremos, e os shoulder buttons tornam-se desconfortáveis de pressionar sendo que ao mesmo tempo estamos a pressionar os triggers. Para além disso, a física do jogo, e sendo que as encomendas têm o seu próprio peso, faz com que muitas vezes ao tentar colocar a encomenda seja onde for, ela passa da frente do personagem para as suas costas fazendo um género de clipping em que os braços ficam praticamente inoperáveis, e temos de largar a encomenda, dar a volta e voltar a agarrá-la, sendo que podemos estar quase a conseguir colocá-la onde é suposto. Isto ao fim de várias tentativas torna-se mais frustrante que divertido.

 

Depois, temos os veículos. Mais uma vez, os controlos não ajudam, pois não há uma forma fácil de os controlar. Os veículos terrestres utilizam o mesmo analógico para avançar e virar, o que aliado ao facto de mover a câmera sozinho (isto presumo tenha a ver com a física do jogo), torna permanecer na estrada difícil, e sem ser na estrada praticamente impossível de mover. Os veículos aéreos, vou ser sincera, nem entendi bem como se operam. Eles usam as duas mãos, sendo que é necessário usar os dois analógicos (e os triggers, sempre os triggers, pois largando os triggers larga-se o que se está a agarrar), mas fiquei sem entender qual dele realmente controlava a direcção e qual controlava a propulsão. Para além disto tudo, temos ainda de ter em atenção a encomenda, pois esta “escorrega” dos veículos com grande facilidade.

Totally Reliable Delivery Service_20200422162934

Outra questão que não ajudou na minha experiência, foi o facto de não deixar inverter a câmera completamente. Sei que para maior parte das pessoas isto não importa, mas eu tenho sempre de inverter a câmera em todos os jogos, e o facto de o impossibilitar acaba por tirar um pouco da acessibilidade do jogo, e fazer com que pessoas como eu passem mais tempo a tentar colocar a câmera, que já por si tem vontade própria, no sítio onde queremos do que a fazer seja o que for.

Mas, apesar de todo os seu caos, Totally Reliable Delivery Service deixa o jogador explorar o seu mundo sem grandes entraves, isto é, para além dos das suas físicas. E incentivo a explorar o mundo, pois vão descobrir locais e actividades tão ou mais disparatadas que as entregas das encomendas. É claro que podem aceder a todos os locais completando simplesmente as encomendas, até porque o jogo funciona assim mesmo, dando locais de entrega para essas localizações estranhas e por vezes quase impossíveis de aceder, mas é também agradável poder visitá-las sem barreiras que só as deixam aceder depois de concluir determinada coisa.

Totally Reliable Delivery Service_20200422162736

A banda sonora é também agradável, não se tornando intrusiva com o passar do tempo, e ainda assim capturando o espírito tolo do jogo.

Totally Reliable Delivery Service faz ainda uso de um sistema de troféus e entrega de cosméticos para incentivar o jogador a fazer melhor, mas muitas das vezes o facto de conseguir já é troféu suficiente. Esses cosméticos são facilmente acessíveis no menu e podem ser alterados a qualquer altura, mas nesse menu podem também seleccionar o conteúdo de DLC, apenas para visualização, pois quando tentam colocar no personagem o jogo avisa que não têm o conteúdo e reverte o que se fez. Para além dos cosméticos, os DLCs oferecem também mais áreas para explorar, sendo que existem dois DLCs de expansão e cosméticos e um de apenas cosméticos. Existe ainda mais um pacote com os três DLCs juntos, e a Deluxe Edition, onde vem o conteúdo completo.

Totally Reliable Delivery Service_20200422162719

Para além dos percalços, é um jogo que consegue divertir, especialmente jogado em grupo, pois essa é uma das suas funcionalidades, tanto em online como em local, com o ecrã dividido até quatro pessoas, nem que seja só para rir da desgraça dos outros.

Pontos Positivos:

  • Mecânicas interessantes
  • Divertido em co-op
  • Mundo aberto possível de explorar

Pontos Negativos :

  • Controlos (pelo menos em consola)
  • A física do jogo torna-se frustrante
  • Não deixa inverter a câmera completamente

Raquel Assunção
Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram