Análise – Tomb Raider Definitive Edition

tomb-raider-definitive-edition-ana-pn_00007

O lançamento de Tomb Raider no ano passado conseguiu dividir a opinião dos fãs. De um lado aqueles que gostaram da nova aventura e da direção tomada, do outro aqueles que não gostaram da nova vertente com mais acção e a nova construção do mundo de jogo.

Mesmo com um ou outro erro/problema, para nós, Tomb Raider acabou por ficar na nossa lista de favoritos de 2013 e angariou uma grande nota na nossa análise.

tomb-raider-definitive-edition-ana-pn_00005

Quase um ano depois surge Tomb Raider Definitive Edition na nova geração, com um visual melhorado e alguns extras. Será que está versão merece uma vista de olhos de quem já jogou o original, ou fica ainda pior na nova geração?

Para começar, podem esquecer completamente qualquer estilo de alteração àquilo que foi apresentado na edição do ano passado, Tomb Raider Definitive Edition não mexe no que está feito e as suas alterações estão mais ligadas ao visual e introdução de certos comandos ligados às potencialidades de cada consola.

tomb-raider-definitive-edition-ana-pn_00006

Ao longo da aventura, vão guiar Lara pela ilha do império Yamatai, explorando túmulos, invadindo aldeias e templos e matando tudo o que se atravessa no vosso caminho que vos possa matar. Esta é uma das vertentes que alguns fãs não gostaram muito de ver, mas que continua a dar velocidade e emoção à campanha.

Caso ainda não conheçam este novo Tomb Raider, podem pensar no jogo como uma mistura entre os jogos mais antigos da série, a acção de jogos como Uncharted e uma pitada de RPG ligada à evolução da personagem por experiência e melhoramento das armas.

tomb-raider-definitive-edition-ana-pn_00004

A passagem para a nova geração e em especial na PS4 acaba por favorecer a acção e jogabilidade. A fluidez foi alvo de um melhoramento significativo, o  que faz com que o jogo pareça mais rápido e responda ainda melhor aos nossos movimentos e acções. A evolução na fluidez é muito bem-vinda e consegue compensar de certa forma a pouca evolução visual.

É certo que Tomb Raider Definitive Edition foi adaptado à nova geração com base na edição original de PC, mas o salto não é tão grande como seria de desejar. Embora seja bem mais bonito e mais detalhado que as versões de consola antigas, fez-me sempre pensar neste como um remake HD ao estilo de Kingdom Hearts ou Final Fantasy X, onde o visual e modelos das personagens foram aprimorados para uma nova geração. Felizmente, Tomb Raider já era um jogo impressionante e isso ajuda de certa forma.

tomb-raider-definitive-edition-ana-pn_00003

Em termos de conteúdo adicional, a versão jogada na PS4 adiciona uma série de comandos de voz com os quais podem interagir com os menus ou alterar as armas em tempo real, entre outros. Existe também a possibilidade de jogar na PS Vita por Remote Play e usar o Touch Pad do comando para aceder de forma mais rápida a certas funcionalidades, como acender tochas ou aceder ao mapa de forma imediata.

Quanto ao nome Tomb Raider Definitive Edition, este é em parte oferecido pela inclusão de todos os DLC lançados até agora, tanto singleplayer como Multijogador, a presença de uma banda desenhada, um livro de arte digital e o documentário The Final Hours de Tomb Raider. Existe também o modo online, mas este modo mal amado continua a não puxar pela nossa atenção e tirando o facto de estar mais estável do que quando o joguei na PS3, continua a não ser apelativo.

tomb-raider-definitive-edition-ana-pn_00001

Tendo em conta que gostei muito da versão original, jogar Tomb Raider Definitive Edition foi um momento muito bem passado, mas não é certamente para todos. Se compraram e jogaram a versão original nas consolas, então este não vale a pena por agora, mas se compraram uma PS4 agora e nunca jogaram o novo Tomb Raider, então este é uma boa aposta.

Podem ler a análise original aqui;
Análise – Tomb Raider

Positivo:

  • Visual ligeiramente melhoradopn-recomendado-ana
  • Aumento de fluidez significativo
  • Continua a ser uma campanha divertida de jogar
  • Gimmicks engraçadas que funcionam bem
  • Remote Play funciona bastante bem

Negativo:

  • O salto visual não é assim tão grande
  • Nem na nova geração o Multijogador é apelativo
  • Pouco conteúdo extra de relevo

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
alpha

Tomb Raider é muito bom , mas o combate corpo a corpo é terrível , se tivesse alguma coisa parecida com o sleeping dogs era qualquer cosia

Lfo

É esta versão que irei jogar 🙂

Sanchez

Passei o Tomb Raider na PS3 este ultimo fim-de-semana e tenho a dizer que fiquei surpreendido. Muito mas muito bom mesmo.

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
3
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x