Análise – Tiger & Bunny

Informação Global:

  • Episódios: 25
  • Ano: 2011
  • Produtores: Sunrise, Viz Media
  • Géneros: Acção, Comédia, Drama, Super Poderes
  • Idades: +13
  • Linguagem: Japonesa

À primeira vista, Tiger & Bunny pode induzir em erro. Não se trata de um Anime Mecha, porque então estaria a considerar o Tony Stark (Iron Man) um piloto de mechas, e muito menos se trata de um anime Shoujo, infantil ou algo parecido. O mundo Tiger & Bunny é maioritariamente Shounen repleto de batalhas e comédia a alto nível mas, visualmente, talvez mais atractivo para o público feminino. Para ambos públicos, Tiger & Bunny é um Anime que certamente agradará em todos os aspectos. Mais uma vez, estava de pé atrás em ver e agradeço a quem me conseguiu convencer a tal. Não se deixem iludir pelo cartaz nem pelo opening de Tiger & Bunny e dêem uma oportunidade à série.

Sternbild City abriga as pessoas chamadas Next, que utilizam as suas habilidades especiais como super-heróis para proteger a humanidade. As suas actividades são documentadas no programa popular Hero TV que, ao o resolver casos e salvar vidas, lhes são atribuídos patrocinadores e pontos de herói de forma a eleger o rei dos heróis numa votação anual. Wild Tiger, o nosso herói veterano, sempre preferiu trabalhar sozinho mas agora foi-lhe deixado a cargo uma parceria com Barnaby Brooks Jr. que tem uma perspectiva bem diferente do que é ser um herói.

A história lembra cartoons americanos: coloridos, simples, rápidos e fáceis de perceber. Embora lembre X-Men, Fantastic 4, Avengers(…), Tiger & Bunny é optimista e transmite boas mensagens e lições de vida num estilo mais alegre e versátil. O enredo é bastante actual, retrata como o capitalismo tira vantagens dos heróis e a forma como são usados para publicitar marcas e produtos, muito diferente das típicas séries de super-heróis. É um história realista e com os pés assentes na terra, retrata o dia-a-dia, os seus problemas e as consequências dos nossos actos. O facto de ser um Anime de raízes ocidentais, é capaz de quebrar algumas expectativas dos fãs mas, o mesmo estilo presente em Trigun ou Cowboy Bebop acabou por se tornar numa mais-valia.

Separada em duas partes, a história torna-se um pouco enfadonha porque são-nos apresentados alguns episódios de fillers, que se focam mais nas personagens secundárias, afastando-se do enredo principal. Embora seja um ponto negativo, estes fillers são necessários para a introdução de novas personagens e temas que mais tarde levam ao desenvolver da história principal. Tiger & Bunny consegue agarrar no género, em ideias antigas e futuristas e dar um resultado moderno, misturando super-heróis, comédia, mecha e drama de forma a manter a tradição dos filmes de acção.

Um dos pontos positivos de Tiger & Bunny é o facto de conter uma grande variedade de idades, passados e etnias. Embora maioritariamente adultos, também exploram as personalidades e formas de vida dos heróis mais novos. As personagens são estereotipadas, interessantes e visualmente atraentes com passados misteriosos e em certos casos dramáticos. Particularmente interessante é Kaburagi T. Kotetsu o nosso protagonista, um pai viúvo que raramente vê a sua filha adolescente (que vive com a avó) devido ao seu trabalho como herói, o que torna num caso forte e não muito comum neste estilo de Anime. Ao contrário de Kotetsu, temos Barnaby Brooks Jr. com uma personalidade, estilo de vida e passado que, infelizmente, o torna na personagem cliché estereotipada do mundo dos super-heróis. De qualquer forma, Tiger & Bunny tem um bom grupo de personagens secundárias e consegue compensar com a sua união, relações e experiências comuns, tanto como as suas facetas poderosas, fraquezas e sonhos.

Quanto à animação, a cidade parece uma réplica de Nova Iorque: os edifícios, os transportes, as diferentes etnias humanas, a linguagem, os estereótipos ou até mesmo o visual das personagens, conseguem emular um mundo totalmente ocidental. Tiger & Bunny mantém uma arte e desenho “normais” mas com algumas diferenças e falhas. A tecnologia evoluiu a um ponto de se ser possível integrar animações 3D numa tela 2D sem destoar muito. A Sunrise, neste caso, decidiu ser arrojada e manter uma separação clara entre os dois estilos visuais, o que causou certos problemas com a movimentação dos heróis, exagerou as suas acções tornando-as um pouco estranhas. Tirando isto, conseguem tirar bom partido deste tipo de animação de forma a criar fundos com boas experiências visuais.

Quanto à música de fundo, Tiger & Bunny é fiel ao que estamos a ver no momento com sons familiares de heroísmo, acção e comédia. Os openings acompanham o desenvolver da história, o primeiro, “Orion o Nazoru” de Unison Square Garden, é num rock mais rítmico e catchy enquanto o segundo, “Missing Link” de Novels, já é um rock mais em formato de balada. Os endings, por sua vez, são na mesma num estilo de rock digital mas mais calmo e tradicional.

A nível de actores de vozes, podemos contar com vozes muito conhecidas e já famosas na industria, o que torna Tiger & Bunny um Anime ainda mais familiar, como Kotetsu/Hirata Hiroaki (Sanji de One Piece, Genma de Naruto e Gojyo de Saiyuki), Barnaby/Morita Masakazu (Ichigo de Bleach, Marco de One Piece e Kazuya de Bakuman), Karina/Kotobuki Minako (Tsumugi de K-ON, Sen de Hyakka Ryouran: Samurai Girls e Mitsuko de Toaru Kagaku no Railgun) e Ivan/Okamoto Nobuhiko (Rin de Ao no Exorcist, Eiji de Bakuman e Takumi de Kaichou wa Maid-sama!).

A grande parte dos heróis mais populares criados há décadas atrás, tentam sempre actualizar-se mediante as modas e gostos de hoje em dia e, embora com um argumento válido, acabaam sempre por não ter o impacto pretendido. É neste aspecto que Tiger & Bunny se destaca, talvez por se focar num “reality show” que retrata uma cultura de celebridades e publicidade ou talvez por ser refrescante e diferente de um típico Anime Shounen ou até mesmo pela Sunrise não ter tido medo de se inspirar no mundo ocidental. Para amantes deste género como eu, é um Anime a recomendar e mesmo tendo alguns pontos negativos, tudo se torna em magia e emoção no final. Tiger & Bunny é diferente, desperta a criança que está em nós e relembra-nos o entusiasmo ao acordar num sábado de manhã para ver os desenhos animados na TV. É deveras uma obra de arte e uma série a não perder.

Positivo:

  • História diferente, inovadora e realista mas com os pontos essenciais de um Anime de super-heróis
  • Variedade de idades e experiências das personagens
  • Protagonista único e diferente com um desenvolvimento bastante positivo
  • Animação e arte fieis ao estilo ocidental
  • Actores de voz cuidadosamente seleccionados
  • Sentimento de nostalgia e magia

Negativo:

  • Alguns episódios de fillers enfadonhos
  • Separação clara de uma animação 3D de uma 2D
  • Por vezes, previsível

Share

You may also like...

21 Responses

  1. CopoLavado diz:

    Parece-me interessante, vou pesquisá-lo. 🙂

      • CopoLavado diz:

        Vais fazer mais reviews? Era uma boa maneira de começar a conhecer mais anime, embora me prenda muito ao universo Shounen. ^^’

        • Sim^^ eu vou continuar a fazer o meu trabalho 🙂 até agora já lá vão 7 análises e pretendo fazer muitas mais x3 fica atento ao destaques que quando sai uma nova aparece sempre lá 😉

          • CopoLavado diz:

            Nice! 🙂
            Por acaso pensava que esta era a tua primeira análise, tenho de ir buscar as outras.

            Obrigado! E continua com o bom trabalho (Até rimei).

          • Basta ires ao 1º botão home do site e tens lá a secção do Anime. As análises são todas feitas por mim 🙂
            Obrigado eu! x3

          • CopoLavado diz:

            O-Queijo. 🙂 (Forma engraçada de dizer OK).

            Antes que me esqueça, bom Natal e feliz Ano Novo.
            Força para os teus próximos projectos.

            P.S. Gostaria de saber o que tens a dizer sobre FMA e FMA:Brotherhood!

          • Haii xD
            Igualmente! Que este ano seja bem melhor em tudo!
            Obrigado^^

            Pessoalmente, eu devo ser das poucas pessoas que gostou mais de FMA do que Brotherhood. Foram ambos muito bons mas achei o primeiro mais interessante, menos complexo e mais sombrio. Mas como analista e como 3ª pessoa, aconselho o Brotherhood que é muito mais fiel à manga.
            Isto porque, no primeiro FMA tiveram um contracto de 51 episódios e tiveram de mudar a história de forma a conquistar o espectador. Agora com fama construída e fãs angariados, já tiveram oportunidade de fazer um Fullmetal totalmente fiel à Manga.
            Portanto, vê FMA Brotherhood ^^ mas se tiveres tempo, vê o outro também que é muito cool xD

  2. RSPT diz:

    Recomendação aceite. Se não gostar venho resmungar para aqui.

  3. Squall_jb diz:

    Ora bem a análise está completa e concisa como de costume, já te disse, andas a habituar mal o pessoal sempre a fazer reviews. Mas a verdade é que à pala de as ler já saquei alguns animes para me ir entretendo xD, incluindo animes que ao principio não me diziam muito tipo Madoka e este por exemplo. Mas depois do que li vou dar-lhe uma oportunidade, obrigado 🙂

    • Obrigado^^ pois mas… também quero ser mais participativa e gosto de poder ajudar com a minha opinião 🙂 Ora lá está^^ gosto disso! de poder incentivar o pessoal a ver bons animes xD acho que devias dar, porque lá no fundo, quem é que não gosta de super-heróis e comédia? xDD
      Obrigado eu mais uma vez pelo comentário e apoio 😀

  4. Parece interessante, mas fiquei um bocado desiludido com o 3D.

    • Ao inicio também fiquei mas depois habituei-me e até achei original da parte deles xD depende das pessoas… geralmente quando faço análises e tenho de avaliar a sério, volto a reviver o Anime e, com o passar do tempo, a nota que se dá na altura tem sempre tendência a descer… mas com Tiger & Bunny isso não aconteceu D: é 100% um dos meus top favoritos de sempre^^ mesmo com esse problema do 3D tudo o resto compensou ^^

  5. Bruno Roxas diz:

    Mais uma excelente análise que me deu muito gosto ler. =D

    Não conhecia Tigger & Bunny e à primeira vista parecia-me Mecha mas já deu para entender que não é e portanto fico ainda com mais vontade de ver. x)

    Fiquei com uma enorme curiosidade em relação ao anime principalmente quando li esta tua frase: ”Tiger & Bunny é diferente, desperta a criança que
    está em nós e relembra-nos o entusiasmo ao acordar num sábado de manhã
    para ver os desenhos animados na TV. É deveras uma obra de arte e uma
    série a não perder.” É maravilhoso quando sentimos esta tremenda nostalgia e eu fiquei ”encantado” com essa tua observação.

    Só acho estranho como é que em 25 episódios há vários fillers enfadonhos, porque um anime com tão poucos episódios não é suposto ter muitos fillers quanto mais fillers que sejam ”menos bons” que o resto do anime.

    Tigger & Bunny está na minha ”lista” dos próximos animes a ver. Só não o começo a ver já porque quero primeiro acabar Tengen Toppa, GTO, Muhou Shoujo Madoka Magica e Steins Gate.

    Aproveito para dizer que GTO é simplesmente épico e considero-o um dos melhores animes que vi na vida e só não digo que é o melhor porque ainda não o terminei e quero primeiro puder analisá-lo como um ”todo”. x)
    Graças a ti e ao Daniel a minha cultura sobre anime anda a evoluir imenso e já me proporcionaram excelentes horas de bom anime, graças ás vossas recomendações. 😉

    Como é dia 24 aproveito para desejar um feliz natal. =D

    • Squall_jb diz:

      Por acaso tens toda a razão, comecei a interessar-me muito por animes desde que criaram aquele tópico no mygames sobre os melhores animes que já vimos, a partir daí foi como se tivesse descoberto um mundo novo xD Muito obrigado a quem teve essa ideia, e agora não há mygames mas há Patrícia por isso ainda melhor xD Boas Festas

    • Obrigado^^ (tinha ali uns erros que já corrigi ontem ^^”
      Nop, não é mecha XD como dei o exemplo, é muito tipo iron man.
      Eu senti-me assim! Os olhos a brilhar de tão awesome que é! e como é super-heróis, tive imensa nostalgia porque eu vibrava a ver power rangers e x-men quando era pequena e então com tiger and bunny foi um voltar à infância^~^

      Sobre os fillers, são quê? 5 episodios para aí. Como o anime foi separado em 2 arcs, eles puserem esses fillers no meio para dar transição duma arc para a outra. Ao inicio ficas numa de “aww fillers não acredito! -.-” e quando acabas ficas “ahh ok, faz sentido”.

      Sim, tens todo o tempo do mundo para ver ^^ vai vendo com calma 🙂
      Obrigado Roxas, por sempre seguires e comentares e dares o teus apoio~ fico feliz!
      eheh Feliz Natal! ^^

  6. Já tive a ver uns episódios, concordo completamente com a análise

  7. Estava procurando pelo Google alguma análise de Tiger & Bunny que não estivesse em inglês e cá estou!

    Ótima análise! Concordo plenamente com quase todos os fatos descritos. Quero dizer, quase porque eu não acho que os fillers sejam tão enfadonhos assim. Como você mesma disse, eles contribuem para o desenvolvimento da narrativa. E, além do mais, eu realmente adoro quando os animes não se focam apenas na (s) protagonista (s), e sim em todo o elenco de personagens. Eu acho maravilhoso e um ponto positivo a acrescentar à série.

    Atualmente (28/12/2013), estou no episódio 15 de Tiger & Bunny e até agora não me arrependo de estar assistindo esse anime sensacional. Não se trata de um Super Sentai ou um shounen qualquer. Estamos falando de Tiger & Bunny, oras! Um dos animes mais “pé no chão” que eu já vi, por incrível que pareça.

    Os personagens me fascinam (exceto dois, que são o Sky High e o Rock Bison). O protagonista (Kotetsu T. Kaburagi) é um dos meus personagens favoritos de todos os animes que já assisti! Sua história é super inovadora, pois é algo muito raro de se ver em uma história por aí. Seu jeito desastrado e brincalhão me impressionam, além do fato de sempre pensar nos outros antes de si mesmo.
    Já o Barnaby é meio-termo. Ele é um personagem bem clichê, para falar a verdade. Totalmente o oposto do Kotetsu. Afinal, vingar a morte dos pais é algo bastante comum nos animes, não é? E não é só esse objetivo genérico que o torna clichê; sua personalidade também. Certinho, bonito, amigo de todos. Quantos animes já não vimos um personagem desses? Eu prefiro mil vezes um personagem com sentimentos mais palpáveis e humanos. E o Barnaby não se encaixa nesse categoria.

    No início, os CG’s me incomodavam um pouco. Era como se eles dissessem: “Eu sou um CG! Olhe para mim!” Mas em poucos episódios me acostumei. Agora, o que me irrita é o fato de realizarem uma réplica da sociedade norte-americana. Não preciso nem citar os pontos, pois você mesma já os citou em sua análise. xD Mas, sério, eu não gosto dessa influência estadunidense nos animes. É uma pena, mas o Japão está mesmo sendo influenciado por esse país aos poucos, Afinal, já pode-se notar as openings e endings de alguns animes com a música totalmente em inglês. É um fato lastimável. E esse é o único motivo por eu não dar nota 10 a Tiger & Bunny. Fora isso, esse é um anime extremamente inovador e que ao assistir ao primeiro episódio, você provavelmente deve dizer: “Mas 25 episódios é muito pouco para essa maravilha!”

    Recomendo com todas as minhas forças o anime Tiger & Bunny. Pulem a primeira opening e ignorem o pôster de divulgação; Tiger & Bunny é uma história que não se vê por aí tão facilmente. Vale a pena assistir do começo ao fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram