Análise por:
Roberto Silva, “ShadowDust”
Stanley Parable HD é um jogo peculiar. Tão peculiar ao ponto de eu nem saber muito bem como o analisar. Um jogo que explora como nunca outro a interactividade narrativa, apesar não ter interactividade nenhuma. Ou pelo menos não aparenta ter. Mas tem. Ou será que tem?
Tal como disse, Stanley Parable é um jogo peculiar. Originalmente, Stanley Parable, foi um dos muitos mods para o clássico Half-Life 2. Já na altura foi algo que suscitou alguma curiosidade nos jogadores e quando foi anunciada uma versão standalone fiquei algo surpreendido pois não saberia como conseguiriam maximizar aquilo que o mod já havia conseguido. E continuo sem saber, mas a verdade é que a Galactic Cafe o conseguiu e de maneira que apanhou muita gente desprevenida pelas melhores razões.
O jogo revolve à volta de Stanley, o empregado de escritório nº 427 de uma empresa qualquer cujo o dia-a-dia se resume à manifestação laboral da monotonia, e de um narrador. Sim, um narrador. Que ao mesmo tempo é e não é uma personagem principal. Confusos? Eu avisei que o jogo era peculiar.
O narrador, que usa o sarcasmo como principal arma, detalha tudo o que acontece desde ficarem demasiado tempo fechados no armário das vassouras a passarem uma secção demasiado rápido, passando por gozar com vocês “à força toda” por fazerem propositadamente coisas para ganharem os achievements.
Num dia aparentemente normal, Stanley repara que tudo ao seu redor está mais parado que o normal (o que por si só é difícil) e que nenhum dos seus colegas está no escritório. Então Stanley, com a ajuda do “sempre presente” narrador, decide ir investigar o que se passa. E é então que tudo fica… estranho.
O jogo tem vários caminhos que podemos escolher tendo cada um deles cerca de meia hora fazendo no entanto do valor de repetição a sua principal arma. E cada final é genial à sua maneira.
Tentar explicar o porquê da genialidade do jogo é estragar por completo a genialidade do mesmo por isso apenas posso dizer: vão jogar Stanley Parable o mais rápido possível.
Positivo:
- Decisões verdadeiramente diversificadas e que levam a história a pontos completamente diferentes
- Experiência surreal e completamente diferente do que há disponivel noutros jogos e única para cada pessoa
- Completamente story-driven
- Histórias concisas e muito diversificadas
- Interacção de Stanley com o narrador
- A liberdade de escolha do jogador é absoluta…?
Negativo:
- Após desbloquearmos todos os caminhos possíveis, fica pouco por experimentar
- Retro Review – 3D Dot Game Heroes - Outubro 10, 2024
- Nintendo anunciou o relógio Alarmo - Outubro 9, 2024
- Super Mario Party Jamboree e Mario & Luigi Brothership vão ter brindes de pré-venda - Outubro 8, 2024