Apesar da Sucker Punch ter virado a sua atenção para a série inFamous, a PS3 e PS Vita tiveram direito a Sly Cooper Thieves in Time (carreguem para ler a análise) feito pela equipa da Sanzaru Games.
Antes de poderem suportar esta responsabilidade, esta mesma equipa teve de passar a trilogia de Sly para a PS3, e o resultado não foi nada mau.
Vários anos depois e com Thieves in Time também disponível na PS Vita, eis que chega uma versão tardia de The Sly Trilogy à portátil da Sony. Será que ainda vale a pena investir nela?
Tal como o nome indica The Sly Trilogy inclui os 3 primeiros jogos lançados na era PS2, agora em versão HD. Estamos a falar de Sly Cooper and the Thievius Racconus, Sly 2: Band of Thieves e Sly 3: Honor Among Thieves.
Cada um destes três jogos é um marco na área das plataformas e todos eles englobam momentos altos do género. Algo que sempre gostei nesta série foi a capacidade de ser dirigida a todas as idades, respeitando a inteligência tanto dos mais novos como dos mais velhos.
Embora o primeiro jogo seja bom e o segundo ainda melhor, a minha atenção vai toda para Sly 3, seguramente o melhor jogo da trilogia, não só pela história e variedade, como também por ser o mais sólido e bem estruturado dos três.
Esta versão foi bem adaptada à PS Vita e os jogos encaixam muito bem na portátil, funcionando tal como me recordo deles, embora com uma ou outra quebra de fluidez ocasional, especialmente no primeiro jogo.
Curiosamente, a versão digital a que tivemos acesso para análise não englobava os três jogos num único download. Sly Cooper e Sly 2 vinham num download em conjunto, enquanto Sly 3 precisava de ser descarregado à parte. Não sei se o mesmo sucede com a versão física, mas Final Fantasy X | X-2 HD Remaster sofreu desta maleita no seu formato de loja.
Visualmente, a passagem para HD de Sly Cooper só o beneficia, pois estamos a falar de uma série de jogos em Cell-Shading que ficam ainda melhores com o tratamento visual. Ao juntar a isto o ecrã OLED da PS Vita, a coisa fica ainda melhor e visualmente mais apelativa. São três jogos que envelheceram muito bem e não estão deslocados quando comparados com outros mais recentes.
Nesta versão podem contar apenas com o áudio em inglês, o que até nem é mau. As vozes são boas no geral e os actores melhoram de jogo para jogo de forma substancial. A música com mistura de Jazz e Blues também mantêm a sua qualidade.
The Sly Trilogy chega tarde à PS Vita, mas chega com a qualidade que seria esperada desta série. Os três jogos são clássicos do estilo de plataformas e só não recomendo para quem já tenha a colecção na PS3 ou já os tenha jogado até à exaustão na era da PS2.
Positivo:
- Três clássicos por um bom preço
- Jogabilidade encaixa bem na PS Vita
- Passagem para HD bem conseguida
- Troféus para os três jogos
Negativo:
- Jogos divididos em formato digital
- Cinemáticas pixelizadas
- Não inclui vozes nem texto em português para o primeiro jogo
- The Legend of Heroes: Trails Through Daybreak anunciado para o Verão 2024 - Setembro 21, 2023
- Super Mario Bros. Wonder vai ter brindes de pré-venda em várias lojas - Setembro 20, 2023
- Análise – Mortal Kombat 1 - Setembro 19, 2023