Análise – The Sly Trilogy (PS Vita)

the-sly-trilogy-ps-vita-ana-pn_00025

Apesar da Sucker Punch ter virado a sua atenção para a série inFamous, a PS3 e PS Vita tiveram direito a Sly Cooper Thieves in Time (carreguem para ler a análise) feito pela equipa da Sanzaru Games.

Antes de poderem suportar esta responsabilidade, esta mesma equipa teve de passar a trilogia de Sly para a PS3, e o resultado não foi nada mau.

the-sly-trilogy-ps-vita-ana-pn_00003

Vários anos depois e com Thieves in Time também disponível na PS Vita, eis que chega uma versão tardia de The Sly Trilogy à portátil da Sony. Será que ainda vale a pena investir nela?

Tal como o nome indica The Sly Trilogy inclui os 3 primeiros jogos lançados na era PS2, agora em versão HD. Estamos a falar de Sly Cooper and the Thievius Racconus, Sly 2: Band of Thieves e Sly 3: Honor Among Thieves.

the-sly-trilogy-ps-vita-ana-pn_00021

Cada um destes três jogos é um marco na área das plataformas e todos eles englobam momentos altos do género. Algo que sempre gostei nesta série foi a capacidade de ser dirigida a todas as idades, respeitando a inteligência tanto dos mais novos como dos mais velhos.

Embora o primeiro jogo seja bom e o segundo ainda melhor, a minha atenção vai toda para Sly 3, seguramente o melhor jogo da trilogia, não só pela história e variedade, como também por ser o mais sólido e bem estruturado dos três.

the-sly-trilogy-ps-vita-ana-pn_00008

Esta versão foi bem adaptada à PS Vita e os jogos encaixam muito bem na portátil, funcionando tal como me recordo deles, embora com uma ou outra quebra de fluidez ocasional, especialmente no primeiro jogo.

Curiosamente, a versão digital a que tivemos acesso para análise não englobava os três jogos num único download. Sly Cooper e Sly 2 vinham num download em conjunto, enquanto Sly 3 precisava de ser descarregado à parte. Não sei se o mesmo sucede com a versão física, mas Final Fantasy X | X-2 HD Remaster sofreu desta maleita no seu formato de loja.

the-sly-trilogy-ps-vita-ana-pn_00022

Visualmente, a passagem para HD de Sly Cooper só o beneficia, pois estamos a falar de uma série de jogos em Cell-Shading que ficam ainda melhores com o tratamento visual. Ao juntar a isto o ecrã OLED da PS Vita, a coisa fica ainda melhor e visualmente mais apelativa. São três jogos que envelheceram muito bem e não estão deslocados quando comparados com outros mais recentes.

Nesta versão podem contar apenas com o áudio em inglês, o que até nem é mau. As vozes são boas no geral e os actores melhoram de jogo para jogo de forma substancial. A música com mistura de Jazz e Blues também mantêm a sua qualidade.

The Sly Trilogy chega tarde à PS Vita, mas chega com a qualidade que seria esperada desta série. Os três jogos são clássicos do estilo de plataformas e só não recomendo para quem já tenha a colecção na PS3 ou já os tenha jogado até à exaustão na era da PS2.

Positivo:

  • Três clássicos por um bom preçopn-recomendado-ana
  • Jogabilidade encaixa bem na PS Vita
  • Passagem para HD bem conseguida
  • Troféus para os três jogos

Negativo:

  • Jogos divididos em formato digital
  • Cinemáticas pixelizadas
  • Não inclui vozes nem texto em português para o primeiro jogo

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
12 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guilhathorn

Eu joguei o 2 e o 3 até à exaustão na altura da PS2 e ainda me senti impulsionado a comprar a trilogia para a PS3 no natal passado xD Gostei do primeiro apesar de me parecer que a série só tomou a sua identidade a partir do 2.

FoxRS

Concordo. Estou a jogar pela primeira vez a trilogia e vou no segundo jogo. Achei que o primeiro é “apenas” um bom jogo de plataformas. O 2 é uma diferença brutal. Uma revolução dentro da série e nos jogos de plataformas em geral.

Guilhathorn

Exactly! O 1 ficou muito “Crash-Bandicooteano” como costumo dizer xD

FoxRS

Já a tenho na PS3, mas até acho que a Vita é a consola ideal para os clássicos como este. Já joguei o Thieves in Time na Vita e gostei bastante, tirando os loadings enormes. A Sony está a fazer com que as três consolas à venda sejam bastante uniformes, tendo por vezes um jogo disponível em “ambas as três”. Pode parecer que não estão a valorizar cada uma delas, com os respectivos exclusivos, mas é uma mais valia. Passa a ser uma experiência, em vez de três.

Dar como ponto negativo “Jogos divididos em formato digital” numa consola portátil é que não acho nada bem. Devia ser um ponto positivo, a ser alguma coisa. Os cartões de memória da consola são caríssimos e quanto menos espaço ocupado tivermos, melhor. Era um bocado ridículo, a meu ver, se os três jogos viessem num só download.

Daniel Silvestre

Bem, são pontos de vista diferentes. Eu prefiro tudo num só pack. Percebo o teu ponto de vista claro, mas depois das compressões bem feitas que já no mundo das portáteis, não me parece que ia ser complicado diminuir o espaço ocupado pelos 3 jogos. E ainda não sei como funciona o formato físico mas gostava de saber se é uns no cartão e outro por DL.

FoxRS

Mas são 3 jogos distintos. Por uma questão de gestão de espaço (independentemente de ser portátil ou não), é um alívio poderes escolher quais os jogos que queres ter instalados. Para quê ter 3 em 1, quando podes tê-los separados? Porque é que é um ponto negativo? Qual a desvantagem ou a parte chata?

Silver4000

Tens de esperar que um acabe de instalar para meter o outro x)

FoxRS

Mas ias jogá-los aos 3 ao mesmo tempo? xD

Kaiser

Desta série só não joguei o 2º e devo dizer que todos os outros são muito bons e divertidos. O Thieves in Time apesar de não ter sido produzido pela Sucker Punch também está muito bom fazendo jus ao seu legado.
As vozes em português são excelentes, é uma pena não estarem presentes no 1º jogo.
Se algum dia adquirir a trilogia para voltar a jogar o 1º e o 3º e finalmente jogar o 2º terá de ser na PS3.

Daniel Silvestre

O primeiro é para mim o mais fraco, por isso acredito que vais ficar bem servido com o 2º ; )

Kanudo

Antes de arranjar a trilogia, nunca tinha jogado o 1º e devo dizer que foi uma agradável surpresa quando o joguei. O Sly 2 continua a ser o meu favorito na série e o Sly 3 tinha as melhores batalhas navais de sempre antes de chegar o Assassin’s Creed 3. A única coisa que desgosto no Sly 3 é a ausência de garrafas coleccionáveis, torna os mapas menos divertidos de serem explorados.

Silver4000

Concordo.
O primeiro nunca tinha jogado antes também, mas até que foi bom, a evolução que a série teve foi optima, o 2 também é o meu favorito, e tenho a mesma opinião em relação ao terceiro, acho os mapas um pouco ”desertos”, não tem o mesmo impacto que no 2°.

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
12
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x