Análise – The LEGO Movie Videogame

lego-movie-the-videogame-ana-pn

Sem dúvida que os jogos de LEGO evoluíram imenso desde que os videojogos começaram a adaptar este universo de construção. Séries como Star Wars, Indiana Jones, Harry Potter e Senhor dos Anéis já foram adaptadas directamente do cinema, e depois de tantos filmes, chegou a vez da LEGO adaptar o seu próprio filme.

Tal como o nome indica, The LEGO Movie Videogame é a passagem para jogo do universo do filme, mas isso não significa que seja uma adaptação directa e limitada, a TT Fusion tentou criar um jogo em redor da história do filme e embora tenha tomado as decisões certas, este é um jogo que não consegue competir com os alguns dos jogos anteriores da série.

the-lego-movie-videogame-trailer-pn-n

Em The LEGO Movie Videogame jogam no papel de Emmet, um construtor que encontra uma peça de LEGO lendária que o transforma numa das personagens mais importantes da história LEGO. Emmet é então ajudado por personagens LEGO inéditas como a Master Builder Wildstile, mas também convidados especiais como Batman e outros heróis da DC Comics.

Algo que os fãs de LEGO vão nota de imediato é a falta de um mundo aberto para explorar de forma livre. Aqui, cada zona tem o seu Lobby onde podem realizar missões secundárias, comprar personagens ou mudar a equipa, mas nada que seja tão massivo como os mapas de LEGO City Undercover ou do grandioso LEGO Marvel Super Heroes.

lego-the-movie-novas-imagens-pn-n_00006

Maior parte dos momentos de acção são baseados no filme, com cada secção a englobar elementos que funcionam com o jogo típico de plataformas da LEGO. Cada personagem tem as suas próprias habilidades especiais e forma de combater e o jogo permite criar combinações de equipa para resolver a maioria dos puzzles de cada cenário, o que é bastante interessante e funciona bem.

Infelizmente, desbloquear todos os personagens não é tão empolgante como nos outros jogos da LEGO. É verdade que muitas personagens são iguais em termos de habilidades, mas numa saga como Star Wars, até uma variação de um Storm Tropper ou um Jawa é interessante, no caso do LEGO Batman e LEGO Marvel Super Heroes existem muitos heróis actuais e clássicos, aqui, as personagens como não são tão conhecidas não incentivam tanto à exploração.

lego-the-movie-novas-imagens-pn-n_00004

Um elemento interessante incluído é a possibilidade de construir alguns objectos LEGO necessários para progredir, infelizmente, esta novidade não é bem aproveitada e mais parece automática, não deixando que sejamos nos a construir, mas sim a adivinhar qual a peça certa. Uma pena.

Mas existem momentos altos na acção. Um dos cenários envolvia uma perseguição numa auto estrada onde era necessário alternar entre a Wildstile saltando entre carros e Emmet a bordo de uma mota com raios laser. Estes momentos são bons e vão certamente fazer as delícias dos fãs da série e dos mais novos.

lego-the-movie-novas-imagens-pn-n_00001

Como é um jogo mais directo ao assunto, The LEGO Movie Videogame até acaba bastante depressa, mas além da campanha, a longevidade ainda fica assegurada para todos aqueles que tentem coleccionar todas as personagens e descobrir todas as peças LEGO douradas e Kits de construção.

A versão que nos chegou para análise foi a de PS4, a qual inclui um pouco mais de detalhe, fluidez e brilho quando comparada com as versões da geração anterior. Não é um jogo que seja muito exigente ou puxe pela consola, estando a correr nos mesmos moldes que a versão next-gen de LEGO Marvel Super Heroes.

lego-the-movie-novas-imagens-pn-n_00003

O jogo incluí inúmeras cinemáticas retiradas directamente do filme, por isso se tencionam ir ver o filme ao cinema, então é aconselhável que esperem pelo lançamento no cinema antes de começar a jogar o jogo.

A banda sonora foi aproveitada do filme, incluindo até algumas músicas que fazem parte da película como a “Everything is Awesome“, que além de aparecer num mini-jogo, ainda é o som que ouvem quando completam o desafio dos Studs em cada cenário. As vozes são as originais do filme na maioria das personagens, mas é uma pena que Morgan Freeman não dê a voz a Vitruvius.

lego-the-movie-novas-imagens-pn-n_00002

Os jogos de LEGO conseguiram de certa forma romper com a tradição das más adaptações de filmes, por isso um jogo de LEGO seria a melhor forma de adaptar o seu próprio filme. É bom ver que a coisa correu bem, mas o resultado final é claramente afectado pelas limitações da história do filme, que restringem a amplitude que os jogos mais recentes de LEGO nos habituaram.

The LEGO Movie Videogame não é uma má proposta, mas se querem algo mais sólido, então LEGO Marvel Super Heroes, LEGO Batman 2 DC Super Heroes ou LEGO City Undercover são as melhores opções a ter em conta.

lego-the-movie-novas-imagens-pn-n_00005

Positivo:

  • Boa adaptação do filme
  • Zonas de acção divertidas
  • Muitas personagens para desbloquear
  • “Everything is awesome!!”

Negativo:

  • Ausência de mundo aberto
  • Muitas personagens desinteressantes
  • Ausência de algumas vozes do filme
  • Campanha acaba mais depressa do que é normal

pn-bom-ana

Latest posts by Daniel Silvestre (see all)
Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
_GM_

Por momentos pensei que isto era a análise do filme.

Já a fizeram ou estão por fazer?

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x