Sem dúvida que os jogos de LEGO evoluíram imenso desde que os videojogos começaram a adaptar este universo de construção. Séries como Star Wars, Indiana Jones, Harry Potter e Senhor dos Anéis já foram adaptadas directamente do cinema, e depois de tantos filmes, chegou a vez da LEGO adaptar o seu próprio filme.
Tal como o nome indica, The LEGO Movie Videogame é a passagem para jogo do universo do filme, mas isso não significa que seja uma adaptação directa e limitada, a TT Fusion tentou criar um jogo em redor da história do filme e embora tenha tomado as decisões certas, este é um jogo que não consegue competir com os alguns dos jogos anteriores da série.
Em The LEGO Movie Videogame jogam no papel de Emmet, um construtor que encontra uma peça de LEGO lendária que o transforma numa das personagens mais importantes da história LEGO. Emmet é então ajudado por personagens LEGO inéditas como a Master Builder Wildstile, mas também convidados especiais como Batman e outros heróis da DC Comics.
Algo que os fãs de LEGO vão nota de imediato é a falta de um mundo aberto para explorar de forma livre. Aqui, cada zona tem o seu Lobby onde podem realizar missões secundárias, comprar personagens ou mudar a equipa, mas nada que seja tão massivo como os mapas de LEGO City Undercover ou do grandioso LEGO Marvel Super Heroes.
Maior parte dos momentos de acção são baseados no filme, com cada secção a englobar elementos que funcionam com o jogo típico de plataformas da LEGO. Cada personagem tem as suas próprias habilidades especiais e forma de combater e o jogo permite criar combinações de equipa para resolver a maioria dos puzzles de cada cenário, o que é bastante interessante e funciona bem.
Infelizmente, desbloquear todos os personagens não é tão empolgante como nos outros jogos da LEGO. É verdade que muitas personagens são iguais em termos de habilidades, mas numa saga como Star Wars, até uma variação de um Storm Tropper ou um Jawa é interessante, no caso do LEGO Batman e LEGO Marvel Super Heroes existem muitos heróis actuais e clássicos, aqui, as personagens como não são tão conhecidas não incentivam tanto à exploração.
Um elemento interessante incluído é a possibilidade de construir alguns objectos LEGO necessários para progredir, infelizmente, esta novidade não é bem aproveitada e mais parece automática, não deixando que sejamos nos a construir, mas sim a adivinhar qual a peça certa. Uma pena.
Mas existem momentos altos na acção. Um dos cenários envolvia uma perseguição numa auto estrada onde era necessário alternar entre a Wildstile saltando entre carros e Emmet a bordo de uma mota com raios laser. Estes momentos são bons e vão certamente fazer as delícias dos fãs da série e dos mais novos.
Como é um jogo mais directo ao assunto, The LEGO Movie Videogame até acaba bastante depressa, mas além da campanha, a longevidade ainda fica assegurada para todos aqueles que tentem coleccionar todas as personagens e descobrir todas as peças LEGO douradas e Kits de construção.
A versão que nos chegou para análise foi a de PS4, a qual inclui um pouco mais de detalhe, fluidez e brilho quando comparada com as versões da geração anterior. Não é um jogo que seja muito exigente ou puxe pela consola, estando a correr nos mesmos moldes que a versão next-gen de LEGO Marvel Super Heroes.
O jogo incluí inúmeras cinemáticas retiradas directamente do filme, por isso se tencionam ir ver o filme ao cinema, então é aconselhável que esperem pelo lançamento no cinema antes de começar a jogar o jogo.
A banda sonora foi aproveitada do filme, incluindo até algumas músicas que fazem parte da película como a “Everything is Awesome“, que além de aparecer num mini-jogo, ainda é o som que ouvem quando completam o desafio dos Studs em cada cenário. As vozes são as originais do filme na maioria das personagens, mas é uma pena que Morgan Freeman não dê a voz a Vitruvius.
Os jogos de LEGO conseguiram de certa forma romper com a tradição das más adaptações de filmes, por isso um jogo de LEGO seria a melhor forma de adaptar o seu próprio filme. É bom ver que a coisa correu bem, mas o resultado final é claramente afectado pelas limitações da história do filme, que restringem a amplitude que os jogos mais recentes de LEGO nos habituaram.
The LEGO Movie Videogame não é uma má proposta, mas se querem algo mais sólido, então LEGO Marvel Super Heroes, LEGO Batman 2 DC Super Heroes ou LEGO City Undercover são as melhores opções a ter em conta.
Positivo:
- Boa adaptação do filme
- Zonas de acção divertidas
- Muitas personagens para desbloquear
- “Everything is awesome!!”
Negativo:
- Ausência de mundo aberto
- Muitas personagens desinteressantes
- Ausência de algumas vozes do filme
- Campanha acaba mais depressa do que é normal
- Review – Metaphor Re: Fantazio - Novembro 2, 2024
- Review – Horizon Zero Dawn Remastered - Novembro 1, 2024
- Nintendo lança aplicação Nintendo Music - Outubro 31, 2024