Análise – The King of Fighters XIV

Em tempos antigos, The King of Fighters e Street Fighter disputavam o domínio dos cafés e bares de jogos com várias arcades espalhadas pelo mundo.

Com o passar dos anos, a Capcom conseguiu manter Street Fighter relevante, no entanto, a SNK não teve assim tanta sorte. A rivalidade acabou até por se tornar em irmandade, quando foi lançado Capcom vs SNK.

Tantos anos depois e temos Street Fighter 5 e The King of Fighters XIV a sair exactamente no mesmo ano, novamente a competir por serem os melhores jogos de luta. Uma coisa é certa, o The King of Fighters deste ano é um dos melhores até hoje.

the-king-of-fighters-xiv-analise-review-pn_00001Fora de grandes planos de DLC e lançamento de personagens (pelo menos para já), The King of Fighters XIV apresenta-nos à partida um leque enorme de personagens jogáveis, todas elas pertencente a equipas de 3, mas as quais podem ser escolhidas de forma independente para formar a nossa equipa ou fazer combates de um para um.

O jogo tem a maioria dos modos típicos que estamos a habituados a encontrar no género, existe um modo história onde conhecemos melhor a narrativa (embora que simples), as personagens e vemos certas interacções. Depois existem os modos de combate livre, treino, missões e claro, o online.

Os modos podem parecer substanciais, mas é o facto de incluir várias dezenas de lutadores, aquilo que dá mais vida a The King of Fighters XIV. Existem dezenas de veteranos e alguns novatos. Por incrível que pareça, no geral, todos eles são muito iguais e diferentes ao mesmo tempo, o que dá um leque alargado de escolha e variedade de movimentos.

the-king-of-fighters-xiv-analise-review-pn_00004

Podem contar com personagens que lançam mais ataques em distância, outras que são os típicos “grapplers”, os gigantes lentos, os pequenos mais rápidos, etc. É possível construir equipas bem diferentes e com estratégias próprias, tendo combos agressivos e rápidos ou mais passivos.

Para quem não conhece, o sistema de combate é o típico em 2D e foi muito bem consolidado para esta geração. Os ataques especiais usam combinações de meias-luas, existem combos mais simples com um pressionar de um botão e outros mais complexos que já exigem um maior domínio e treino com cada uma das personagens. Eu gostei bastante do sistema e só não só grande fã da forma como podemos agarrar o adversário.

O Online é a área onde me posso queixar mais, pois foi aquela que me deu mais problemas no geral. Por vezes é difícil ligar a outros jogadores e o tempo de espera é bastante longo, seja em ranking ou em amigável. Dentro da sala, o lag (navegantes da lua novamente) está presente em algumas partidas e em certos casos, ao ponto de ser impossível de jogar. É uma pena, pois estava à espera de ver uma comunidade mais vibrante e um código online mais funcional.

the-king-of-fighters-xiv-analise-review-pn_00002

Visualmente, The King of Fighters XIV está bem conseguido. As personagens estão bem detalhadas, os cenários também são bastante bons e em bom número. As animações e efeitos também são de encher o olho, embora se note alguns serrilhados nas silhuetas em alguns momentos. As vozes cumprem o seu objectivo no geral, já a banda sonora é o típico estilo dos jogos de luta japoneses, tendo umas muito boas e outras que não ficam na memória.

Mesmo que não tenha uma história memorável, um online perfeito e algumas personagens menos interessantes, The King of Fighters XIV é um grande jogo de luta e acabei por me sentir mais entusiasmado com este até do que com Street Fighter 5. Estamos a falar de um jogo que oferece muito conteúdo com qualidade, por isso é um fighter que merece estar na colecção dos fãs do género.

the-king-of-fighters-xiv-analise-review-pn_00006

Positivo:

  • Muitas personagenspn-recomendado-2016
  • Jogar em equipa ou sozinho
  • Variedade de estilos
  • Combate sólido
  • Fluído e bonito

Negativo:

  • Modo história básico
  • Alguns lutadores adicionam pouco
  • Online com problemas

pn-muito-bom-2016-3

Daniel Silvestre
Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram