Análise – Super Mario 3D World

super-mario-3d-world-rev-top-pn

A série Mario tem muitos anos, e é provavelmente um dos maiores suspeitos por manter a indústria dos videojogos viva e cheia de emoções. Aos olhos dos mais distantes, há quem pense que as aventuras do canalizador são sempre as mesmas, e que o jogo pouco mudou desde a sua estreia na velhinha NES…não podiam estar mais enganados, e Super Mario 3D World vem provar isso mesmo.

O conceito já havia sido concebido com o lançamento de Super Mario 3D Land para a Nintendo 3DS, onde somos apresentados a um jogo com uma visão aérea que não permite uma exploração excessiva, e ao qual estamos cingidos a um caminho linear, e isso é um elemento clássico da série que caiu sempre muito bem. De um modo geral, estamos perante a um jogo que mistura a aparência 3D de jogos como Super Mario Galaxy e a linearidade de um jogo mais clássico como Super Mario World por exemplo.

super-mario-3d-world-pn-ant_00006

Mal comecei o jogo e este não tardou a impressionar-me. A escolha de níveis é feita através de um mini-mapa bem ao género de Super Mario Bros 3, mas este é muito mais interactivo do que alguma vez havia sido feito. As personagens não estão presas a um caminho pré-definido, sendo possível explorar o mini-mapa à vontade, bater em alguns blocos especiais, apanhar moedas e até entrar em casas especiais de Toads. Não é rico em conteúdo e uma experiência inteiramente paralela, mas é um pormenor muito bem-vindo.

Com o finalizar de níveis vamos desbloquear novos níveis, e consequentemente vamos encontrar novos cenários e temas que alteram em muito a maneira como o jogo é jogado, inimigos e outros elementos. Novos níveis são desbloqueados assim que os antigos são finalizados, mas em certas situações teremos que usar as estrelas verdes que apanhamos para desbloqueá-los.

super-mario-3d-world-rev-mapa-pn

Se continuam a esperar por um jogo intuitivo, pouco complexo e incrivelmente divertido, a Nintendo volta a trazer isso mesmo. Mario, Luigi, Peach e Toad – bem ao género Super Mario Bros. 2 – voltam a juntar forças para derrotar o malvado Bowser, que desta vez raptou fadas e onde cada um dos nossos heróis possui uma habilidade especial. Mario prima pela agilidade, Luigi consegue saltar mais alto que todos os outros, Peach consegue planar no ar durante alguns segundos e Toad é o mais rápido de todos em corrida.

Do início ao fim do nível existe um caminho linear, mas isso não quer dizer que existam caminhos paralelos para chegarmos ao nosso objectivo. O nosso caminho estará munido de inimigos, plataformas traiçoeiras, power-ups, passagens subterrâneas, passagens secretas, enfim, todo uma panóplia de elementos que tornam cada nível rico e nada entediantes. O jogo também tira partido do GamePad da Wii U como para accionar plataformas e movimentar a câmera em certas situações. Como percorremos estes cenários, fica ao nosso critério, a Nintendo apenas oferece as ferramentas para um divertimento puro.

super-mario-3d-world-novas-imagens-4-pn

Consoante a nossa progressão, iremos ver que certos poderes ser-nos-ão repetidamente expostos para a nossa aprendizagem, como acontece com o poder de nos transformamos em gato, e para nos ensinar a mexer com esses novos poderes certos níveis são criados com várias plataformas interactivas e caminhos alternativos que nos obrigam a usar esse poder. Adorei a quantidade de vida que grande parte dos níveis tem, onde existem sempre vários mecanismos e formas de interacção com o cenário e isso deixa o jogador sempre ocupado e dá uma frescura constante.

Os power-ups tiveram inclusões de peso mas que são apenas duas, o guizo e as cerejas dulpas. O guizo transforma o jogador num gato, podendo fazer uma investida aérea e atacar normalmente com as suas garras bem como trepar paredes, enquanto que as cerejas duplas criam cópias do nosso jogador por cada vez que as comermos. A variedade de inimigos é bem maior neste cenários, isto porque para além de grande parte deles serem novos,, alguns possuem versões diferentes, como é o caso dos goombas onde até existe uma versão gato desses mesmos.

super-mario-3d-world-novas-imagens-18-pn

O multiplayer foi uma das apostas da Nintendo para este jogo, algo que resultou bastante bem. Apesar de sub-aproveitado, jogar Super Mario 3D World com mais pessoas é uma experiência extremamente divertida. Partilhar o cenário com o outra pessoa garante um maior aproveitamento dos cenários e a possibilidade de podermos agarrar outros jogadores para atirá-los pelo ar irá gerar enormes gargalhadas. Disse sub-aproveitado porque apesar de ser uma inclusão que já fazia falta à série, podia ter sido melhor usada com a inclusão de alguns modos exclusivos. Existe também uma vertente online onde caso nos liguemos à internet vamos ter no nosso jogo a inclusão de outros 3 jogadores que já acabaram o nível no qual tentaremos bater o seu tempo e pontuação.

Para além dos vários mini-jogos que existem no mini-mapa como a slot-machine e a escolha de prendas do Toad, existe um desses que se destaca dos demais, The Adventures of Captain Toad. Basicamente iremos guiar um Toad em cenários pequenos e fazê-lo apanhar todas as estrelas verdes. Neste mini-jogo, Toad tem algumas limitações como a impossibilidade de saltar e a sua fraca velocidade. Se tiverem na vossa consola o DLC New Super Luigi U para New Super Mario Bros U, terão acesso a um outro jogo que é nada mais nada menos que o clássico Mario Bros. da NES mas com Luigi como o protagonista.

super-mario-3d-world-the-aventures-toad-pn

Adorei todo o grafismo neste jogo. Para além de ter uma qualidade muito boa para um jogo 3D que se apresenta com um estilo algo cartoonesco, é daqueles que não poupa em detalhes e no uso inteligente de cores. É um regalo olhar para este jogo, desde o mini-mapa com montanhas, arbustos e flores a dançar ao som da música, até aos cenários em si que estão altamente coloridos e sem parecer demasiado romântico, parecem tirados dos mais belos sonhos. Excelente trabalho Nintendo.

A música sempre foi um elemento dos jogos da série que nos ficavam na cabeça, e este jogo continua munido de melodias que nos ficam na cabeça a partir do momento em que desligamos a consola. Os estilos de música encaixam também com os vários cenários, como por exemplo os guizos de natal em cenários gélidos.

super-mario-3d-world-novas-imagens-11-pn

O que vale Super Mario hoje em dia é o enorme carinho que a Nintendo tem para com a sua série do coração, isto porque é um feito espectacular uma série com tantos anos continuar a ser tão divertida e fresca. Com este tratamento e input, muito dificilmente a série fugirá dos nossos radares.

Super Mario 3D World é um regalo de ser jogado, é um divertimento que pode ser partilhado com mais pessoas e mais um forte argumento para voltar ao reino de Mushroom Kingdom e sair de lá com um enorme sorriso. Se tiverem uma Wii U, este jogo é obrigatório!

Positivo:

  • Pequenas mudanças que fazem toda a diferençapn-recomendado-ana
  • Linearidade oferece uma experiência mais concentrada em qualidade
  • Apesar de simples, multiplayer local oferece boas gargalhadas
  • Grafismo é uma delícia
  • Novos inimigos e versões alternativas dos Goombas

Negativo:

  • Poucos novos power-ups

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nirvanes

Então não leva excelente? Parece um dos melhores Mários de sempre!

_GM_

Mais um grande jogo da Nintendo este mês.

As coisas estão a melhorar para a WiiU.. que a Nintendo continue assim 😛

Vasco Neves

Só muito bom Lemos?? Este jogo é absolutamente obrigatório para quem tem uma Wii U, e de certeza que fará vender muitas consolas 😛 Merecia um belo de um Excelente!

Marco Correia

ui! só muito bom? estrondo, que estrondo!

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
5
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x