Análise – Street Fighter V Champion Edition


O lançamento de Street Fighter V para a actual geração era um passo mais que óbvio para a Capcom, especialmente tendo em conta que Street Fighter IV explorou a geração anterior até ao tutano.

Agora que estamos perto do final de vida da actual geração de consolas totalmente caseiras, Street Fighter V acaba por fazer o mesmo trabalho que o anterior. Este ano recebemos a versão definitiva com Street Fighter V Champion Edition. Se para quem nunca o jogou este jogo, esta é a versão mais completa de um grande jogo, para quem comprou o original , é um preço algo caro a pagar.

Não há como enganar, Street Fighter V Champion Edition é uma experiência extremamente completa. Os quatro anos de lançamentos e actualizações e adições trouxeram muita coisa que faltava ao lançamento original e que agora acaba por encher o jogo de opções. Temos modo história, Arcade para todas as personagens, modos de treino bem feitos e uma lista de dezenas de personagens bastante interessantes.

Ao olhar para o conteúdo deste jogo e para original é francamente fácil ver as diferenças e talvez a necessidade de oferecer um jogo mais completo logo no lançamento, algo que a Capcom percebeu muito depressa, aliás, essa mudança esta patente em jogos mais recentes que estão a ser lançandos pela companhia que mostram uma maior atenção e foco em agradar os fãs.

O que é curioso no meio de tudo isto, é que Street Fighter V já era um bom jogo de luta, mas com algumas das novidades relacionadas com as barras de especial e algumas correcções em movimentos das personagens, fazem dele um jogo de luta impossível de se ignorar. Street Fighter V Champion Edition é divertido de jogar, seja a fazer a história ou até a desafiar os amigos para combates directos. É aquilo que se espera de um jogo competitivo do género e que faz lembrar os bons tempos que passei a jogar Street Figher Alpha 2′.

Curiosamente, não posso falar muito bem do online, pois todos os testes que fiz raramente me deram resultados tanto nas partidas casuais como Ranking. Tive de criar ou juntar a salas para poder lutar contra outros jogadores e na maior parte dos casos apanhei quase sempre partidas com um lag bastante notório. É claro que podia ser culpa minha, mas como alguém que joga com fibra ligada directamente por cabo à consola e não tem problemas com outros jogos, é claro que o código de Street Fighter V Champion Edition não estava a fazer o melhor trabalho.

Street Fighter V Champion Edition é uma adição ao original, como tal não existem novidades no que toca aos gráficos, mas os modelos das personagens e regresso dos cenários antigos são muito bem-vindos e parecem bem. Apenas continuo a achar estranho o desenho em distância que parece sempre uma aguarela desfocada. Quanto ao som, existem muito boas músicas actuais e clássicas e as vozes encaixam bem nas personagens e até nas várias situações do modo história.

Como disse logo a início, Street Fighter V Champion Edition é um jogo fantástico, mas é fácil perceber que os compradores das primeiras versões se possam sentir enganados. Comparar cada uma das versões na ponta do espectro é tratar dos compradores do original como Beta Testers que compraram um jogo a preço inteiro. É verdade que não é tão predatório como em outros jogos, já que é possível comprar lutadores com dineheiro in-game, mas há muito conteúdo que agora pode ser adquirido por quase metade do preço na Champion Edition.

Por isso mesmo, se são donos do jogo original e vão fazer agora o upgrade apenas pelo pack de expansão ou o vão comprar pela primeira vez, vale bastante a pena. Se vieram a lutar pelos lutadores até agora e gastaram centenas de horas a desbloquear coisas da versão original, este upgrade vale mais pelos fatos e alguns dos cenários, mas vai fazer da vossa jornada um trabalho algo inglório, especialmente porque o disco não vem já com tudo instalado, é preciso ainda activar um código.

Resumindo: Street Fighter V Champion Edition é um grande jogo para quem nunca o comprou e um dos melhores de luta desta geração. Se compraram as outras versões ou gastaram dinheiro em extras, terão de pensar se vale a pena investir nesta versão/upgrade.

Positivo:

  • Muito conteúdo Single Player
  • Várias personagens com combate distinto
  • Regresso de muitos elementos clássicos
  • Praticamente tudo desbloqueado…

Negativo:

  • …O que quer dizer que não dá direito a tudo
  • Netcode não funcionou muito bem comigo
  • Algo injusto para quem já investiu muito

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram