Análise – Shovel Knight 3DS/Wii U

shovel-knight-3ds-wii-u-rev-top-pn

Shovel Knight é um dos mais recentes fenómenos de jogos indie. Desta vez o estúdio em questão é a Yacht Club Games que conseguiu ter sucesso no Kickstarter e lançou o seu jogo primeiro no PC mas com a promessa de chegar mais tarde às mais recentes plataformas Nintendo. Este último lançamento demorou um bocadinho mais em comparação com o Norte Americano, e eis então que temos o jogo disponível na eShop Europeia da Nintendo.

Shovel Knight é um jogo de plataformas e acção que conta a história de uma cavaleiro que não usa nem uma espada nem uma lança…mas sim uma pá. Este cavaleiro partilhava grandes aventuras com uma outra cavaleira de nome Shield Knight, mas o feitiço de uma enorme feiticeira colocou o paradeiro desta cavaleira como desaparecida e o nosso herói teve de pôr mãos à obra mesmo depois de passar um tempo retirado por tamanha tristeza.

shovel-knight-rev-14-pn

O jogo segue um estilo de jogo bem conhecido da era das 8 e 16-bit, onde temos um mapa mundo para escolher os níveis que iremos fazer. Com o passar dos níveis outros ficam ao nosso dispor para serem jogados. Nem só de níveis com perigos e inimigos faz-se este jogo, pelo que existem poucas localizações específicas para outro tipo de actividades.

Tal como acontece com uma vila que se encontra cheio de habitantes prontos a falar a connosco. Alguns deles irão ajudar-nos na nossa aventura, como um bardo que nos paga por encontrar partituras da sua autoria que ficaram perdidas pelo mundo, ou então um cozinheiro que aumenta a capacidade da nossa vida se lhe trouxermos um vale específico.

shovel-knight-rev-15-pn

O nosso cavaleiro está equipado com um pá e primariamente é o suficiente para esta aventura. Ele pode atacar e até fazer um ataque tipo pogo-stick que dizima os inimigos que ficarem por baixo. Os níveis fazem ao género side-scroll, pelo que existem bastantes segredos que nos dão jóias preciosas para além daquelas que iremos ganhar ao matar inimigos. É também possível adquirir novas magias e items que nos auxiliam nos nossos ataques.

A maneira como os níveis estão construídos e os vários temas dados dão sempre uma boa dose de frescura e mantêm quase sempre os jogadores agarrados. Em cada um destes níveis existe um cavaleiro que iremos lutar no final, pelo que cada um deles tem os seus traços de personalidade, ataques especiais e são bastante distintos.

shovel-knight-rev-9-pn

Em termos de apresentação, a Yacht Club Games tem um excelente trabalho em mãos. O jogo tem uma apresentação toda em 8-bit mas adicionou detalhes essenciais que dão um nível de qualidade gráfica impressionante. O uso das cores e dos temas bem como o detalhe dos panos de fundo são alguns dos pontos mais fundamentais deste título. Existe também uma grande variedade nos inimigos e na transição dos cenários.

A banda sonora é simplesmente espectacular. Fãs ou não de música ao estilo NES, cada nível deixa-nos a abanar o corpo de um lado para o outro com as composições feitas para este jogo. Outro ponto fundamental também é o uso constante de um humor típico do nosso universo com referências a outros jogos e piadas bem mandadas.

shovel-knight-rev-12-pn

Das duas versões, penso que a 3DS consegue ter uma vantagem sobre a versão Wii U, apesar de ambas estarem muito bem conseguidas. Shovel Knight joga-se muito bem na portátil da Nintendo e mais importante ainda é um jogo que tem um aspecto visual muito bem aprimorado. Liguem o 3D porque neste jogo vale com certeza a pena.

Este jogo não engana ninguém. Depois de ter feito as delícias dos jogadores no PC, eis que entra a “pés juntos” nas duas consolas da Nintendo e mostra-se como um dos melhores jogos do ano.

Podem ler também a nossa análise à versão PC:

Análise – Shovel Knight

Positivo:

  • Aventura retro que mesmo encaixa-se nesta erapn-recomendado-ana
  • Jogabilidade simples e fácil de habituar
  • Bosses distintos
  • Apresentação muito bem conseguida
  • Banda sonora de “abanar o capacete”
  • Adaptação ao GamePad da Wii U e ecrã táctil e tecnologia 3D da 3DS
  • Sentido de humor

Negativo:

  • Relativamente fácil

placa excelente4

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram