Análise – Scribblenauts Unlimited

scribblenauts-unlimited-ana-pn_00025

É recorrente os lançamentos entre cada região serem alvo de atrasos ou adiamentos, mas Scribblenauts Unlimited é um caso à parte. Lançado há mais de um ano nos Estados Unidos, só agora é que o jogo chega à Europa tanto na Wii U como Nintendo 3DS.

O factor mais curioso é que este atraso não foi muito bem esclarecido, ainda para mais tendo em conta que a versão PC chegou nos primeiros meses deste ano. O que se passou? Porque já lá vai tanto tempo? Isso agora pouco importa. Vamos saber se valeu a pena esperar.

scribblenauts-unlimited-ana-pn_00003

Sejam bem vindos ao mundo de Maxwell, um dos vários filhos de uma família numerosa. Certo dia, Maxwell e a sua irmã Lili são abordados por um velho esfomeado que pede ajuda, Maxwell cria uma maça podre com o seu caderno mágico e oferecer ao velhote. Irritado com a brincadeira, este lança uma maldição sobre Lili que obriga Maxwell a recolher estrelas de boas acções para que a sua irmã não se transforme em pedra.

Assim sendo, e ao contrário dos jogos anteriores, agora vão ter todo um mundo vasto com várias áreas para explorar. Cada uma desta áreas estão recheadas de desafios representados por mini-puzzles que são resolvidos com a vossa capacidade de imaginação e inteligência.

scribblenauts-unlimited-ana-pn_00018

Em Scribblenauts Unlimited quase tudo é possível. Através da utilização do caderno mágico de Maxwell podem escrever uma ou mais palavras para criar vários estilos de objectos, pessoas, mudar cores, tamanhos, etc.

Como exemplo, um dos meus puzzles favoritos está ligado a um monstro aquático que não tinha noção se era bonito ou feio, resultado? Ao escrever Mirror (espelho) no caderno, o monstro viu o se reflexo no espelho que surgiu e completei a missão. Existem várias como esta e nem todas estão limitadas apenas a uma solução o que é bastante positivo e inesperado em casos.

Infelizmente, Scribblenauts Unlimited não é extremamente acessível para o nosso mercado. Mesmo com um bom conhecimento de inglês, não temos os mesmos conhecimentos que alguém que o utilize como língua nativa, o que acaba por ser um entrave. O corrector automático acaba por ser uma mais valia, mas nem sempre vai buscar a palavra que queremos e aqui é que se começa a conhecer algumas das limitações do jogo.

Caso tenham dotes criativos, podem sempre adicionar mais criações no painel de construção, onde podem alterar formas e acções de cada objecto, ou entidade que resolvam criar. É um modo algo limitado, mas sempre ajuda a complementar a já vasta lista de palavras que podem usar de origem. Infelizmente, o editor só está presente na Wii U, deixando a Nintendo 3DS de lado neste departamento.

scribblenauts-unlimited-ana-pn_00023

Outro exclusivo de peso da Wii U é a possibilidade de jogar em modo cooperativo com outra pessoa. Além disso ainda podem contar com a presença de algumas personagens exclusivas do universo Nintendo, como é o caso de Super Mario, Link, Zelda ou Luigi.

Mesmo não sendo um jogo que puxa pela Nintendo 3DS ou Wii U, Scribblenauts Unlimited é bastante apelativo, muito por culpa do seu visual cartoon “algo” infantil e as suas cores atractivas e fortes. O movimento das personagens é algo pateta e por vezes muitos dos elementos parecem desconjuntados, mas é divertido de ver, especialmente na Wii U com o visual em HD. Quanto à vertente sonora, esta cumpre a sua função, encaixando bem no tema do jogo, mesmo sem ser realmente brilhante.

scribblenauts-unlimited-ana-pn_00019

Scribblenauts Unlimited consegue ser uma verdadeira expansão do que foram os anteriores, embora se pareça à partida muito com o que já foi feito no passado. De certa forma, este é o jogo ideal para novatos, mas vai também agradar a todos os fãs pela forma como deixa que enfrentem cada desafio pela ordem que vos apetece.

Positivo:

  • Mundo aberto à exploraçãopn-recomendado-ana
  • Criação ampla de objectos
  • Variedade da resolução de puzzles
  • Sistema de criação na Wii U
  • Personagens da Nintendo presentes

Negativo:

  • Objectos disponíveis terão sempre um limite
  • Objectos lógicos nem sempre resolverm os puzzles
  • Falta sistema de criação na Nintendo 3DS
  • Necessita um vasto conhecimento de inglês

pn-bom-ana

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Silver4000

Parece ser algo engraçado de ver alguém jogar.

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x