Análise – Pokémon The Origin

Informação Global:

  • Episódios: 1 Especial (4 episódios)
  • Ano: 2013
  • Produtores: Production I.G, Xebec, Oriental Light and Magic
  • Géneros: Aventura, Comédia, Shounen
  • Idades: +7
  • Linguagem: Japonesa

Quando Pokémon foi lançado, foi claramente pensado como um modelo de negócio transmídia, ou seja, tudo começou com jogos, mas rapidamente a ponte foi estendida para outros estilos de média e merchandising.

Depois de anos a levar com Ash e a sua incapacidade para ser um treinador de Pokémon decente, eis que a Nintendo e a The Pokémon Company resolveram agarrar na história original dos Pokémon Red e Blue (Green no Japão), com misturas do Manga Pokémon Adventures e criar um especial da demanda de Red. O resultado podia ser bem melhor, mas é superior em todos os aspectos à série televisiva.

Pokémon The Origin começa logo por emular o espírito dos jogos, com Red e Green (neto do professor Oak) a partir à aventura para serem os melhores treinadores de Pokémon e completar o Pokédex.

Apesar de haver muito conteúdo para contar, este especial deixa algo a desejar por ser apenas composto por quatro episódios. Logo a partir do segundo, a história é resumida muito depressa passando por eventos importantes como a vitória no ginásio de Cerulean contra Misty e em Vermilion contra o Lt.Surge. Os episódios restantes começam da mesma forma, resumindo conteúdo que merecia mais destaque, em apenas um a dois minutos.

Tirando isso, Pokémon The Origins mostra ser uma história bem mais adulta e menos cheia de palha que a série com Ash. Aqui a Team Rocket mata um Pokémon a sangue frio, são feitas experiências em Pokémon vivos e pessoas são atacadas violentamente por outros Pokémon, tal como faria sentido num universo destes e que os jogos nunca tiveram problemas em retratar, especialmente o Red e Blue.

Outra coisa que supera o Anime é o protagonista deste especial. Red é claramente mais inteligente e bem mais capaz que Ash. Ash pode ter bom coração e até alguma coragem mas é burro como uma porta e um péssimo treinador que nem inspira confiança aos seus Pokémon (todos se lembram de como era enxovalhado pelo Charizard). Red é um treinador bem mais forte que aprende com os erros e consegue derrotar os vários ginásios e liga Pokémon à primeira. Até consegue terminar o Pokédex, algo que o Ash nunca esteve perto de fazer na vida.

Muito boas são também as inúmeras referências e acontecimentos retirados directamente do jogo, seja falas, localizações ou pequenos acontecimentos que vão criar uma enorme nostalgia a quem jogou Red e Blue.

Tendo em conta que Pokémon The Origin é um especial, era de esperar que a animação e acabamento final do desenho fosse bom, mas a verdade é que é notório um trabalho bastante grande por parte da equipa de animação e pintura, especialmente nos combates. De resto, a cor e desenho usam os modelos clássicos da série e muitos dos desenhos são versões actualizadas da arte usada para os jogos originais.

Por agora ainda só existe versão japonesa de Pokémon The Origin, como tal, caso queiram ver, terão de o fazer com legendas. As vozes escolhidas para a versão japonesa são realmente boas e encaixam perfeitamente, e até mete piada ouvir a voz original de Naruto como Red. A maioria das músicas são versões melhoradas das originais ou remisturas mais actuais que soam bastante bem.

Pokémon The Origin falha apenas num ponto chave, o facto de ser apenas um especial. Não precisavam de fazer uma série de 100 episódios, mas bastava apenas que dessem importância aos acontecimentos mais importantes, lutas de ginásio e liga Pokémon, algo com 24 episódios por exemplo, seria o ideal.

Assim sendo, ficamos com um especial que deixa água na boca e só torna a série original de televisão numa coisa ainda pior do que era. Um especial que merecia bem mais do que apenas 4 partes. Ficamos à espera de mais! Vamos a isso Nintendo!

Positivo:

  • Red é muito melhor que Ash
  • Tom mais sério e adulto
  • Recria bem momentos dos jogos
  • Boa animação especialmente nos combates
  • Boas vozes na versão japonesa
  • Musicas bem utilizadas

Negativo:

  • Só 4 episódios
  • História importante contada a correr

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
21 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Silver4000

Foi bem melhor que o Anime, mas não chega a ser melhor que a manga.
Tal como na manga, o pokémon morrem e chegam a férir humanos, com batalhas bem frias. Por isso é que chega a ser mais interessante, poi é mais real, tal como o episodio em Lavander, que chega a ser parecido com a manga, onde falam bem da morte dos pokémon.
Mas no fim acaba mesmo por ser basear mais no jogo.

Não acho que terem saltado o ginàsio de Ceruleam e de Vermilion algo mau, achei pior terem saltado os eventos com a Team Rocket :/
O melhor mesmo foi o Mewtwo a dar porrada aos Pokémon do Red.
So resta mesmo esperar por mais especiais destes ^^

Avolta

mais, muitos mais!!!

_GM_

Sim se isto fosse mais longo era porreiro. Mas gostei muito!

Agora espero por um especial de Jotho, de preferência ver a batalha entre Gold e Red 😀

Jorge_Hitman

Obrigado pela review, e se não se importarem, deixo aqui um link para uma fansub portuguesa que irá traduzir esses 4 episódios.
http://goo.gl/5gb7Qy

LFO

“Red é muito melhor que Ash”

O Red apanha lendários, o Ash só fica amigos deles. O Red ganha a liga, o Ash nem à final chega. Por último o Red não fica na Friendzone xP

Nirvanes

A cena fixe no Ash é nunca ser o melhor, nunca ser o tipico underdog que depois de repente é o chosen one e o melhor de sempre.

LFO

O protagonista tem de ser o melhor. Não digo que tenha que ganhar tudo, mas em tantas seasons de anime só ganhou um torneio acho, fraquinho.

Nirvanes

Tem de ser o melhor porque é isso que é convencional e é a isso que estás habituado. O protagonista tem de ganhar a toda a força no fim. Mas na verdade não tem. O Pokémon ao menos mantém alguma originalidade nisso. O Ash é um pokémon lover não uma lenda… isso é excelente.

LFO

O Ash parece o benfica, vai a tudo nunca ganha nada, é o que é.

Nirvanes

Pode ser mal escrito agora não é por perder que é mal escrito. A emoção está mesmo no suspense de quando é que ele ganhará, acho excelente… a vida é assim, feita de falhaços. Estamos fartos de gente especial. O Ash é especial porque ama os pokémons não porque é mega treinador. Olha não achei que o Red tivesse mais personalidade aqui neste OVA por isso…

LFO

O Red não teve lá muito character development, as partes onde até podiam ser foram passadas à frente.

Nirvanes

Este red pelo menos não…

Marco Correia

amen. também curto o Sora de KH por uma cena assim parecida. mas não te quero spoilar, isto supondo que ainda não jogas-te

Nirvanes

Ainda não. Mas feliz por ser assim!

Marco Correia

ai não ? seu escumalha! joga-me isso já!

Cerberus Batista

é normal que só tenha 4 epis mesmo sendo brutal a força toda porque esta muita coisa a sair do pokemon ao mesmo tempo e o rumble, e o X e Y e a anime normal o filme dessa anime e etc mas não duvido que façam um sobre a gold and silver

marceloo447

Deve ser um especial excelente, tenho que ver! Não digam mal do Ash coitado ele está inserido num anime virado mais para as crianças para fazer montões de dinheiro.

Squall_jb

Huummm, pensava que era a Patrícia que ia fazer a análise. Mas quando se trata de pokémon lá tás tu Daniel xD. Tava muito curioso sobre o anime, mas pensava que ia ter mais episódios. Paciência vou ver na mesma.
P.S- Não é preciso muito para um main char ser melhor que o Ash, just saying xD

alpha

eu confesso que pensei que o red e o ash eram a mesma personagem devido as semelhanças que ouve na serie e nos jogos mas depois do sucesso de red percebi que nunca iria ser o ash . o ash é o eterno aprendiz lol

Guilhathorn

Só tinha visto algumas seasons do anime original em pequeno, nunca pensei que houvesse esse tipo de violência neste universo…Tenho que ver isto

vinicius

na boa o anime foi bom, mas capturar mewtwo e articuno ‘-‘ na boa man isso foi muito tosco se fosse pro mewtwo perder para outro lendario ainda era aceitavel mas perder para um charyzard X Y K sei lá o nome dessa merda, e ainda ser capturado isso com certeza destruiu o pokemon

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
21
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x