O tempo passa e com 20 anos de existência, Pokémon continua a lançar jogos, sejam eles dentro da série principal, ou spin-offs com outro estilos.
Entre os vários disponíveis, um dos mais apreciados é seguramente a série Mystery Dungeon, a qual reúne exploração de masmorras e combates por turnos com elementos de estratégia e posicionamento no terreno.
Em Pokémon Super Mystery Dungeon, a aventura volta uma vez mais a transformar-vos num Pokémon, o qual vai viver uma aventura no mundo Pokémon, rodeado de outros Pokémon que se comportam como humanos. No caso deste jogo, a viver a vida de estudante numa aldeia pacata.
Quando começam a jogar, são submetidos a um teste para definir qual o Pokémon com o qual vão jogar e quem será o vosso grande aliado. Embora me tenha calhado o Tepig nos testes, é possível fazer batota e escolher quem mais gostamos, por isso escolhi o bom e velho Squirtle, chamado Squirtle.
Pokémon Super Mystery Dungeon é um misto entre interacção com outros Pokémon quando estão a viver a história ou a passear pela aldeia e a exploração de masmorras com vários pisos com uma vista aérea.
Basicamente, vão preparar as vossas viagens para as masmorras gradualmente, visitando áreas cada vez mais longas e difíceis. Cada passo numa Dungeon, corresponde a um turno, com ataques e movimentos das personagens e inimigos a corresponder a cada turno, o que aumenta a estratégia.
As masmorras estão cheias de Pokémon selvagens que atacam mal entram no seu raio de acção, por isso, podem mobilizar a equipa e atacar com o vosso Pokémon principal. Os ataques são usados ao estilo típico de Pokémon, com cada ataque a consumir PP. O posicionamento é sempre chave, pois podem ver-se encurralados com mais que um Pokémon selvagem, o que resulta quase sempre em derrota.
Mesmo que joguem com os vossos items a maioria do tempo, existem missões onde ficam limitados a alguns conferidos por outros Pokémon, ou trocam os elementos da equipa por outros. Tudo depende da história, mas podem visitar algumas masmorras com missões alternativas em mente.
Falando em história, Pokémon Super Mystery Dungeon tenta manter o humor e aspecto colorido da série, mesmo que apresente um caso sério de Bullying, que se torna o centro da história de certa forma e faz com que as personagens acabem por ter de agir. É um tema interessante e que ajuda a explicar algumas das atitudes das personagens.
Tudo isto tem lugar num mundo visualmente bonito e cheio de cor. Os Pokémon usam os seus modelos em 3D típicos, com uma ligeira pincelada de tom pastel por cima. As cidades e Pokémon apresentam um bom detalhe, mas o mesmo não pode ser dito das Dungeon, que repetem o seu visual e elementos por demasiadas vezes, sem nada realmente apelativo para ver.
A música é bastante agradável e alegre, cumprindo o seu objectivo de forma competente.
Embora tenha gostado mais da forma como o anterior começa (Gates to Infinity), Pokémon Super Mystery Dungeon tem uma história e humor mais sólidos, mesmo que não seja nada de realmente inovador. Com a concorrência que enfrenta neste início de ano, especialmente no que toca a RPG, Pokémon Super Mystery Dungeon fica claramente a meio caminho da lista, mas não deixa de ser o jogo que os fãs do género e de Pokémon procuram.
Positivo:
- Visual colorido
- Humor e tema da história
- Exploração estratégica das Dungeons
- Podem escolher a vossa personagem
Negativo:
- Início de história limitador
- Algumas Dungeons têm construções injustas
- Visual repetitivo de certas áreas
- Análise – Resident Evil 4 Remake - Março 30, 2023
- Playstation Store iniciou promoções da Primavera - Março 29, 2023
- Análise – Wo Long: Fallen Dynasty - Março 26, 2023