Análise – Pac-Man and the Ghostly Adventures

pac-man-and-the-ghostly-adventures-pn-ana_00023

Pac-Man é sem sombra de dúvidas uma das personagens mais antigas e reconhecíveis da indústria dos videojogos. Desde o tempo em que parecia uma lua com uma boca até à versão antropomórfica actual, esta foi uma personagem que tentou sempre acompanhar as novas tendências.

Confesso que nunca vi um episódio da série Pac-Man and the Ghostly Adventures, mas acredito que estará a ter bastante sucesso. Pois chegou até nós o jogo baseado na mesma. Como se costuma dizer, não existe nada que o Google ou a Wikipédia não resolvam.

pac-man-and-the-ghostly-adventures-pn-ana_00018

Pac-Man and the Ghostly Adventures coloca-vos no universo da série, com Pac-Man e os seus amigos numa academia recheada de personagens que os mais novos devem conhecer certamente. Tal como na série, Betrayus, o fantasma malvado, volta a ser o mau da fita e tentará conquistar a cidade de Pac-Man.

A história começa por nos levar a visitar templos para arranjar energia suficiente para poder usar uma espécie de esferas. Este é o mote para começaro jogo, mas a maioria dos cenários estão lá mais para número do que para providênciar um fio narrativo lógico. Além disso, em alguns momentos a história nem é mostrada, como um cenário onde somos informados que os nossos amigos já foram raptados e não nos é mostrado, e Pac-Man até nem parece muito preocupado com isso.

pac-man-and-the-ghostly-adventures-pn-ana_00019

Existem vários mundos para visitar e cada um inclui vários cenários. Existem cenários “normais” dos jogos de plataformas, assim como zonas cheias de neve e gelo, plataformas em cima de precipícios, templos, zonas cheias de lava, entre outros do género.

Embora a jogabilidade e temática faça lembrar jogos como a série Ratchet & Clank, Pac-Man and the Ghostly Adventures está bem longe da qualidade e precisão da série da Insomniac. Quando não inventa demasiado, este é um jogo bastante divertido, mas é quando precisam de fazer coisas durante os saltos que as coisas começam a piorar.

pac-man-and-the-ghostly-adventures-pn-ana_00006

Existem muitos power-ups que podem apanhar que dão habilidades a Pac-Man, como lançar bolas de fogo, transformar-se numa pedra gigante para rebolar pelos cenários, uma bola pegajosa para trepar entre paredes e um fato de camaleão. Quando os fatos oferecem habilidades de solo não existem problemas, mas o fato de Camaleão por exemplo,  é um verdadeiro pesadelo. Com este podem saltar entre postes usando a língua, mas a detecção nem sempre é a melhor e cair a um abismo significa perder uma vida em vez de um ponto de saúdo, e em muitos casos, voltar ao início do nível o que é frustrante.

Tal como nos jogos anteriores, Pac-Man consegue devorar os fantasmas, ou usar os Power-Ups para os derrotar. Nos cenários encontram muitas outras coisas para interagir que precisam de mordiscar. Existem as típicas bolas para comer, bolas de energia e moedas para coleccionar em cada nível, as quais incentivam a explorar melhor cada cenário.

pac-man-and-the-ghostly-adventures-pn-ana_00015

Pac-Man and the Ghostly Adventures não é um jogo muito longo, mas gostei especialmente do pormenor de poderem visitar a academia e falar com as personagens da série, é um extra que acho que os mais novos vão gostar (é uma pena que não tenha legendas ou vozes em português). Além disso, existe um modo extra para até 4 jogadores onde jogam uma versão em 3D do Pac-Man clássico e onde os jogadores tentam apanhar Pac-Man primeiro que os outros, é mais um extra bem-vindo que funciona bem.

Para um jogo destinado aos mais novos, tanto o visual como a música e vozes estão muito bons. Os gráficos não estão iguais à qualidade da série, mas não estão nada maus, a música é divertida (embora se repita demasiado) e os gritos que Pac-Man que faz entre cada cenário são demasiado estridentes e muito no estereótipo do “Eu sou muito cool!”.

Mesmo não fazendo parte do público alvo de Pac-Man and the Ghostly Adventures, posso dizer que achei piada ao jogo. Se não fosse pelos problemas com algumas situações de plataformas que são culpa do jogo, a história mal composta e a sua elaboração banal, este é um jogo que podia receber uma nota mais alta. Assim sendo, é um jogo interessante de plataformas que vai agradar aos mais novos e aos fãs de Pac-Man and the Ghostly Adventures (caso existam alguns por cá).

Positivo:

  • Adaptação da série de TV
  • Power-ups divertidos e variados
  • Mini-jogos extra das arcades da academia
  • Humor bem conseguido
  • Modo multijogador bem conseguido

Negativo:

  • História mal apresentada
  • Zonas de plataformas em camaleão são um pesadelo
  • Música em loop acaba por ser maçadora
  • A postura “Muito Cool” de Pac-Man exagerada

razoavel-oficial-an-pn-img

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram