Análise – Pac-Man and the Ghostly Adventures

pac-man-and-the-ghostly-adventures-pn-ana_00023

Pac-Man é sem sombra de dúvidas uma das personagens mais antigas e reconhecíveis da indústria dos videojogos. Desde o tempo em que parecia uma lua com uma boca até à versão antropomórfica actual, esta foi uma personagem que tentou sempre acompanhar as novas tendências.

Confesso que nunca vi um episódio da série Pac-Man and the Ghostly Adventures, mas acredito que estará a ter bastante sucesso. Pois chegou até nós o jogo baseado na mesma. Como se costuma dizer, não existe nada que o Google ou a Wikipédia não resolvam.

pac-man-and-the-ghostly-adventures-pn-ana_00018

Pac-Man and the Ghostly Adventures coloca-vos no universo da série, com Pac-Man e os seus amigos numa academia recheada de personagens que os mais novos devem conhecer certamente. Tal como na série, Betrayus, o fantasma malvado, volta a ser o mau da fita e tentará conquistar a cidade de Pac-Man.

A história começa por nos levar a visitar templos para arranjar energia suficiente para poder usar uma espécie de esferas. Este é o mote para começaro jogo, mas a maioria dos cenários estão lá mais para número do que para providênciar um fio narrativo lógico. Além disso, em alguns momentos a história nem é mostrada, como um cenário onde somos informados que os nossos amigos já foram raptados e não nos é mostrado, e Pac-Man até nem parece muito preocupado com isso.

pac-man-and-the-ghostly-adventures-pn-ana_00019

Existem vários mundos para visitar e cada um inclui vários cenários. Existem cenários “normais” dos jogos de plataformas, assim como zonas cheias de neve e gelo, plataformas em cima de precipícios, templos, zonas cheias de lava, entre outros do género.

Embora a jogabilidade e temática faça lembrar jogos como a série Ratchet & Clank, Pac-Man and the Ghostly Adventures está bem longe da qualidade e precisão da série da Insomniac. Quando não inventa demasiado, este é um jogo bastante divertido, mas é quando precisam de fazer coisas durante os saltos que as coisas começam a piorar.

pac-man-and-the-ghostly-adventures-pn-ana_00006

Existem muitos power-ups que podem apanhar que dão habilidades a Pac-Man, como lançar bolas de fogo, transformar-se numa pedra gigante para rebolar pelos cenários, uma bola pegajosa para trepar entre paredes e um fato de camaleão. Quando os fatos oferecem habilidades de solo não existem problemas, mas o fato de Camaleão por exemplo,  é um verdadeiro pesadelo. Com este podem saltar entre postes usando a língua, mas a detecção nem sempre é a melhor e cair a um abismo significa perder uma vida em vez de um ponto de saúdo, e em muitos casos, voltar ao início do nível o que é frustrante.

Tal como nos jogos anteriores, Pac-Man consegue devorar os fantasmas, ou usar os Power-Ups para os derrotar. Nos cenários encontram muitas outras coisas para interagir que precisam de mordiscar. Existem as típicas bolas para comer, bolas de energia e moedas para coleccionar em cada nível, as quais incentivam a explorar melhor cada cenário.

pac-man-and-the-ghostly-adventures-pn-ana_00015

Pac-Man and the Ghostly Adventures não é um jogo muito longo, mas gostei especialmente do pormenor de poderem visitar a academia e falar com as personagens da série, é um extra que acho que os mais novos vão gostar (é uma pena que não tenha legendas ou vozes em português). Além disso, existe um modo extra para até 4 jogadores onde jogam uma versão em 3D do Pac-Man clássico e onde os jogadores tentam apanhar Pac-Man primeiro que os outros, é mais um extra bem-vindo que funciona bem.

Para um jogo destinado aos mais novos, tanto o visual como a música e vozes estão muito bons. Os gráficos não estão iguais à qualidade da série, mas não estão nada maus, a música é divertida (embora se repita demasiado) e os gritos que Pac-Man que faz entre cada cenário são demasiado estridentes e muito no estereótipo do “Eu sou muito cool!”.

Mesmo não fazendo parte do público alvo de Pac-Man and the Ghostly Adventures, posso dizer que achei piada ao jogo. Se não fosse pelos problemas com algumas situações de plataformas que são culpa do jogo, a história mal composta e a sua elaboração banal, este é um jogo que podia receber uma nota mais alta. Assim sendo, é um jogo interessante de plataformas que vai agradar aos mais novos e aos fãs de Pac-Man and the Ghostly Adventures (caso existam alguns por cá).

Positivo:

  • Adaptação da série de TV
  • Power-ups divertidos e variados
  • Mini-jogos extra das arcades da academia
  • Humor bem conseguido
  • Modo multijogador bem conseguido

Negativo:

  • História mal apresentada
  • Zonas de plataformas em camaleão são um pesadelo
  • Música em loop acaba por ser maçadora
  • A postura “Muito Cool” de Pac-Man exagerada

razoavel-oficial-an-pn-img

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Silver4000

Eu calhou ver um ou dois episodios desta nova série do PacMan aqui na tv em franca.

Sinceramente não gostei muito dos visuais das personagens, e claro, parece algo virado para as crianças. Mas pronto, jà existe à muito tempo, por isso acho que merece uma série animada.
.
Quanto ao jogo, parece estar razoàvel, eu prefiro um da PSX, que jogava num cd de démos, vista aàrea sobre vàrios niveis…

Daniel Silvestre

Por acaso acho que não passa por cá.

Eu até gosto do design das personagens, é melhor que muitas evoluções. Estilo Spyro.

O jogo é bastante competente, e ser for para uma criança ou alguém que veja a série diria que merece um bom.

Cumprimentos!

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
2
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x