Análise – One Piece Pirate Warriors 2

Apesar de ter um sucesso fenomenal no Japão, na Europa e especialmente em Portugal, One Piece é uma série mais de culto e vista por uma elite de fãs de Anime que adoram consumir Animação japonesa no seu estado puro sem traduções manhosas ou horários certos.

Ao que parece, essa corrente demográfica é bem maior do que podia fazer crer à primeira vista, pois o primeiro One Piece Pirate Warriors teve um enorme sucesso, o que cativou a Namco Bandai para trazer One Piece Pirate Warriors 2 até à Europa.

Fãs ou não de One Piece, o mais importante a saber sobre a série Pirate Warriors é a sua aproximação à série Dynasty Warriors, em vez de um jogo de aventura e exploração, One Piece Pirate Warriors 2 prefere contar as suas histórias no seio do combate, que decorre em arenas ligadas por corredores que representam cada um dos mundos/cenários em que tripulação está a visitar.

O primeiro jogo tentava recriar em grande parte as primeiras sagas da história principal, descrevendo de forma rápida a história da Nami, Robin, Chooper, entre outros. Embora fosse pouco complexo, foi feita uma tentativa de contar a história como ela foi. O mesmo não acontece em One Piece Pirate Warriors 2 que nos apresenta uma história à parte ao estilo de um filler que vai buscar inspiração a certos acontecimentos de New World.

Se na maioria dos casos os fãs de Anime não gostam nada de fillers, a verdade é que a história deste jogo até nem ficou nada má, com a presença de inúmeras personagens icónicas da saga a marcar presença e que mais tarde acabam por ser jogáveis, como é o caso de Smoker, Garp, Perona, Trafalgar Law, entre outros.

Os combates tal como já referi, são feitos ao estilo Dynasty Warriors com as personagens a combater contra exércitos de inimigos. Cada personagem engloba os movimentos icónicos da série que podem ser executados numa combinação de botões ou através da utilização da barra de especial ou de Haki, por isso podem contar com o ampliar dos membros do Luffy, mãos e pés gigantes da Robin ou a presença dos robôs de Franky.

Durante os combates podem fazer combinações com os restantes StrawHat Pirates quando em estado de Haki, o que permite realizar combos de golpes ainda maiores e mais poderosos. Este momento de Haki só pode ser activado caso consigam encher a barra de combo. Assim que acontece, podem lutar por alguns segundos com o colega que chega com a barra de especial igualmente cheia.

O que ficou para trás foram as zonas de plataformas e exploração onde era necessário carregar em alguns botões para atravessar os cenários, não é que faça realmente falta, mas é notório e faz com que o jogo perca alguma da entidade ganha no primeiro que o afastava um pouco do estigma do motor de jogo de Dynasty Warriors.

O que regressa são as moedas e experiência que cada personagem pode acumular. Gostei de ver que as moedas fazem mais sentido e são mais úteis agora do que no passado, assim como os combos de equipa que podem desbloquear e a utilidade que podem dar ao Belli para comprar extras na para ver na galeria.

Além da campanha principal, One Piece Pirate Warriors 2 engloba ainda uma série de modos desbloqueáveis que inclui uma zona de desafios com dificuldades estabelecidas e aventuras pessoais para cada uma das personagens. O melhor disto é que podem convidar um amigo para jogar convosco de forma local ou online, sendo que é possível receber pedidos de ajuda de outros jogadores para realizar determinadas missões. Caso queriam jogar de forma livre, podem fazê-lo no modo Free Log.

O visual de One Piece Pirate Warriors 2 vai claramente na linha do anterior e consequentemente em direcção à estética da série, de qualquer forma, é possível ver que o visual levou alguns retoques e as personagens estão mais detalhadas que no anterior, os seus movimentos também estão menos presos. Embora a maioria das personagens em campo sejam clones uns dos outros, a quantidade é sempre algo agradável de apreciar.

A música por seu lado continua a não ser retirada da série, felizmente as vozes em japonês são todas originais, assim como a maioria dos sons de combate. É bom ver também que todos os diálogos entre personagens estão inteiramente falados, tanto in-game (que gera alguma confusão) como nos diálogos estáticos.

Apesar de ser um grande regresso de Luffy e companhia, One Piece Pirate Warriors 2 parece mais uma expansão do que uma verdadeira sequela. Em vez de se focar em New World, vamos ver uma especie de Filler gigante baseado apenas em alguns acontecimentos vistos nos episódios mais recentes. Além disso as novidades adicionadas não parecem fortes o suficiente para lhe dar o estatuto de uma verdadeira sequela.

Se a Namco Bandai tivesse esperado mais um ano e desenvolvido o jogo com mais elementos de relevo em vez de apenas alguns extras, então era bem possível que tivéssemos aqui algo ao estilo de um Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 2 em vez de um Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm Generations.

Se são fãs One Piece, então não deixem passar One Piece Pirate Warriors 2 pois este jogo foi feito a pensar em vocês em especial. Quanto aos restantes, se ainda não jogaram o primeiro One Piece Pirate Warriors, então devem começar por aí.

Positivo:

  • Forma inteligente de abordar um Filler
  • Vários modos extra aumentam a longevidade
  • Personagens inéditas
  • Sistema de moedas e evolução são divertidos
  • Vozes originais da versão japonesa

Negativo:

  • Alguma exploração de cenários foi removida
  • Perdeu alguma autonomia frente a ser uma skin de Dynasty Warriors
  • A história não deixa de ser um Filler
Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
7 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
HurikaneShadow

Apesar de tambem achar que este jogo é quase (repito quase) uma versao one piece do naruto generations nao deixa de ser bastante bom, sem duvida melhor que o 1º.. Agora é esperar para ai 2 anos para chegar o proximo

Cerberus Batista

eu gostei do jogo mas a namco banda tinha 3 hipótese que era um jogo sobre um filler ou vamos arriscar e por as sagas seguintes da anime ou só fazer este jogo para o ano mas como muitos fãs pediram eles fizeram este ano mas não se compara ao erro do generations foi que eles voltaram atrás na historia mas também avançaram fazendo com que o storm 3 tivesse umas 3 ou 4 personagens novas e um bocado da guerra que no fim tiveram de inventar,este jogo foi para corrigir bastantes erro do jogo passado como os movesets de muitas personagens e juntaram mais algumas que eram importantes como o ivankov etc, os moves que falaste sobre o haki vai se ganhando ao longo dos níveis por exemplo no franky o weapon left em haki da mais um ataque mas como ja o tenho a 40 já o consigo fazer sem estar em haki.

Daniel Silvestre

Pessoalmente, acredito que deviam ter esperado mais algum tempo e lançar apenas para o ano. Iam conseguir criar conteúdo de uma verdadeira sequela. Assim quase parece as séries de jogos que são lançadas anualmente.

Cumprimentos!

Cerberus Batista

infelizmente tanto o naruto como o one piece já viraram series de jogos anuais, esse é uma das razoes que nunca perdi a esperança pelo bleach gostei muito do primeiro que saio para a ps3 mesmo o jogo sendo só baseado na guerra entre os shinigami e os arrancares com o aizen gostava de um próximo jogo mas a pressa estraga tudo, o melhor exemplo disso é o dragon ball.

Pedro Miguel

Concordo contigo o naruto generations embora o tenha foi um exemplo bem pior do que este jogo do one piece, acrescente e melhora imenso a jogabilidade e o conteudo assim como o numero de personagens que passa para o dobro nem falando dos suportes que ainda são mais. E temos que ser sinceros o one piece só teve praticamente uma saga no New World, está agora na segunda saga, não teria conteudo suficiente para um jogo, além disso tenho ouvido a maioria dos criticos elogiarem este “filler” jogável.

LFO

Não curto nada este tipo de estilo à lá Dynasty Warriors :/

Silver4000

Pode mos dizer que a Nanco Bandai milka nos jogos de Animes x)

Acho é mal soos Japoneses terem demo.

Qual é melhor estes ou os da DS?

Ou qual é mais RPG style ou Open World, estavainteressado em ter um, mas sem démos para testar, nao posso muito avaliar por videos devido ao combate, os ultimos DragonBall sao exemplo disso.

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
7
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x