Análise – NBA 2K14

nba-2k-14-ana-pn_00012

Mais um ano que passa e mais uma edição anual de um jogo de desporto que chega para analisar. Desta vez temos NBA 2K14, que surge nas plataformas da actual geração e da próxima (sem contar com a Wii U).

Depois de algum tempo sem a concorrência directa de NBA Live, NBA 2K14 podia ter aproveitado este ano para carregar forças para a nova geração, mas não foi isso que aconteceu e mais uma vez a 2K Sports apresenta um trabalho bastante impressionante.

nba-2k-14-ana-pn_00002

Embora não acompanhe a NBA, este é um desporto que me fascina, especialmente no que toca a jogos, como tal é fácil ver a evolução que estes jogos sofreram ao longo dos anos e conseguimos sentir que a actual geração é claramente um dos grandes limitadores do que se pode fazer com estas franquias.

NBA 2K14 está dividido por uma série de modos e funcionalidades que estão ligadas às partidas de jogo e criação do vosso próprio estilo de jogo. Quando falo em estilo de jogo falo na frontalidade em que o jogo admite que quer que vocês sejam o jogador principal (embora LeBron James também partilhe desse destaque).

nba-2k-14-ana-pn_00007

Quando começam a jogar NBA 2K14 pela primeira vez, vão ser convidados a criar o vosso jogador para competir no modo carreira que explora não só a vertente das partidas em si, como do próprio crescimento e evolução do jogador na carreira. Este modo é a alma de NBA 2K14 e funciona bastante bem, entretendo o jogador durante muito tempo, especialmente se for fã de NBA.

Além da carreira existem ainda outros modos clássicos como partidas amigáveis, o modo Association, o Training Camp onde aprendem a jogar e dominar algumas das artimanhas do jogo e ainda o novo LeBron: Path to Greatness onde jogam na pele de LeBron James e podem seguir a sua carreira ou escolher alguns caminhos diferentes. Por acaso não sou grande fã de LeBron, mas este modo será certamente uma variação interessante do Jordan Challenge introduzido em NBA 2K11. De qualquer forma, não existem grandes dúvidas que LeBron já está bem próximo do misticismo de Michael Jordan.

nba-2k-14-ana-pn_00006

Onde NBA 2K14 realmente interessa é dentro do campo de jogo e é aqui que a coisa realmente fica interessante muito depressa. Embora tenha jogado muito pouco da edição do ano passado, tenho a dizer que a versão deste ano é um verdadeiro hino ao desporto.

A forma como as partidas decorrem, as jogadas que são feitas e as reacções do jogadores são simplesmente soberbas e só não vão mais além pela questão lógica das limitações técnicas desta geração. Os jogadores e algumas animações sofrem de bugs recorrentes e não é raro ver jogadores a passar por dentro de outros.

nba-2k-14-ana-pn_00008

Caso estejam habituados a jogar outros jogos de desporto, como FIFA/PES, então esperem uma curva de aprendizagem muito mais acentuada a início. NBA 2K14 é um jogo que requer alguma estratégia e aprendizagem para se poder dominar e a forma como a defesa cobre ou ataca o cesto está ainda mais consolidada e difícil de transpor.

As primeiras partidas para um jogador que não está habituado (como eu) resultaram em derrotas pesadas. Mas aqui a experiência é algo que se ganha com o tempo e após algumas horas de jogo e experiência, já estava a competir taco a taco e a falhar muito menos oportunidades de encestar, o que é bastante recompensador.

nba-2k-14-ana-pn_00011

Tal como em outros jogos de desporto, é notória em campo a presença de uma estrela do Basquetbol e cada vez que alguém como LeBron está na outra equipa, quase que se sente um ligeiro sabor a injustiça, quase como que um Ronaldo ou Messi nos jogos de futebol, que surgem aqui com os seus movimentos característicos. Sem dúvida uma boa forma de mostrar realismo e atenção ao detalhe.

Claro que um jogo deste estilo não estaria completo sem um modo online e NBA 2K14 transporta muitos dos seus modos para o mundo online onde podem competir com outros fãs da modalidade, tanto na NBA como com as equipas da Euroleague que foram incluídas este ano.

nba-2k-14-ana-pn_00010

As partidas online correm sem grandes problemas e sem grande dificuldade para encontrar pessoas disponíveis para jogar. Aconselho apenas que vão bem preparados para os modos online, pois a não ser que apanhem um novato, a competição é esmagadora.

Outro ponto onde se consegue identificar as limitações desta geração é através do visual gráfico. Em campo, as coisas correm bastante bem com a câmara afastada e com os olhos fixos na jogada, mas quando a câmara se aproxima é possível ver muitas texturas ultrapassadas, problemas de colisão (a bola parece flutuar nas mãos dos jogadores) e preparem-se para ver os típicos movimentos robóticos do jogador que pára o que estava a fazer para regressar a um ponto de origem como se nada se passasse, colidindo com outros jogadores ou em outros casos (como presenciei) traspassar árbitros.

nba-2k-14-ana-pn_00004

É de facto uma pena, pois NBA 2K14 oferece muita vida, seja com o seu formato de apresentação ao estilo televisivo que está realmente bem feito e o ambiente que se vive em cada arena. É realmente uma pena que esses problemas manchem o resultado final na PS3 e Xbox 360.

Por outro lado, os diálogos e narração criados para NBA 2K14 estão muito bons e mantêm viva a sensação de estar a ver uma partida real com comentários reais e pertinentes. Quanto à música, sinceramente Hip-hop, Rap, temas demasiado comerciais e afins não são bem o meu estilo, mas respeito que se enquadrem bem no espírito do jogo e do desporto.

Que mais existe a dizer sobre NBA 2K14? Se são realmente fãs do desporto, então devem investir nele de forma segura e caso não sejam mas queiram um bom jogo de desporto, então continua a ser uma proposta altamente viável. As expectativas ficam ainda mais elevadas para a versão de 2015 que será construída a pensar de raiz na próxima geração.

Positivo:

  • Boa recriação do desportopn-recomendado-ana
  • Muitos modos para jogar
  • Inclusão de equipas europeias
  • Ambiente televisivo das partidas
  • Curva de aprendizagem recompensadora
  • Modo Training Camp

Negativo:

  • Visual mostra já a sua idade
  • Muitos “glitches” e problemas de colisão entre jogadores e a bola

placa excelente4

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram