Análise – MotoGP 20

A Milestone volta mais uma vez este ano com um novo jogo oficial do MotoGP. Para a época de 2020 temos novamente inúmeros pilotos e circuitos que foram planeados para a mesma. Devido ao Covid-19, muitas dessas corridas foram canceladas, o que nos coloca numa situação interessante onde é possível competir todo o campeonato sem qualquer tipo de restrições e imaginar como poderia ser o desfecho desta época.

Apesar dos vários modos que temos ao nosso dispor e que variam dos clássicos contra-relógio, campeonato ou modo histórico, penso que o modo carreira volta a ser um dos pontos de destaque para o jogo. Sendo assim vamos criar o nosso piloto e representar uma equipa nas várias modalidades do MotoGP. No início vamos lutar por objectivos mais simples e que servem o interesse da nossa equipa, enquanto que com o passar do tempo vamos passar para desafios mais ambiciosos e interessantes. Mesmo assim, este modo mostra-se forte e o nosso foco começa nos bastidores de uma corrida em específico e acaba no dia dessa mesma corrida.

Independentemente do modo, precisamos também de perder algum tempo nos treinos por várias razões, sejam eles conhecer bem o circuito, entender como é que a nossa mota se porta nas várias curvas e até discutir vários aspectos técnicos com o nosso staff. Estes aspectos técnicos podem centrar-se no comportamento do motociclo, desgaste dos pneus ou até mesmo aspectos do nosso motor que podem ser melhorados. Pessoalmente adorei toda esta sinergia com a nossa equipa que nos oferece uma vertente mais cerebral e estratégica a este jogo e que é real na modalidade.

Apesar de ser um jogo de corrida, a jogabilidade é bastante peculiar e que se aproxima um pouco mais daquilo que será conduzir uma mota de competição. Para os jogadores que estão mais habituados a jogos de corrida com carros, é necessário alguma habituação pois estamos a falar de um veículo diferente e que nas curvas é preciso ter mais cuidado para não nos despistarmos ou para não perdermos o controlo. Para as curvas é preciso uma mecânica de antecipação e saber muito como contornar – neste caso “cortar” – as curvas, pois sentimos o peso do motociclo em todos os aspectos.

É interessante atravessar as várias modalidades do MotoGP, sendo que a potência dos motociclos irão variar entre as três vertentes do MotoGP. MotoGP 3 é uma vertente mais fácil de manusear, até porque os veículos são menos potentes e mais acessíveis para os jogadores mais novos. Mesmo sem mexermos nas opções de dificuldade e realismo, sentimos uma maior dificuldade em controlar os motociclos do primeiro MotoGP.

Existe uma enorme preocupação nas corridas em cada uma das modalidades no que toca não só à condução mas também à gestão. Tal como acontece numa corrida na normal, a atenção ao desgaste das várias partes dos pneus, combustível e também estado do nosso motociclo continuam a ser elementos importantes, e neste jogo estão impressionantes. Tal como afirmei em cima, temos também o resto dos engenheiros e auxiliares da nossa equipa que irão dar-nos também uma grande ajuda, e poderão fazer vários ajustes à nossa mota através do nosso feedback constante e nas sessões de treino.

Apesar da jogabilidade estar bem trabalhada, a apresentação mostra positiva no geral, com alguns pontos fracos. A Milestone teve também uma enorme preocupação na representação dos circuitos, motociclos e nos efeitos no geral. O que pudemos experimentar foi um jogo muito consistente no que toca a corridas e efeitos como chuva, ficando apenas um pouco a desejar no que toca aos modelos das personagens.

Um dos aspectos mais incríveis das corridas deste calibre é toda a cacofonia que nos rodeia, e em termos sonoros o jogo mostra-se também bem consistente. Temos então uma performance forte e vibrante das várias motos com alguns detalhes bastante convincentes como é o caso dos famosos “rateres” e até a passagem pelos correctores de pista.

Saí impressionado com este novo MotoGP 20. É uma fórmula que com alguns ajustes e melhorias poderia trazer muito mais sucesso e colocá-la numa lista de melhores simuladores do ano. Pode parecer um produto algo inconsistente mas no geral entrega aquilo que pretende: um jogo divertido com uma boa dose de desafio para complementar toda a experiência.

No geral acho que MotoGP 20 é uma experiência bastante positiva que me obrigou a esforçar-me para conseguir tirar algum partido e divertimento dos vários elementos desafiantes. Existem alguns pontos a melhorar, mas no geral é um bom jogo.

Positivo:

  • Jogabilidade desafiante e recompensadora
  • Sinergia entre piloto e staff da nossa equipa
  • Bons visuais…

Negativo:

  • …com excepção dos modelos das personagens
  • Não envereda muito longe de um típico jogo de corridas
  • Não traz novidades no que toca a modos

Versão PS4 testada.

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram