Minecraft tornou-se num dos nomes mais sonantes de toda a indústria dos videojogos. O resultado desta criação de Markus “Notch” Persson deu grandiosos frutos no PC e a expansão para outras plataformas foi mais que óbvia. Consolas Xbox, PlayStation e até dispositivos móveis receberam esta enorme criação da Mojang, portanto foi mais que natural o lançamento do jogo também na Wii U passados alguns anos.
A essência de Minecraft continua a mesma mesmo na consola da Nintendo. O conceito de ter um mundo aberto e feito de pequenos blocos que podem ser manipulados continua a ser incrivelmente viciante. Neste mundo de Minecraft temos de saber sobreviver às várias adversidades deste jogo que se intensificam muito mais ao cair da noite.
A exploração e o espírito aventureiro são também elementos chave neste jogo, no qual iremos recolher os vários elementos que o mundo nos dá, desde madeira das árvores, até aos mais variados minerais para construirmos o nosso abrigo, ferramentas e armas. Este espírito pela aventura será um dos pontos que mais nos cativa a perder inúmeras horas em Minecraft.
Apesar de não haver uma progressão objectiva específica no que toca ao jogo, continuamos a criar para nós mesmo alguns objectivos que nos mantêm ligados ao jogo. Seja vasculhar os confins das várias cavernas cheiras de perigos e até minerais como ouro e diamante, podemos também perder bastante a personalizar o nosso abrigo da melhor maneira.
É também interessante sentirmos na pele algum sentimento de vulnerabilidade no geral, como um creeper poder explodir com mais de metade da nossa casa que foi feita com tanto amor e carinho ou então ficarmos perdidos numa masmorra e com grandes possibilidades de perder todos os materiais preciosos que foram coleccionados até agora.
Se quiserem dar largas à vossa imaginação, têm sempre o modo Creative que nos garante poderes praticamente de um deus no qual podemos vaguear pelo mundo livremente e manipular blocos para criarmos aquilo que bem nos apetecer. Esta manipulação irá permitir que criemos aquilo que bem nos apetecer, desde edifícios gigantes, réplicas ou então mecanismos mais complexos.
Esta versão Wii U de Minecraft porta-se no geral muito bem quando comparado com as restantes. É uma versão que tem uma boa performance e não falha nos controladores. Acho inadmissível a utilização do GamePad pouco profunda, e que poderia muito bem ter tirado partido de opções como crafting ou simplesmente visualizar e usar rapidamente items.
Neste jogo termos disponível o multiplayer co-op, no qual iremos dividir o jogo com outra pessoa. O multiplayer através da internet é apenas possível com pessoas da nossa lista de amigos, e vindo de um jogo como Minecraft, esta ausência do multiplayer com outros pesa um bocado pelo menos para os fãs mais habituados a partilhar a sua experiência com outros através da internet.
Se têm uma Wii U e têm um fraquinho por Minecraft, um coisa é certa, não vão ficar defraudados por esta versão. Apesar de algumas partes poderem ter sido melhoradas, Minecraft: Wii U Edition é uma alternativa positiva que só tem a ficar melhor com updates futuros.
Positivo:
- Continua viciante como sempre
- Performance mantêm-se bastante positiva
- Boas adições como os temas personalizados
- Miiverse é uma boa ferramenta partilhar as nossas criações
Negativo:
- Fraco uso do Gamepad
- Online limitado apenas aos amigos da nossa lista
- Diablo IV Beta – O Bom, o Mau e o Excelente - Março 20, 2023
- Antevisão – Exoprimal - Março 17, 2023
- Análise – Company of Heroes 3 - Março 11, 2023